Gasolina vendida mais barata e gasóleo mais caro do que preço anunciado pela ERSE

Agência Lusa , FMC
30 mai 2022, 18:16
Aumento do preço dos combustíveis (Lusa/Tiago Petinga)

Segundo o regulador, o preço da gasolina ficou 2,2 cêntimos abaixo do preço calculado e o gasóleo ficou 0,05 cêntimos acima

A média dos preços nas gasolineiras, para a semana corrente, ficou 2,2 cêntimos por litro abaixo do preço médio semanal determinado pelo regulador, no caso da gasolina, e 0,5 cêntimos acima no caso do gasóleo.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público para a semana de 30 de maio a 5 de junho, publicado esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “relativamente à semana anterior, verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 2,2 cent/l [cêntimos/litro] abaixo do preço eficiente no caso da gasolina 95 simples e 0,5 cent/l acima no caso do gasóleo simples”.

Já em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1% abaixo do preço eficiente e o gasóleo simples 0,3% acima.

O preço eficiente é um preço médio semanal calculado pelo regulador da energia e determinado pela soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Relativamente aos preços com descontos praticados pelos postos de combustível, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina 95 simples apresentou um desvio de - 3,6% face ao preço eficiente e o gasóleo simples - 4,2%.

Nestes casos, em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 7,5 cent/l e 7,6 cent/l abaixo dos preços eficientes, respetivamente.

O Governo determinou a redução da taxa do ISP na gasolina, a partir desta semana, traduzindo-se num alívio global de 24,6 cêntimos por litro, e manteve a taxa para o gasóleo, com uma descida de 21,5 cêntimos.

A situação volta a ser reavaliada em 3 de junho.

Desta forma, para a semana corrente, o preço eficiente antes de impostos é de 1,232 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,186 euros/l para o gasóleo simples.

Considerando os impostos, o preço eficiente fica nos 2,090 euros/l e nos 1,875 euros/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Na semana passada, a ERSE anunciou que iria passar a publicar semanalmente, a partir desta segunda-feira, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

Relacionados

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados