5 coisas que importam hoje: Saúde, Cimeira, Pandemia, Pinto da Costa e Champions

Qui, 09 dez 2021

Dia de mar agitado em sete distritos e de adeptos em tribunal em Lisboa. A passagem da depressão Barra provocou estragos no norte do país. Já em Lisboa, o rasto de destruição foi deixado pelos adeptos do jogo na Luz que se envolveram em confrontos e desacatos. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler esta manhã. Bom dia!

A imagem captada esta madrugada mostra que, quase três meses após a primeira erupção (foi a 19 de setembro), o vulcão Cumbre Vieja, na ilha La Palma, nas Canárias, continua a expelir lava (EPA/Miguel Calero)

1. Saúde

As injecções extraordinárias de capital para saldar pagamentos em atraso na Saúde são uma prática habitual no Serviço Nacional de Saúde e o investimento de mais 745 milhões de euros por parte do Governo acontece agora para pagar aumentos de despesa e parte da dívida acumulada. O valor surge depois do chumbo do Orçamento do Estado que suspendeu o investimento que estava previsto para o SNS. A dívida na Saúde ultrapassa agora os 550 milhões de euros e, entre janeiro e outubro, a despesa do SNS aumentou mais de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

2. Cimeira

Joe Biden é anfitrião de um evento virtual a que chama Cimeira Pela Democracia. Líderes e organizações de mais de 100 países e territórios, incluindo Portugal, participam a partir de hoje na iniciativa promovida pela administração norte-americana liderada por Joe Biden que cumpre uma promessa eleitoral: trazer os Estados Unidos de regresso aos palcos mundiais. Como escreve Luís Costa Ribas no seu artigo de opinião de hoje, esperam-se denúncias aos ataques que a democracia sofre em muitos países e ideias para a defender.

3. Pandemia

Em Portugal, as crianças até aos nove anos pertencem à faixa etária com maior incidência de infeção por covid-19. Dados a que a CNN Portugal teve acesso, revelam que, desde o início da pandemia, 217 crianças estiveram internadas. E até 3 de novembro, 20 estiveram em Unidades de Cuidados Intensivos. Estes números da DGS estão em linha com os valores reportados a nível europeu e podem ajudar na discussão sobre a vacinação desta faixa etária, que foi já aprovada. Vacinação que em Portugal continua a suscitar discussão, com os partidos a pedirem agora para conhecer os pareceres sobre a vacinação de crianças, como é o caso do PSD e da Iniciativa Liberal.

4. José Eduardo Pinto da Costa

José Eduardo Pinto da Costa, médico legista, professor jubilado, diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, morreu na quarta-feira, aos 87 anos. Nascido em Cedofeita, no Porto, em 1934, José Eduardo é descrito como "um nome maior da Medicina Legal" - realizou cerca de 30 mil autópsias - tendo sido membro de "dezenas de sociedades científicas, nacionais e internacionais, autor de inúmeros livros e artigos de opinião, publicados em vários órgãos da comunicação social". As cerimónias fúnebres do irmão de Jorge Nuno Pinto da Costa decorrem hoje na igreja da Cedofeita. 

5. Champions

Noite de Liga de Campeões em Lisboa, de desacatos e detenções. Os 54 detidos passaram a noite nas celas da PSP no Estádio da Luz e serão ouvidos, no espaço de 48 horas, pelas autoridades para conhecerem as medidas de coação. A noite de Champions terminou ainda com dezenas de feridos e, ao que a CNN Portugal conseguiu apurar, 30 adeptos tiveram de ser transportados ao hospital de Santa Maria para receber tratamento médico. A nota positiva foi o apuramento do clube português para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Acontece hoje

Ministra da Saúde ouvida na AR

A audição de Marta Temido acontece durante a reunião da comissão permanente, o órgão que continua em funcionamento depois da dissolução do parlamento.

O Cerejal estreia em Lisboa

Encenada por Tiago Rodrigues, a peça de Anton Tchékhov sobe ao palco do Teatro D. Maria II a partir desta quinta-feira, na sala Garrett. Falado em francês, o espetáculo, que conta com Isabelle Huppert, tem tradução assegurada.

Apresentação do e-Bug PT

Ferramenta que visa aumentar a literacia sobre temas como a prevenção de infeções e a boa utilização dos antibióticos é apresentada hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Comic Con arranca

A sétima edição do certame decorre até domingo Parque das Nações, em Lisboa, com limitação de lugares e teste obrigatório à covid-19 para acesso aos espaços físicos.

Dia da Corrupção

A efeméride, assinalada hoje, acontece depois do Presidente da República ter promulgado o diploma do Governo que estabelece o regime geral de prevenção da corrupção e cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção.

"A absurda exigência de vacinas do presidente Biden é um abuso de poder"

Mitch McConnell, líder republicano do Senado

E finalmente

O acidente que envolveu o carro onde seguia Eduardo Cabrita e provocou a morte de um homem levou o Ministério Público a acusar o motorista do crime de homicídio por negligência por conduzir em excesso de velocidade e circular indevidamente na faixa da esquerda. No entanto, o trabalhador que foi mortalmente atropelado também estava em situação irregular, uma vez que não podia atravessar a pé naquele local da auto-estrada. Toda esta situação tem gerado dúvidas quanto às responsabilidades do acidente.

E levanta-se a questão: "Se a vítima mortal estava a cometer uma infração, porque é que o condutor é que foi culpado?

Carro de Eduardo Cabrita envolvido em atropelamento mortal na A6

Mar bravo

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso amarelo até às 21:00 devido à previsão de agitação marítima forte.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais