FOTOS: «Parasitas» faz história e é o grande vencedor dos Óscares

10 fev 2020, 09:59

Filme sul-coreano venceu em quatro categorias principais

O filme «Parasitas», do realizador sul-coreano Bong Joon Ho, foi o grande vencedor da 92.ª edição dos Óscares, ao levar para casa quatro estatuetas douradas em categorias principais, incluindo a mais desejada, a de Melhor Filme.

«Parasitas», que partiu com seis nomeações para os Óscares, fez história porque foi o primeiro filme de língua estrangeira a vencer o Óscar de Melhor Filme, foi o primeiro filme a ganhar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro simultaneamente e foi o primeiro filme da Coreia do Sul a vencer nestes prémios.

A longa-metragem, uma comédia negra sobre injustiças sociais, soma já perto de duas centenas de prémios, desde a estreia em Cannes, em maio do ano passado, onde conquistou a Palma de Ouro.

Foi também distinguido com os prémios de melhor filme em língua estrangeira e melhor argumento, pela academia britânica de cinema e televisão (BAFTA), de melhor filme estrangeiro, nos Globos de Ouro, e foi ainda a escolha do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, para melhor elenco, a principal categoria dos seus prémios, tendo sido a primeira produção estrangeira a conquistar a distinção.

Veja tudo sobre os Óscares na TVI24

«Joker», de Todd Phillips, que teve 11 nomeações, o maior número da noite, entre as quais melhor filme e melhor realizador, e obteve apenas dois prémios: melhor ator, Joaquin Phoenix, e melhor banda sonora, Hildur Guðnadóttir.

Nomeado para dez prémios estava «Era Uma Vez... em Hollywood», que obteve o Óscar de melhor ator secundário para Brad Pitt e o de melhor cenografia para Barbara Ling e Nancy Haigh.

Cinema

Mais Cinema

Patrocinados