5 coisas que importam hoje: SNS24, Debates, Infarmed, Isolamento e Djokovic

Qua, 05 jan 2022

Em dia marcado pela reunião do Infarmed, que vai mexer nas vidas de todos, importa lembrar quem lida com os portugueses. A CNN Portugal foi ouvir os testemunhos de profissionais que trabalham na Linha SNS24 e se dizem cansados e mal pagos. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler hoje. Bom dia!

 

Um atum foi leiloado esta quarta-feira por milhares de euros no mercado de Toyosu no tradicional primeiro leilão do ano no mercado de peixe e marisco de Tóquio (Foto: Eugene Hoshiko/ Associated Press)

1. SNS24

Desinformação, cansaço, algoritmos desatualizados e uma linha sobrelotada. Estas são as principais queixas de alguns dos 5.000 profissionais que trabalham na Linha Saúde 24. A CNN Portugal falou com quatro profissionais que trabalham neste centro de atendimento e que deram os seus testemunhos sobre como é trabalhar na linha numa altura em que esta apresenta sinais de rutura.

2. Debates

Ontem foi dia de três debates que não podiam ter sido mais díspares entre si. Os frente-a-frente arrancaram ao final da tarde com Catarina Martins e Rui Tavares, num debate marcado pela discussão de propostas alternativas, de forma pacífica e substancial. Às 21:00 foi a vez de António Costa e Jerónimo de Sousa trocarem ideias, com o líder socialista - com cara de poucos amigos - a mostrar que a relação mudou e o PCP já não é o "amigo preferido" do PS. O dia terminou com o embate entre Francisco Rodrigues dos Santos e Inês Sousa Real: 25 minutos marcados por touradas.

3. Infarmed

Os especialistas de saúde pública e políticos voltam a reunir-se para avaliar a evolução da pandemia de covid-19, numa altura em que Portugal regista um aumento significativo de infeções devido à maior capacidade de transmissão da variante Ómicron. Vão estar presentes na reunião o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro, além da ministra da Saúde e dos especialistas. Os restantes - representantes dos partidos, membros do Conselho de Estado ou parceiros sociais - vão participar na sessão por videoconferência.

4. Isolamento

O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo à covid-19 e têm doença ligeira passa a partir de hoje a ser de sete dias. As normas atualizadas pela DGS também reduzem para sete dias o isolamento dos contactos de alto risco, mas alteram as definições destes contactos, que só entram em vigor na próxima segunda-feira. Saiba tudo o que muda a partir de hoje.

5. Djokovic

Não param os pedidos de explicação a Novak Djokovik, depois de o tenista sérvio ter conseguido uma isenção médica para participar no Open da Austrália. Esta quarta-feira foi o chefe executivo do Open da Austrália a pedir ao atleta que explique as razões que levaram a essa isenção, uma vez que Djokovik foi um dos poucos atletas a consegui-la. O anúncio de que o sérvio conseguiu a exceção não caiu bem porque Novak Djokovic nunca esclareceu se já tinha tomado a vacina contra a covid-19 e, em abril de 2020, já se tinha pronunciado contra a vacinação obrigatória.

Acontece hoje

Lisboa

O orçamento municipal para 2022 é hoje apresentado pelo vice-presidente da câmara e responsável pelo pelouro das Finanças, Filipe Anacoreta Correia.

 

Justiça

O Tribunal de Santarém começa a julgar a a Corevalue Healthcare Solutions, empresa de prestação de serviços médicos, e o seu ex-gerente, acusados de falsificação de documento e de burla simples.

 

Capitólio

Na véspera do primeiro aniversário do ataque ao Capitólio, o procurador-geral dos EUA faz uma declaração ao país sobre os esforços do Departamento de Justiça para investigar e processar os responsáveis pelo “ataque à democracia”.

 

Debates

João Cotrim Figueiredo estreia-se contra Francisco Rodrigues dos Santos, num confronto à direita marcado para o final da tarde (18:30, RTP3). Às 21:00, é a vez de Catarina Martins trocar argumentos com Rui Rio (SIC) e a jornada termina na CNN Portugal com o embate entre Rui Tavares e André Ventura (22:00).

 

Basquetebol

Esta quarta-feira é dia de dérbi com o Benfica a receber o Sporting no Pavilhão da Luz em jogo em atraso da 5.ª jornada da fase regular da liga. O jogo está marcado para as 19:00.

“Há um obstáculo. Chama-se António Costa.”

Catarina Martins, no debate com Rui Tavares

E finalmente

Uma equipa de investigadores internacionais conseguiu identificar quais os anticorpos capazes de neutralizar tanto a Ómicron como as restantes variantes do SARS-CoV-2. Esta é uma descoberta que abre caminho para novas vacinas e tratamentos contra a covid-19, numa altura em que a variante Ómicron já é responsável por quase 90% das infeções em Portugal.

Vacinação

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais