Vai ver os Coldplay? O guia que precisa para correr tudo bem em Coimbra

Wilson Ledo , Notícia atualizada a 16 de maio com mais informação
8 mai 2023, 13:08
Chris Martin, vocalista dos Coldplay num concerto em Milão, em 2017. (Sergione Infuso/Getty Images)

Em cada um dos quatro concertos dos Coldplay em Coimbra são esperadas cerca de 50 mil pessoas. Mais de 90% vêm de fora de Coimbra. Para evitar dores de cabeça, as palavras-chave são “preparar” e “antecipar”. As datas são estas: 17, 18, 20 e 21 de maio

Qual é a melhor forma de ir para Coimbra?

A organização defende fortemente a utilização de transportes públicos na ida para Coimbra, como comboios e autocarros. A CP tem mesmo serviços especiais para estes dias.

Mas posso ir de carro?

Sim. Mas o conselho da organização é que não vá sozinho, até para agilizar o estacionamento. É recomendado que sigam pelo menos três pessoas em cada carro.

E quais as melhores vias?

“Relembra-se que há algumas alternativas às saídas da A1 mais próximas de Coimbra. Para quem vem de Sul, além da saída Coimbra-sul, devem considerar a saída na A1 de Condeixa e também a possibilidade de usar a A13. Para quem vem da zona Norte, devem considerar, além da saída Coimbra-Norte, a saída na A1 da Mealhada e depois seguindo pelo IC2”, aconselha a PSP.

E onde podemos estacionar?

Há 16 bolsas de estacionamento identificadas pela autarquia, que terão capacidade para cerca de 10 mil viaturas. Não se aventure a ir para perto do Estádio Cidade de Coimbra, até porque existirão muitas restrições naquela área. A lista de parques de estacionamento está aqui. Atenção: não há mesmo estacionamento nas proximidades do estádio.

E como é que vou da estação de comboios, da central de autocarros ou do parque de estacionamento para o estádio?

Resposta simples: transportes públicos. Coimbra reforçou as linhas de transportes públicos SMTUC a partir destes locais, permitindo que os fãs de Coldplay sigam o mais rapidamente possível para o seu destino.

O primeiro circuito, conhecido como linha vermelha, será um dos mais relevantes: começa na estação de comboios Coimbra-B e termina no estádio, passando pela central de camionagem e da Flixbus. Terá uma frequência estimada de 10 em 10 minutos.

O segundo circuito vai cobrir a margem esquerda do Mondego. A linha amarela vai servir aqueles que acedem a Coimbra através da Nacional 17. O último circuito levará os fãs que se encontrem no centro da cidade.

Há serviço na ida e no regresso do concerto, entre as 11:00 e as 01:30. Para que seja mais fácil identificar os circuitos junto ao estádio, os percursos iniciam e acabam sempre no mesmo ponto. Mas, como a chave é preparar, aqui está toda a informação para já planear o seu itinerário.

O percurso de regresso à estação de Coimbra-B terá prioridade e inicia na Rua General Humberto Delgado.

Como é que acedo a esses autocarros?

Haverá uma pulseira especial para os dias do concerto. Custa quatro euros e está à venda em pontos móveis e fixos, inclusive junto do início dos percursos. O título permite circular nos transportes públicos ao longo de todo o dia do concerto.

As pulseiras estão à venda junto do início dos percursos e nos autocarros.

Estes são os postos de venda fixos: Parque da Casa do Sal (Oeste); Parque da Casa do Sal (Jardim); Estação de Coimbra-B; Guarda Inglesa (Portaria); Parque Verde do Mondego; Centro Comercial Fórum Coimbra.

E estes são os pontos de venda móveis: Estação de Coimbra-B (rua do Padrão); Planalto de Santa Clara; Convento São Francisco; Portagem (Beira Rio); Estádio/Solum (após os concertos)

E posso ir de bicicleta elétrica ou trotineta para o concerto?

Se estiver em Coimbra, pode usar as aplicações de transporte para usar uma bicicleta elétrica ou uma trotineta. A autarquia diz estar a trabalhar para reforçar a oferta durante os dias dos concertos dos Coldplay.

Há restrições ao trânsito em Coimbra?

Sim. Está definido um perímetro mesmo junto ao estádio onde não vai ser possível circular nem a pé nem de carro. São estas as ruas: Rua do Estádio; Rua D. Manuel I (a partir do cais de cargas e descargas do Alma Shopping); Rua D. João III; Rua Jorge Anjinho (entre a Rua D. João III e a Rua João de Deus Ramos).

Existirá depois outro perímetro, nas imediações do estádio, onde não passarão automóveis. Serão apenas permitidos transportes públicos, viaturas de residentes para acesso a casa, acesso ao Alma Shopping e bicicletas. Há exceções, naturalmente, para quem tenha dístico de pessoa portadora de deficiência.

A PSP terá vários pontos de controlo ao longo desta zona da cidade, avaliando cada situação que se possa colocar no acesso de residentes ou de apoio a negócios/serviços.

E onde é que eu como? Há comida e bebida?

A organização já garantiu que, no recinto dos concertos dos Coldplay, existirão serviços de comida e bebida.

Os estabelecimentos de restauração e/ou bebidas que funcionam dentro do perímetro de segurança do concerto dos Coldplay vão poder, entre as 00h00 do dia 17 de maio até à dissolução do perímetro, após o último concerto de dia 21 de maio, funcionar normalmente, sem qualquer restrição, e sem qualquer implicação nas esplanadas. Adicionalmente, estes estabelecimentos podem ainda praticar a venda ao postigo. 

Outra das sugestões deixadas pela organização é que reserve atempadamente a sua refeição num restaurante fora deste perímetro do evento, deixando bastante margem para a sua deslocação depois até ao estádio.

Pode também levar a sua própria comida. Mas atenção: não pode estar "em caixas ou outro tipo de objetos arremessáveis".

A que horas devo chegar a Coimbra?

Para quem vem de fora de Coimbra, a organização recomenda “vivamente que organize a viagem de forma a chegar à cidade no período da manhã, pois prevê-se que no período da tarde se verifique um grande fluxo no trânsito”.

A que horas abrem as portas do Estádio Cidade de Coimbra? E quando acaba?

Às 17:00. Quanto mais cedo entrar, mais rapidamente pode aproveitar a experiência. O perímetro do recinto abre às 16:00. E o espetáculo arranca às 18:45. Antes dos Colplay, vai poder ouvir Bárbara Bandeira e Griff. O espetáculo deverá terminar por volta da meia noite. Se, a meio do concerto, decidir sair do estádio, saiba que já não pode voltar a entrar. Pode entrar no estádio até 15 minutos antes do fim do espetáculo. Não é permitida a entrada de pessoas abaixo dos seis anos.

E o bilhete, como deve estar?

A promotora Everything is New aconselha a ir atempadamente para o concerto. Mas, antes de ir, faça uma coisa: verifique o dia e se ele está em boas condições. Porque, se não estiver, o melhor é dirigir-se antecipadamente ao ponto de venda, para que seja substituído por um em bom estado.

Como sabe, há que ter atenção aos bilhetes comprados  a terceiros ou em postos não oficiais. "Poderão ser considerados inválidos, por terem sido adulterados ou por a sua venda ter sido duplicada e um deles já ter dado entrada no recinto. Os bilhetes comprados em sites não oficiais, como, Viagogo, StubHub, Ticketswap, poderão impossibilitar a sua entrada no espetáculo pelos motivos anteriormente referidos", avisa a organização.

E há bengaleiro?

Sim, existirão quatro entradas com serviço de bengaleiro. A organização vai também anunciar atempadamente a lista de bens proibidos. "Ao deslocar-se para o concerto, deve evitar transportar objetos desnecessários, até para facilitar o processo de revista pessoal", completa a PSP.

Que objetos não posso levar?

A lista é grande. Evite tudo o que não seja essencial, para facilitar o processo de revista e a entrada no recinto. Mas não leve mesmo correntes metálicas e objetos pontiagudos, malas de grandes dimensões, lanternas e lasers, caixas e recipientes com comida, cadeiras, chapéus de chuva, câmaras fotográficas profissionais e ‘selfie sticks’, bem como garrafas, latas ou copos.

Depois há aqui que parece óbvio, mas que a organização não deixa de indicar como proibido: armas de fogo, cartazes com mensagens xenófobas e de apelo à violência, material explosivo ou pirotécnico, bebidas alcoólicas, seringas ou drogas.

Qualquer mala ou mochila com dimensão acima de 40 x 30 x 15 cm também não poderá entrar no estádio.

Por que portas posso entrar?

O melhor é confirmar neste mapa. Fica a ressalva de que o acesso para pessoas com bilhete de mobilidade condicionada é feito apenas pelas portas 7 e 17.

Alguma proteção especial por causa do tempo?

Nunca é certo que tempo vai estar no dia do concerto a que for. Mas há um conselho que vale sempre: protetor solar. E água para hidratação. Como durante o concerto fica de noite, e tende a esfriar, não se esqueça de um agasalho.

Há reforço de segurança?

Sim. Só a PSP conta ter 150 operacionais ao serviço em cada concerto. Mas há depois toda a operação envolvente, que inclui bombeiros, Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa e segurança privada. São mais de mil pessoas envolvidas.

“O Comando Distrital da PSP de Coimbra planeia implementar um dispositivo que integra diversas das suas especialidades, tais como Ordem Pública, Investigação Criminal, Informações Policiais, Meios Técnicos e Trânsito, entre outros. Este dispositivo integra-se quer com o dispositivo do próprio recinto improvisado, da responsabilidade do promotor do espetáculo, quer com o dispositivo da Câmara Municipal, através das suas áreas de licenciamento, fiscalização, proteção civil e mobilidade, entre outros”, explicou a PSP à CNN Portugal.

E perdidos e achados?

Se perder ou encontrar alguma coisa no recinto, haverá um posto de perdidos e achados "no posto móvel da Polícia, localizada na Rua D. Manuel I".

Se precisar de primeiros socorros no estádio, o que fazer?

"Dirija-se aos assistentes do estádio, seguranças ou polícia, que o encaminharão para a Assistência Médica", indica a organização.

Relacionados

Música

Mais Música

Patrocinados