5 coisas que importam hoje: Rendeiro, CDS, Manuel Pinho, Selminho e Marcelo

Qua, 15 dez 2021

Uma árvore de Natal que funciona com enguias elétricas? O Japão tem, mas a África do Sul nem por isso. A falta de luz complicou a audição de João Rendeiro no dia em que, em Portugal, se fica a saber se vamos ou não pagar mais pela luz. Estas e outras cinco notícias para ler esta manhã. Bom dia e boa quarta-feira!

João Rendeiro deixa a esquadra de Verulam, esta quarta-feira de manhã, e diz aos jornalistas que não está a desafiar as autoridades portuguesas.

1. Rendeiro

Novo dia de tribunal para João Rendeiro. Na África do Sul, o ex-presidente do BPP voltou ao tribunal de Verulam pelo terceiro dia consecutivo, numa manhã que começou atribulada. João Rendeiro teve de ser levado para a esquadra de Verulam por causa da falta de luz no Verulam Magistrates e, depois de terem concluído que não havia condições para que ali fosse ouvido, voltou a ser transferido para o tribunal da Família da Corte de Verulam, onde deverá ter lugar a audiência para que sejam conhecidas as medidas de coação.

2. CDS

Reunião extraordinária urgente. É assim que está marcado para hoje o Conselho Nacional do CDS-PP que vai aprovar as listas de candidatos a deputados nas eleições legislativas de 30 de janeiro e que não conta com o eurodeputado Nuno Melo. O encontro decorre por videoconferência, a partir das 21:00, e acontece depois de Manuel Monteiro, antigo presidente do partido, ter rejeitado o lugar nas listas de deputados e anunciado que está preocupado com a tensão e as guerras internas dentro do CDS-PP.

3. Manuel Pinho

Dia cheio para a justiça. Em Lisboa, Manuel Pinho conhece hoje as medidas de coação depois de ter passado a noite detido no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. O antigo ministro foi detido ontem após um interrogatório no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, no âmbito do processo EDP, no qual é arguido, numa situação que o advogado Ricardo Sá Fernandes considerou “um grave abuso de poder”. 

4. Selminho

São hoje também conhecidas as alegações finais do processo Selminho. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, é acusado de prevaricação, por alegadamente favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município. O processo teve quatro sessões em tribunal onde foram ouvidas cerca de 20 testemunhas sobre o litígio judicial que opunha a autarquia à imobiliária, que pretendia construir um edifício de apartamentos num terreno na Calçada da Arrábida. O julgamento demorou apenas um mês e espera-se que a sentença seja decidida em breve.

5. Marcelo

“Uma intervenção por laparoscopia, muito rápida e simples”: Marcelo Rebelo de Sousa é operado esta quarta-feira de tarde, a uma pequena hérnia inguinal (sabe o que é?), no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. A cirurgia estava programada e não é a primeira vez que o Presidente da República passa pelo bloco de operações em funções. A recuperação vai levar “aí oito a dez dias de recuperação”, o que significa que “as festas do Natal serão reduzidas ao mínimo”.

Acontece hoje

Taça da Liga

Benfica e Rio Ave procuram garantir a presença nas meias-finais. A equipa da luz joga com o Sporting da Covilhã e o os vilacondenses defrontam o FC Porto. Covilhã e dragões já não têm hipóteses de apuramento.

França

A partir de hoje o certificado de vacinação covid só será válido com a toma da dose de reforço. A regra aplica-se a todas as pessoas com mais de 18 anos, cinco meses após terem a vacinação completa.

Eletricidade

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anuncia os preços para o próximo ano, estando em cima da mesa um aumento de 0,2% face à média deste ano.

IMI

A declaração que permite aos senhorios ficar ao abrigo do regime que impede que paguem mais Imposto Municipal sobre os Imóveis do que recebem de rendas tem de ser entregue até ao final do dia de hoje.

Pagamentos por conta

As cooperativas e as micro, pequenas e médias empresas que não efetuaram os primeiro e segundo pagamentos por conta do IRC têm até hoje para pagar o imposto caso tenham alguma quantia em atraso.

“O acesso às vacinas [contra a] covid-19 é extremamente desigual globalmente e a escassez de suprimentos ameaça a saúde, vidas e meios de subsistência à medida que novas variantes surgem”.

Human Rights Watch, Organização Não Governamental

E finalmente

Já sabe como fica o calendário escolar por causa da semana de "contenção"?

As aulas vão estar suspensas na primeira semana de janeiro, logo a seguir às férias de Natal, e, por isso, todo o calendário escolar teve de ser adaptado para acomodar os dias de aulas que vão ficar em falta. Saiba mais aqui.

Escola

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais