Bolsas europeias perderam 300 mil milhões de euros em minutos e a culpa foi de um só operador

CNN Portugal , JGR
4 mai 2022, 11:24
Finanças (Getty Images)

As bolsas nórdicas foram as mais afetadas, com as bolsas de Oslo, Estocolmo e Copenhaga a afundarem mais de 8% num curto espaço de tempo

Vários mercados europeus sofreram um “flash crash” na segunda-feira, depois do erro de um operador do Citigroup Inc., de acordo com um comunicado enviado pelo grupo norte-americano. A venda abrupta de ações levou as bolsas europeias a perderem 300 mil milhões de euros numa questão de minutos.

"Um dos nossos traders cometeu um erro ao entrar numa negociação. Em poucos minutos, identificámos o erro e corrigimo-lo", pode ler-se no comunicado, embora a empresa não tenha especificado que ação originou a queda de alguns dos principais índices europeus.

As bolsas nórdicas foram as mais afetadas, com Oslo, Estocolmo e Copenhaga a afundarem mais de 8% num curto espaço de tempo, acabando por recuperar e fechar o dia com perdas de 1,9%. Outras praças foram afetadas pelo erro técnico, como as bolsas de Frankfurt, Milão e Paris, que acabaram por perder 4% em muito pouco tempo.

A Bolsa de Londres acabou por escapar ao mar de vermelho que se espalhou na Europa, uma vez que se encontrava fechada devido a um feriado local.

Segundo fontes anónimas citadas pela Bloomberg, o trader que cometeu o erro trabalha na mesa de operações do Citigroup em Londres.

Os mercados costumam reagir rapidamente a mudanças abruptas de preços, uma vez que muitas transações têm um mecanismo que aciona a venda automaticamente para limitar as perdas a partir de um determinado nível. 

 

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados