Estádio da Luz também registou a primeira goleada das águias a um dos dois principais rivais desde a inauguração em outubro de 2003, mas os dados históricos não se ficam por aqui
A goleada do Benfica ao FC Porto por 4-1 neste domingo teve contornos históricos.
Desde logo porque há exatos 60 anos - desde 1964 - que as águias não marcavam quatro golos aos azuis e brancos num jogo para o campeonato e 52 anos (6-0 na Taça de Portugal em 1972) se alargarmos a análise a todas as competições.
Mas o novo Estádio da Luz, inaugurado a 25 de outubro de 2003, foi palco de mais um momento inédito: pela primeira vez teve uma goleada do Benfica frente a um dos dois maiores rivais: aconteceu ao 49.º jogo (25 vs Sporting e 24 vs FC Porto).
Já o FC Porto, que ainda na época passada venceu as águias por 5-0 no Estádio do Dragão, sofreu a primeira goleada do século XXI em clássicos a contar para o campeonato diante de Benfica ou Sporting e só por outra vez desde 2000 averbou uma derrota tão pesada: aconteceu em 2008/09 nas meias-finais da Taça da Liga.
Mas houve mais: o FC Porto encerrou neste domingo o pior ciclo em 71 anos nos redutos dos rivais, perdendo todos os quatro jogos realizados para o campeonato em temporadas consecutivas.
Do lado do Benfica - que até soma mais desaires (9) do que vitórias (6) em jogos frente a FC Porto na nova Luz - os encarnados voltaram, 23 anos depois, a vencer o rival na condição de anfitrião (então ainda no antigo estádio) em épocas seguidas.