5 coisas que importam hoje: Testes, Guerra, Quad, Combustíveis e Crianças

Ter, 24 mai 2022

Assinalam-se hoje os três meses do conflito na Ucrânia, uma guerra que já matou 3.930 civis e fez pelo menos 4.532 feridos. Por cá, a UNICEF alerta que cerca de 8% das crianças portuguesas vivem em habitações com problemas graves. Estas e outras notícias para ler esta terça-feira. Bom dia!

 

O desabamento parcial de um edifício em construção em Abadan, no sudoeste do Irão, na segunda-feira, fez dez mortos. Os trabalhos de resgate continuam para tentar salvar as pessoas presas nos escombros. [Foto: Organização do Crescente Vermelho Iraniano]

1. Testes

Os testes rápidos contra a covid-19 voltam a ser comparticipados a partir de hoje mediante receita médica. No entanto, apesar da medida entrar em vigor já hoje, as farmácias admitem não ter os meios necessários para processar as receitas médicas. Ao que a CNN Portugal apurou junto de fontes oficiais, mesmo que o utente se desloque à farmácia com uma receita passada pelo médico, estas ainda não o sistema capaz de fazer a leitura e disponibilizar um teste rápido comparticipado. 

2. Guerra

Assinalam-se esta terça-feira três meses que a Rússia invadiu a Ucrânia, uma guerra que os especialistas acreditam que ainda está longe do fim. No dia em que se asssinalam os 90 dias do conflito, a CNN Portugal falou com dois especialistas que dizem acreditar que a Rússia está a ganhar a guerra, mas admitem que a Ucrânia tem sido capaz de travar o avanço das tropas de Moscovo. Leia aqui as dez perguntas e respostas sobre a invasão russa.

3. Quad

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, manteve esta terça-feira a ambiguidade em relação à invasão russa da Ucrânia, continuando sem condenar a guerra mesmo após a cimeira com os parceiros da Quad, a organização quadrilateral de segurança do Indo-Pacífico. Tanto nas declarações à entrada para a cimeira, como numa conferência de imprensa conjunta com Joe Biden, Narendra Modi preferiu focar-se nos elogios à cooperação entre os membros da Quad e à excelência das relações entra a Índia e os Estados Unidos. Mas, se Modi não falou da Ucrânia, falou Biden, garantindo que iria discutir com o indiano o efeito da guerra russa na Ucrânia "sobre toda a ordem mundial global".

4. Combustíveis

A diferença de preços entre a gasolina e o gasóleo está a disparar nas últimas semanas. Se recuarmos até ao início de maio, o preço entre os dois tipos de combustível era praticamente o mesmo. No entanto, o cenário mudou num ápice, com o preço da gasolina a subir e o do gasóleo a descer. Veja aqui qual o preço real dos combustíveis em Portugal.

5. Crianças

As crianças portuguesas não vivem em ambientes saudáveis, sobretudo devido a problemas com a habitação. De acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Portugal está no terceiro lugar, entre 39 países, no que toca ao desempenho geral em termos de indicadores ambientais. No entanto, no que toca às condições ambientais para as crianças em particular, nomeadamente a poluição do ar e da água e a presença de chumbo no sangue, Portugal cai para a 25.ª posição.

Acontece hoje

Greve

As ligações fluviais da Transtejo/Soflusa, entre a margem sul do Tejo e Lisboa, deverão estar interrompidas temporariamente hoje à tarde devido a plenários de trabalhadores convocados pelos sindicatos, anunciaram as empresas.

 

Segurança Rodoviária

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, GNR e PSP iniciam uma campanha para alertar os condutores sobre as "consequências negativas e mesmo fatais” do uso do telemóvel durante a condução.

 

Jornadas

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, visitam hoje os trabalhos de limpeza, desmatação e preparação dos terrenos onde irá decorrer a Jornada Mundial da Juventude 2023.

 

Cultura

A Livraria Lello, no Porto, vai apoiar crianças ucranianas, através de um protocolo que é firmado hoje com a Organização das Nações Unidas para a Infância e Juventude. O protocolo é assinado às 11:00.

 

Ténis

Prossegue o torneio de Roland Garros, masculinos e femininos, em Paris, com a participação de João Sousa e Nuno Borges e de Francisco Cabral em pares.

"Os salários são o problema central na vida portuguesa"

Bernardino Soares, comentador CNN Portugal

E finalmente

As chuvas de março e abril ajudaram a acalmar a seca em Portugal, mas o tempo quente e as temperaturas quase 3 graus acima do normal para a época vieram reverter a situação. Saiba neste artigo porque contrastam os números do meio de maio com as melhorias dos últimos dois meses. 

Seca (EPA/Jorge Zapata)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais