5 coisas que importam hoje: Rui Rio, Benfica, Rússia, Ómicron e EUA

Ter, 28 dez 2021

Por duas vezes nos últimos meses, a Estação Espacial chinesa esteve em perigo por causa de satélites de Elon Musk. Já o perigo da Ómicron continua a ser analisado ao pormenor, como explica a investigadora portuguesa Marta Nunes em Joanesburgo. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler hoje. Bom dia!

Bombeiros tentam apagar o fogo causado pelos bombardeamentos aéreos israelitas no porto sírio de Lattaquié, esta terça-feira. Este foi o segundo ataque deste tipo em dezembro contra uma instalação estratégica do país. (Foto: SANA via AP)

1. Rui Rio

Rui Rio é o segundo entrevistado de Anabela Neves na série de conversas com os líderes partidários que a CNN Portugal transmite esta semana. Na entrevista, o presidente do PSD exclui uma coligação pós-eleitoral com o Chega, mesmo que seja a única forma de alcançar uma maioria de direita nas eleições legislativas de 30 de janeiro. Rejeita, aliás, qualquer acordo com o partido de André Ventura, afirmando mesmo que não quer o "eleitorado do Chega porque é uma coisa mínima".

2. Benfica

Parece estar instalada a crise no Benfica. Nos programas "Sempre em Jogo" e "Rui Santos em Campo", a polémica que envolve Jorge Jesus e Pizzi foi analisada pelos comentadores CNN Portugal. O técnico das águias terá expulsado o médio do treino e o plantel ficou do lado do jogador. A tomada de posição da equipa da Luz mostra que o clima de tensão entre o treinador do Benfica e a estrutura continua a aumentar, depois de na última semana terem surgido notícias da vontade do técnico rumar ao Brasil para voltar a treinar o Flamengo.

3. Rússia

São Petersburgo recebe a cimeira informal dos líderes dos países da Comunidade de Estados Independentes, uma organização intergovernamental regional que integra ex-repúblicas soviéticas. Promovido pelo presidente russo, Vladimir Putin, o encontro acontece numa altura de particular tensão entre Moscovo e Kiev, cujas relações têm estado fortemente deterioradas por causa da presença de militares junto da fronteira com a Ucrânia.

4. Ómicron

De pandemia a endemia. "É uma variante como a Ómicron que se vai estabelecer na população humana". Quem o diz é Marta Nunes, portuguesa que está há 13 anos na África do Sul e é uma das investigadoras na linha da frente da Ómicron no Departamento de Análise de Vacinas e Doenças Infecciosas da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, onde a variante foi descoberta a 24 de novembro. Em entrevista à CNN Portugal, a investigadora diz que não acredita que o futuro da pandemia passe pela administração de contínuas doses de reforço, mas sim por "vacinas universais" que sejam eficazes contra todas as variantes. 

5. EUA

O Centro para o Controlo de Doenças reduziu de dez para cinco, o número de dias de isolamento para os vacinados assintomáticos que testam positivo à covid-19. A decisão surge no dia em que o presidente dos EUA, Joe Biden. participou numa reunião com os governadores dos diferentes estados e onde apelou a uma intensificação da testagem.

Acontece hoje

I Liga

E rola a bola para a última jornada de 2021, a 16.ª do campeonato. O primeiro embate acontece entre Tondela e Gil Vicente, às 17:00, seguindo-se o Marítimo - Vizela às 19:00. Já o Estoril Praia, que procura apanhar o Sporting de Braga no quarto lugar da I Liga de futebol, defronta o Moreirense às 21:00.

Grécia

Aumento de restrições para tentar conter a ómicron. A máscara será obrigatória em supermercados, transportes públicos e restauração e os bares e restaurantes passam a fechar à meia noite. As restrições estarão em vigor pelo menos até dia 16.

Guiné-Bissau

O parlamento reúne-se em sessão extraordinária para a aprovação final global do Orçamento Geral do Estado para 2022, orçado em 375 milhões de euros.

Défice

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental de novembro de 2021, após em outubro ter registado uma melhoria do défice em contas públicas em 650 milhões de euros face ao período homólogo, para 6.673 ME.

Rússia

Arranca a época de esqui no sul da Rússia. Centenas de pessoas encheram as pistas de Sochi, região que ganhou muitos adeptos de desportos de inverno, depois de ter sido palco dos jogos olímpicos de inverno em 2014. A partir de quinta-feira apenas os turistas vacinados poderão aceder ao local.

"Tenho a certeza que [Presidente da República] é um cargo que nunca exercerei."

António Costa, primeiro-ministro

E finalmente

Até 3 de janeiro está complicado marcar testes covid-19 em Lisboa e no Porto. Numa semana em que o fim dos encontros de Natal coincide com o arranque dos preparativos para a passagem de ano, são muitas as filas geradas por quem tenta fazer um teste sem marcação, nomeadamente na capital, onde a CNN Portugal acompanha a corrida aos testes.

Covid-19 redes

 

Temperatura mínima desce

O dia de hoje fica marcado pela chuva fraca, o vento mais intenso nas terras altas do Norte e Centro, e uma pequena descida da temperatura mínima na região Sul. Há ainda sete barras fechadas e cinco distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais