Pfizer

Programa orçamental para a Saúde ultrapassado em 110 milhões de euros. "Não é uma tendência de equilíbrio", diz ministra

18 jun, 11:17

Ana Paula Martins adianta que o programa orçamental para a Saúde continua a crescer, tendo já sido ultrapassado em 110 milhões de euros, mas sublinha que "é preciso amadurecer dados"

A ministra Ana Paula Martins admite que a avaliação feita pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) realizada há três dias indica que o crescimento estimado para o programa orçamental do setor para o ano inteiro, neste momento, já foi ultrapassado em 110 milhões de euros.

A informação foi avançada no âmbito da CNN Summit, esta terça-feira de manhã, num painel dedicado a políticas públicas de inovação na Saúde. Questionada sobre se é necessário um reforço do investimento nesta área, Ana Paula Martins adianta que este tenderá a crescer.

“Significa que a tendência não é uma tendência de equilíbrio”, observa. Sublinha, contudo, que “é preciso amadurecer os dados” no sentido de “perceber como é que estão a evoluir as nossas unidades locais de saúde”.

"Sabemos que atualmente existem unidades locais de saúde que estão a conseguir ter resultados de acordo com o seu programa operacional que estão muito em linha com aquilo que estava estimado, e também sabemos que há outras com mais dificuldades, porque o modelo de financiamento pode ter de ser ajustado", esclarece.

No que concerne ao orçamento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tem vindo a aumentar anualmente, a ministra entende que o “crescimento é uma inevitabilidade”, considerando a “expetativa cada vez maior” dos cidadãos, os “custos significativos” da inovação e a necessidade de recursos humanos.

“Os países têm de fazer opções políticas e admito que Portugal tem feito nos últimos anos uma opção política pela Saúde, tem dedicado uma verba que não é irrelevante”, defende.

“O crescimento que temos visto e aquilo que os governos têm dedicado tem sido superior ao crescimento do PIB, agora isto tem um limite e acho que todos temos essa consciência". Sobre o limite em questão não se alonga: "Não sei qual é, um limite sob o ponto de vista conceptual e teórico".