5 coisas que importam hoje: Sassoli, Energia, OMS, Debates e Taça

Ter, 11 jan 2022

As tropas lideradas por Moscovo destacadas no Cazaquistão vão começar a abandonar o país "dentro de dois dias". O anúncio foi feito pelo presidente do Cazaquistão, esta terça-feira, dia que ficará também marcado pelas homenagens ao presidente do Parlamento Europeu, que morreu aos 65 anos. Estas e outras cinco notícias para ler esta terça-feira. Bom dia!

 

Uma equipa internacional de biólogos descobriu uma nova espécie de rã numa floresta nublosa do Panamá e batizou-a de “Greta Thunberg”, em homenagem à jovem ativista sueca e aos seus esforços no combate à crise climática. (Foto: ZooKeys)

1. Sassoli

Morreu hoje, aos 65 anos, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli. O político e antigo jornalista italiano estava internado há mais de duas semanas por causa de uma disfunção do seu sistema imunitário. O anúncio foi feito pelo seu porta-voz, Roberto Cuillo, no Twitter, revelando que "o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu à 1.15 da manhã [00:15 em Lisboa] do dia 11 de janeiro no hospital de Aviano, Itália, onde se encontrava hospitalizado".

2. Energia

A escalada do preço da energia no mercado grossista levou empresas de eletricidade, sobretudo as de pequena dimensão, a proporem novas tarifas aos clientes. Em alguns casos, para tarifas indexadas ao valor diário da negociação. O que, para os mais distraídos, pode fazer disparar a conta da luz, principalmente se não confirmar as condições da tarifa indexada.

3. OMS

Com a Europa de novo no centro da pandemia de covid-19 por causa da variante Ómicron, a Organização Mundial de Saúde e a Agência Europeia do Medicamento atualizam hoje a informação sobre a pandemia global e na Europa nas respetivas conferências de imprensa regulares. O Briefing da OMS sobre a situação na Europa junta o diretor regional Hans Kluge e especialistas e a conferência de imprensa da EMA reunirá o chefe de Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas, Marco Cavaleri; o chefe da Task Force de Estudos Clínicos e Produção, Fergus Sweeney e o chefe do departamento de farmacovigilância, Georgy Genov.

4. Debates

Rui Rio e João Cotrim Figueiredo estiveram frente a frente, com o presidente da Iniciativa Liberal a dizer que falta ao presidente do PSD ambição e rasgo. Cotrim Figueiredo diz ainda que Rio será um bom primeiro-ministro, mas apenas se tiver a IL ao seu lado. Já no debate entre Francisco Rodrigues dos Santos e Rui Tavares, o líder do Livre socorreu-se de todas as armas que conseguiu com o objetivo de desarmar o adversário com as suas próprias ideias. O líder do CDS foi respondendo às acusações, uma a uma, para, no final, reforçar que só quer acordos com o PSD. Também Catarina Martins esteve frente a frente com Inês Sousa Real. A porta-voz do PAN acusa o BE de abrir a porta à extrema direita, com o chumbo do orçamento. Já a coordenadora do bloco afirma que o PAN quer dar a mão à direita, por não excluir viabilizar um governo do PSD.

Taça

O jogo entre o Sporting e o Leça, do quarto escalão, abre os quartos de final da Taça de Portugal de futebol, competição já sem Benfica e Sporting de Braga. O jogo tem hora marcada para as 20:45. O vencedor do jogo entre Leça e Sporting cruzará nas meias-finais com a equipa apurada do embate entre Vizela e FC Porto, marcado para quarta-feira.

Acontece hoje

Cultura

O jovem pianista Rodrigo Teixeira abre hoje o ciclo de piano da Casa da Música, no Porto, com um programa que inclui obras de Vianna da Motta, Chopin, Liszt e Ravel.

 

 

Montepio

Virgílio Lima toma hoje posse como presidente da Associação Mutualista até 2025, depois de a sua lista ter vencido as eleições de dezembro passado para os órgãos associativos da mutualista.

 

 

Debates

Esta terça-feira, Catarina Martins e António Costa têm encontro marcado às 21:00. O debate tem transmissão na RTP.

 

 

Cuba

A Amnistia Internacional assinala hoje o 20.º aniversário da prisão norte-americana de Guantánamo com uma manifestação virtual para exigir ao presidente Joe Biden o encerramento daquela prisão na ilha de Cuba, onde permanecem 39 suspeitos de terrorismo, 27 sem acusações criminais.

 

 

Conjuntura

Reunião do plenário Conselho Económico e Social, em Lisboa, para apreciação e votação do parecer de iniciativa sobre " A Natalidade em Portugal: uma questão política, económica e social" e apreciação e votação do parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2020.

"Tudo o que for positivo, contem com o PCP."

Jerónimo de Sousa, líder dos comunistas 

E finalmente

Enquanto Portugal ainda debate o modelo para que os infetados com covid-19 ou contactos em isolamento possam votar nas próximas eleições, a CNN Portugal analisou como outros países têm realizado atos eleitorais com medidas específicas para o período de pandemia, que não impedem o exercício do direito de voto.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas