População já sentiu 237 abalos desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge

Agência Lusa , RL
8 abr 2022, 12:41

Quatro dos sismos foram sentidos nas últimas 24 horas

Um total de 237 sismos foram sentidos pela população na ilha de São Jorge, nos Açores, desde o início da crise sismovulcânica, em 19 de março, quatro dos quais nas últimas 24 horas, revela hoje o CIVISA.

Em comunicado, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) refere que, entre as 10:00 e as 22:00 de quinta-feira foram sentidos dois sismos e, desde aquela hora até às 10:00 de hoje, foram sentidos outros dois.

Estes abalos tiveram magnitudes de 1,8 e 2,1 na escala de Richter, e foram sentidos pela população com intensidade III na escala de Mercalli Modificada.

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve-se no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, o sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados