Passe ferroviário arranca nos comboios regionais mas, segundo a proposta do Livre, deverá chegar a outras categorias
O Governo comprometeu-se a criar, até ao final de junho de 2023, um Passe Ferroviário Nacional para os comboios regionais, no valor de 49 euros, segundo uma proposta do Livre aprovada esta quinta-feira no Parlamento.
A proposta aponta para que o Governo, em conjunto com as autoridades de transporte, apresente até ao final de setembro do próximo ano, um estudo sobre os moldes em que o passe ferroviário nacional pode ser alargado às restantes categorias do serviço ferroviário.
O mesmo estudo, segundo a proposta aprovada no âmbito das votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), deve ainda debruçar-se sobre a revisão do tarifário dos serviços ferroviários que estão ao abrigo de Obrigações de Serviço Público, que preveja a sua simplificação.
Oura proposta de alteração ao OE2023 do Livre que foi viabilizada prevê que no próximo ano, o Governo vai avaliar, em conjunto com os parceiros sociais, “formas e mecanismos de incentivar a mobilidade ativa e sustentável por parte dos cidadãos, designadamente no que se refere às deslocações entre casa e locais de trabalho”.