Na fronteira entre Espanha e França, existe um comboio que o leva numa viagem pelos Pirenéus, sempre em contacto com a natureza
É um dos comboios que circula a maior altitude na Europa e tem uma característica que o torna único: não tem cobertura superior como seria de esperar.
O comboio de Artouste, também conhecido como le petit train d’Artouste, parte da pequena vila de Fabrèges, nos Pirenéus franceses, e faz um percurso de apenas dez quilómetros por entre as montanhas, a mais de 2000 metros de altitude.
Mas a experiência que oferece aos viajantes torna-o especialmente requisitado durante a primavera e o verão.
Durante a viagem, os passageiros podem apreciar as paisagens do Vale d’Ossau e do Lago d ‘Artouste. O percurso dura aproximadamente uma hora de ida e outra de volta, com uma paragem na Estação do Lago, onde é possível fazer uma caminhada e explorar as imediações deste lago.
O preço do bilhete é de €27, e inclui a viagem de comboio e de teleférico, que permite o acesso à estação de onde parte o comboio.
Originalmente construído em 1924 para transportar materiais e trabalhadores durante a construção da barragem do Lago d'Artouste, este comboio tornou-se uma atração turística na década de 1930. Desde então, tem permitido aos viajantes descobrir algumas das paisagens mais espectaculares dos Pirenéus franceses.
O comboio circula até 6 de outubro.