5 coisas que importam hoje: Rendeiro, Escolas, Medidas, Cancro e Debates

Seg, 10 jan 2022

O juiz Anthony Kelly deu razão a Djokovic e ordenou que o tenista fosse libertado do centro de detenção na Austrália onde estava retido desde quinta-feira. Uma decisão que chega no mesmo dia em que João Rendeiro regressou a tribunal na África do Sul. Estas e outras cinco notícias para ler esta segunda-feira. Bom dia e boa semana.

 

O comediante norte-americano Bob Saget, conhecido pelo papel na série dos anos 80-90 "Que Família!" foi encontrado morto num quarto de hotel da Florida. Tinha 65 anos. (Foto: Associated Press)

1. Rendeiro

O antigo presidente do Banco Privado Português regressou ao tribunal de Verulam, Durban, na África do Sul, mas a discussão do processo de extradição foi adiada, menos de dez minutos depois de ter começado. João Rendeiro chegou ao tribunal perto das 7:20, vindo do estabelecimento prisional de Westville, província de KwaZulu-Natal, onde está detido há 27 dias. O ex-banqueiro voltará ao tribunal no dia 21 de janeiro.

2. Escolas

As escolas reabrem hoje, tal como estava previsto, depois da semana de contenção após as férias do Natal. Este regresso às aulas acontece com novas regras por causa da pandemia: os alunos deixam de estar obrigados a isolamento quando houver um caso positivo na mesma turma e, nas próximas semanas, todos os professores, auxiliares e assistentes operacionais terão que fazer testes.

3. Medidas

Algumas restrições para combater a pandemia são hoje levantadas, como a obrigatoriedade de testes em várias situações. No entanto, mantêm-se esta semana e até ao dia 14 a obrigatoriedade do teletrabalho, as discotecas continuam encerradas e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública continua a ser proibido. O alívio das medidas é sobretudo dirigido aos cidadãos que tenham recebido a dose de reforço de uma vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias, que deixam de ser obrigados a apresentar testes negativos.

4. Cancro

A investigação é feita um pouco por todo o mundo, mas há um cunho português em algumas das mais recentes inovações no combate ao cancro. Cinco médicos e investigadores portugueses contaram à CNN Portugal como é que se vai ganhando a luta contra aquela que ainda é a doença do século e como é que vai ser possível "travar o aumento de mortes".

5. Debates

Os debates de domingo começaram com a boa disposição de João Cotrim Figueiredo perante um André Ventura incoerente. O candidato da Iniciativa Liberal deixou claro que não vai apoiar uma solução governativa da qual faça parte o Chega, com Ventura a lamentar a existência de um "arranjo à direita". Também António Costa e Francisco Rodrigues dos Santos divergiram em quase tudo no frente a frente. 
O líder do CDS defendeu um choque fiscal, mas Costa respondeu que é um sinal de que a direita está a pensar aumentar os impostos. A noite terminou com o debate entre PAN e Livre onde Inês de Sousa Real e Rui Tavares mostram que estão dispostos a um acordo à esquerda. Mas à direita, se o PAN não fecha a porta, o Livre não entra de todo.

Acontece hoje

Comandos

O acórdão do julgamento sobre a morte dos recrutas Dylan da Silva e Hugo Abreu, ocorrida em setembro de 2016 e que levou à acusação de 19 militares, é hoje proferido pelo Tribunal Criminal de Lisboa.

 

Igreja

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica em Portugal apresenta hoje, em Lisboa, o plano de trabalho que orientará a sua ação até final do ano, quando deve apresentar um relatório sobre a situação.

 

Política

A ministra da Administração Interna recebe os partidos com representação parlamentar para discutir "as condições do exercício" do direito de voto dos cidadãos em isolamento profilático nas eleições legislativas de dia 30.

 

Justiça

O Tribunal de Aveiro inicia o julgamento de um homem de 35 anos suspeito de ter matado um jovem de 26 anos, portador de deficiência psíquica, e ter tentado ocultar o corpo atirando-o para o fundo de um poço agrícola.

 

Desporto

O Gil Vicente e o Vitória de Guimarães tentam subir ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, defrontando-se no último jogo da primeira volta. A partida tem hora marcada para as 20:15, no Estádio Cidade de Barcelos.

“Não houve nenhuma falha grave dos bombeiros [em Pedrógão Grande].”

António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. 

E finalmente

Com a entrada em vigor de novas normas e com a variante Ómicron a continuar a fazer soar os alarmes da transmissibilidade, há seis regras (e um alerta de proteção) que deve ter em conta nesta nova fase do novo coronavírus. Na CNN Portugal dizemos-lhe quais são.

Centro de testagem contra a covid-19

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas