Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana e a gasolina é a mais afetada. Veja os valores

30 set, 12:40
Combustíveis, preços, inflação, gasolina, gasóleo. Foto: Uwe Lein/picture alliance via Getty Images

Tendência de descidas dos preços dos combustíveis das últimas semanas vai ser interrompida já esta segunda-feira

A gasolina vai aumentar cerca de 2,5 cêntimos por litro, na próxima segunda-feira, e o gasóleo ficará 1,5 cêntimos mais caro por litro.

São estas as estimativas no final desta semana, segundo fontes de mercado e de acordo com a evolução das cotações internacionais dos produtos petrolíferos.

Esta semana o preço do petróleo tem estado a subir tendo iniciado ligeiramente acima dos 81 dólares por barril e hoje está a cotar ligeiramente acima dos 89 dólares por barril. Ainda assim, a média desta semana do barril do petróleo encontra-se abaixo dos valores médios da semana passada.

Confirmando-se estes valores, a subida do preço de gasóleo vai contrariar as descidas verificadas nas últimas semanas. Na gasolina, onde os preços tinham permanecido estáveis desde 5 de setembro, vai voltar a verificar-se uma subida.

Esta quinta-feira, um litro de gasóleo simples foi vendido em média em Portugal continental por 1,735 euros, pelo que na próxima semana deverá subir para a casa dos 1,75 euros. No início deste mês de setembro, o preço estava nos 1,887 euros por litro.

Já a gasolina simples está a um preço final de 1,683 euros por litro esta quinta-feira, pelo que deverá subir para um valor a rondar os 1,708‬ euros na próxima semana, quando no princípio de setembro estava a 1,78 euros por litro.

Recorde-se que os preços dos combustíveis são livres em Portugal, pelo que variam todos os dias e de forma diferente por marca e mesmo por posto. Contudo, é à segunda-feira que as maiores variações se verificam.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados