"Top Gun: Maverick" dá origem a processo. Família pede que filme seja retirado dos cinemas

CNN Portugal , FMC
7 jun 2022, 11:11
Top Gun: Maverick (Fotos: Paramount Pictures)

Em causa estão os direitos de autor que poderão não ter sido readquiridos à família do autor que inspirou o filme original

A família de Ehud Yonay, autor que inspirou o filme original "Top Gun", colocou, na segunda-feira, um processo contra os estúdios Paramount Pictures por violação de direitos de autor, no Tribunal Federal de Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Em maio de 1983, Ehud Yonay escreveu o artigo "Top Gun" na "California Magazine". Mais tarde, em 1986, esse artigo seria a grande inspiração para o primeiro filme da sequela "Top Gun: Ases Indomáveis". Como tal, a produtora Paramount Pictures comprou, na altura, os direitos de autor e atribuiu o devido crédito a Ehud.

Passados 36 anos, a 27 de maio, estreou o novo filme "Top Gun: Maverick" e a família de Ehud Yonay, que morreu em 2012, refere, agora, que os estúdios ignoraram as leis em vigor, ao negligenciarem que os direitos seriam revertidos para os herdeiros.  De acordo com a queixa enviada para o tribunal, para a concretização deste filme, a produtora não tentou readquiri-los, conforme avança o jornal The Guardian. 

A Paramount afirmou, numa nota, que “essas afirmações são feitas sem fundamento, e vamos defender-nos de forma vigorosa”.

Da ação, a viúva Shosh Yonay e o filho Yuval Yonay esperam receber uma indemnização, parte do lucro do filme e impedir a sua distribuição e a produção de futuros filmes da sequela. Uma vez que o filme já está a ser exibido pelo mundo, os herdeiros de Ehud esperam que seja retirado das salas de cinema.

"Top Gun: Maverick", protagonizado por Tom Cruise, é já um dos maiores sucessos nas bilheteiras, ultrapassando todas as expectativas e arrecadando cerca de 510 milhões a nível mundial nos primeiros 10 dias de exibição. Em Portugal, a estreia do novo filme é já a segunda melhor do ano

Cinema

Mais Cinema

Patrocinados