Setor Automóvel em Portugal: Desafios, Oportunidades e o Futuro dos Veículos Elétricos

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2 out, 11:09

O setor automóvel está a atravessar uma fase de transformação acelerada, com as marcas a adaptarem-se às novas realidades da mobilidade eletrificada. A Kia tem registado um crescimento impressionante nos elétricos e eletrificados, enquanto a Honda aposta numa transição mais gradual, mantendo um portfólio diversificado de soluções híbridas e elétricas.

A conversa, que pode ver na íntegra neste vídeo, é moderada por Sara Sousa Pinto, com a presença habitual de Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual, e dos convidados Fernando Antunes, diretor-comercial da Kia Portugal e José Paulo Ferreira, brand-manager da Honda Portugal. Mas primeiro, vamos à habitual análise mensal do setor automóvel. 

Crescimento do Mercado de Automóveis Novo

O setor automóvel em Portugal tem mostrado sinais de estabilização e crescimento nos últimos meses, após um período de incertezas causado pela pandemia e pelos desafios económicos globais. Agora, após o verão e com o regresso às rotinas habituais, o mercado continua a demonstrar resiliência, com uma procura crescente por veículos novos, apesar de algumas flutuações sazonais.
Nuno Castel-Branco,  Diretor geral Standvirtual, afirma que "o mercado de novos tem estado estável e até positivo, registando um crescimento entre 5% a 7%". Este otimismo reflete-se na liderança da Peugeot, que permanece como a marca mais vendida no primeiro semestre de 2024, com mais de 11 mil unidades comercializadas. Além disso, uma mudança significativa nas dinâmicas de mercado foi observada com a ascensão da Dacia, que superou a Renault em termos de volume de vendas. Como Nuno Castel-Branco destacou,"a Dacia já ultrapassa o volume de unidades da Renault", com cerca de 8.600 veículos vendidos, contra 8.060 da Renault”. Esta inversão de posições reflete não só uma mudança de estratégia dentro do grupo, mas também o sucesso de modelos como o Dacia Duster, que tem sido bem recebido pelos consumidores.


A Revolução dos Veículos Elétricos

A crescente aceitação dos veículos elétricos é um dos temas mais discutidos no setor automóvel. No primeiro semestre de 2024, a Tesla dominou o mercado de veículos elétricos em Portugal, com o Model 3 e o Model Y a ocuparem as duas primeiras posições em termos de vendas. Este fenómeno acompanha uma tendência global de transição para a mobilidade elétrica, com os consumidores a procurar opções mais sustentáveis.
Além da Tesla, outras marcas têm emergido no segmento dos elétricos. A Volvo, por exemplo, lançou o EX30, um modelo totalmente elétrico que rapidamente garantiu a terceira posição em termos de vendas. A BMW também continua a crescer no setor dos elétricos, com o seu modelo i4 a demonstrar a crescente diversidade e competição entre os fabricantes.
Apesar do crescimento, o mercado de veículos elétricos enfrenta alguns desafios. Durante o mês de agosto de 2024, houve um abrandamento nas vendas de carros elétricos em Portugal, com uma queda de 19%. Esta redução foi ainda mais acentuada quando considerados todos os veículos eletrificados (incluindo híbridos e híbridos plug-in), resultando numa diminuição global de 5%. Contudo, foi menor do que a observada no mercado geral de veículos de passageiros, que registou uma quebra de 9,4%.
 

O Crescimento da Kia no Segmento dos Veículos Eletrificados

Embora muitas marcas estejam a acelerar o seu plano de transição para veículos elétricos, há uma crescente discussão sobre a necessidade de flexibilidade nas estratégias.
A Kia tem-se destacado pelo seu forte crescimento no mercado dos veículos eletrificados. De acordo com Fernando Antunes, diretor-comercial da Kia Portugal, "a Kia tem vindo a crescer ao longo de todo o ano nos elétricos e nos eletrificados. Nos elétricos, a marca registou um crescimento de cerca de 70%, e no somatório das três tecnologias (elétricos, híbridos e híbridos plug-in), o aumento foi de aproximadamente 40%". Este desempenho reflete a capacidade da marca sul-coreana em se adaptar às novas exigências dos consumidores, que cada vez mais procuram soluções de mobilidade sustentável.
Apesar deste crescimento significativo, Fernando Antunes, sublinha que a Kia não se limita a uma única tecnologia. A marca mantém um portfólio diversificado, que inclui não só veículos 100% elétricos, mas também híbridos, híbridos plug-in e modelos a combustão. Em termos de estratégia a longo prazo, a Kia adota uma abordagem flexível, não se comprometendo com prazos específicos para abandonar os motores a combustão. "A Kia dispõe de um portfólio diversificado de veículos, cuidadosamente preparado para atender às diversas necessidades dos consumidores. Posicionando-se de forma exemplar, a Kia oferece ao mercado as principais tendências de consumo, tanto na Europa como em Portugal”, declara o Diretor comercial Kia Portugal, sugerindo que a marca continuará a adaptar-se consoante as mudanças nas preferências dos consumidores.


A Honda e a Visão para uma Transição Suave

Embora a estratégia da Honda seja também focada na eletrificação, a marca opta por uma abordagem mais gradual. José Paulo Ferreira, brand-manager da Honda Portugal, explica que a estratégia da marca "nunca passou tanto pelos 100% elétricos, mas sim por outras opções de eletrificados". A Honda acredita que o ideal não é estabelecer metas rígidas, mas sim estar preparada para responder às necessidades de diferentes tipos de consumidores.
A visão da Honda para o futuro é clara: até 2040, a marca planeia oferecer "soluções integradas 100% elétricas ou com células de combustível a hidrogénio". No entanto, José Paulo Ferreira, salienta que a transição deve ser feita de forma sustentada, evitando acelerações desnecessárias no movimento para a eletrificação total. "A Honda tem 25 anos de história na tecnologia híbrida", destaca, o que demonstra o compromisso da marca com soluções mais sustentáveis, sem desconsiderar o mercado de combustão interna.

O Panorama Europeu e a Reação do Mercado

No contexto europeu, o mercado de veículos elétricos enfrenta desafios e oportunidades. Nuno Castel-Branco, Diretor geral Standvirtual, observa que, no primeiro trimestre de 2024, "a motorização que mais cresceu foram exatamente os híbridos". Este aumento pode ser atribuído, em parte, às políticas de apoio e incentivos que têm impulsionado a procura por tecnologias mais limpas. No entanto, o diretor-geral Standvirtual alerta que, sempre que ocorrem ajustes nessas políticas, o mercado "treme", evidenciando a sua sensibilidade às variações nas condições de incentivos.

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