5 coisas que importam hoje: Zelensky, Biden, Cancro, Metadados e Escolas

Seg, 23 mai 2022

Volodomyr Zelensky participa esta segunda-feira, como convidado, no Fórum Económico Mundial de Davos que decorre na Suíça. Uma participação que tem início marcado para as 10:00. Por cá, três em cada dez doentes oncológicos espera mais do que o estipulado por lei por uma cirurgia e os médicos alertam para as graves consequências que esta situação pode ter. Estas e outras cinco notícias para ler esta segunda-feira! Bom dia e boa semana!

 

Pelo menos sete pessoas morreram e cerca de 120 foram resgatadas, esta segunda-feira nas Filipinas, depois de um incêndio num ‘ferry’. Quatro pessoas estão ainda desaparecidas. [Foto: Guarda Costeira das Filipinas]

1. Zelensky

Volodymyr Zelensky participa esta segunda-feira, à distância, como convidado do Fórum de Davos. Ou seja, o presidente da Ucrânia vai participar na mesma conferência que, ao longo dos últimos anos, recebeu oligarcas russos e até Vladimir Putin (que este ano não estarão presentes). Irá Zelensky ser conciliador ou agressivo na reunião anual dos mais poderosos e mais ricos do mundo?

2. Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta segunda-feira que o seu país estaria disposto a recorrer à força militar para defender Taiwan em caso de uma invasão chinesa. Em vez da habitual "ambiguidade estratégica" sobre esta questão, o presidente dos EUA prometeu ir em defesa de Taiwan. Em Tóquio, Biden reafirmou ainda que concorda com o princípio de "uma só China", mas avisou que não pode ser alcançado por via da força.

3. Cancro

Três em cada dez doentes oncológicos espera mais do que o recomendado por uma cirurgia. De acordo com dados a que a CNN Portugal teve acesso, em 2022, 26,6% dos pacientes inscritos para cirurgia com doença oncológica viram as suas operações realizadas ultrapassando o tempo clinicamente aceitável e estipulado por lei. Ou seja, neste momento, em Portugal, muitos hospitais não conseguem cumprir os tempos de espera, o que leva a que, em algumas especialidades, os doentes tenham de aguardar meses a fio.

4. Metadados

A conservação de metadados de telecomunicações para eventual utilização em investigações criminais deveria ser feita por “seis meses”. Quem o diz é a presidente da Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados, que considera que este prazo já permitiria ultrapassar a inconstitucionalidade declarada pelo Tribunal Constitucional, além das categorias de dados a armazenar pelos operadores e as condições de transmissão de dados armazenados para investigação.

5. Escolas

Portugal tem quatro instituições na lista do Financial Times das 50 melhores escolas de gestão do mundo para formação de executivos. A lista agora divulgada, faz com que as instituições de ensino portuguesas subam em relação à edição anterior, até porque há uma nova entrada lusa em relação a anos anteriores. Saiba neste artigo quais são as escolas portuguesas em destaque.

Acontece hoje

Pandemia

A Comissão Europeia deverá propor hoje a manutenção, em 2023, da suspensão das regras de disciplina orçamental previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento, ativada devido à crise da covid-19 mas a ser prolongada face à guerra na Ucrânia.

 

Sistema Petrolífero

A consulta pública da metodologia que permite operacionalizar a lei das margens dos comercializadores de combustíveis, promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), termina hoje.

 

Metro de Lisboa

A administração do Metropolitano e os quatro sindicatos representativos dos trabalhadores reúnem-se hoje para discutir o acordo de empresa, cinco dias antes da décima greve do ano, marcada para sexta-feira.

 

Visita oficial

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, inicia hoje uma visita oficial de três dias a Cabo Verde, que inclui encontros com o Presidente da República, o primeiro-ministro e o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

 

Visita

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos, a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, inicia hoje uma visita à China, viagem que inclui uma passagem pela região de Xinjiang.

“Traziam pessoas de outras vilas para aqui e torturavam-nas”

Mykola, segurança em Bucha, recorda o cenário encontrado após a retirada dos militares russos. Uma reportagem dos enviados especiais da TVI/CNN Portugal Hugo Matias e Herberto Figueiredo.

E finalmente

Os casos positivos de covid-19 não param de aumentar em Portugal e, segundo os especialistas, o número de mortes pode atingir valores elevados nas próximas semanas. Mas, afinal, quando é que vai acabar esta sexta vaga? À CNN Portugal, vários investigadores e médicos revelam quando é que a situação vai ficar mais tranquila.

Bom tempo (Getty Images)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais