Gasolina sobe dois cêntimos e gasóleo desce um esta semana

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mónica Silvares
26 dez 2022, 14:35
Combustíveis (foto: Frank Augustein/Associated Press)

A partir desta segunda-feira, quando for abastecer deverá passar a pagar 1,598 euros por litro de gasóleo simples e 1,602 euros por litro de gasolina simples 95

Esta semana os combustíveis vão voltar a mexer. A gasolina deverá aumentar dois cêntimos, enquanto o gasóleo deverá descer um cêntimo, avançou a RTP3. Uma evolução inversa à verificada na semana passada.

A partir desta segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,598 euros por litro de gasóleo simples e 1,602 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

Estes preços já têm em conta as medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de dezembro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro levou, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. Os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Na semana passada o agravamento dos preços do diesel acabou por não ser tão significativo como antecipado. Em vez da subida de sete cêntimos, acabou por subir 4,5 cêntimos. Mas esta semana descerá dois. Já a gasolina, desceu 1,1 cêntimos e esta semana anula essa quebra ao subir um cêntimo.

Os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, registaram a semana passada a maior subida desde outubro. O Brent registou um ganho semanal de 6,2%, devido às preocupações de escassez da matéria-prima perante um eventual corte da produção por parte da Rússia. Esta segunda-feira os mercados estão fechados e não há transações. Na sexta-feira o ouro negro fechou a valorizar 3,6% colocando o preço do barril novamente acima da fasquia dos 80 dólares.

Evolução do preço do Brent em Londres

Relacionados

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados