5 coisas que importam hoje: Radares, Severodonetsk, Sanções, Cavaco e Praias

Qua, 01 jun 2022

As tropas russas consolidaram-se no centro da cidade de Severodonetsk esta quarta-feira e, perante o controlo do inimigo, os residentes têm sido aconselhados a permanecer nos abrigos. Por cá, Cavaco Silva, antigo presidente e primeiro-ministro, escreveu um artigo de opinião onde felicita António Costa pela maioria absoluta e desafia-o a fazer "mais e melhor" do que ele. Estas e outras notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!

 

Pelo menos 106 pessoas morreram e 10 continuam desaparecidas, na sequência das fortes chuvas que atingiram o nordeste do Brasil e com maior intensidade a região de Recife, capital do estado de Pernambuco. [Foto: EPA]

1. Radares

Entraram em vigor hoje os novos radares espalhados pela cidade de Lisboa. Para além dos 21 aparelhos já instalados (e agora substituídos por dispositivos mais recentes), a capital conta com mais 20 medidores da velocidade, o que faz com que Lisboa tenha agora um total de 41 radares. Todos os locais onde existem equipamentos, garante a autarquia, terão um painel de aviso de forma que o condutor fique a saber que ali está um radar. Saiba onde estão e o que controlam estes dispositivos neste artigo.

2. Severodonetsk

As tropas russas já controlam a maior parte da cidade de Severodonetsk depois de se terem "consolidado no centro da cidade. O anúncio foi feito pelo chefe da administração militar regional de Lugansk, Serhiy Hayday, que diz ainda que as tropas russas fizeram ataques na terça-feira nos distritos do norte, sul e leste de Severodonetsk e "continuam a destruir infraestruturas e instalações industriais” e também casas residenciais dentro e ao redor da cidade.

3. Sanções

O Reino Unido e a União Europeia coordenaram uma nova sanção contra a Rússia que irá atingir as exportações de petróleo por via marítima. Londres e Bruxelas concordaram em proibir os seguros a navios transportando petróleo russo, e segundo uma notícia do diário britânico de economia Financial Times, com esta decisão Moscovo perde acesso ao principal mercado de seguros marítimos do mundo - o Lloyd's de Londres -, o que deverá "restringir drasticamente a sua capacidade de exportar crude".

4. Cavaco

Num artigo de opinião publicado no Observador esta quarta-feira, Cavaco Silva deu os parabéns a António Costa pela maioria absoluta nas eleições de janeiro e desafiou-o a fazer "mais e melhor” do que ele. Quatro meses depois da vitória do PS, o antigo primeiro-ministro enumera os feitos dos seus executivos e diz "estar certo" de que o "governo de maioria absoluta fará mais e melhor do que as maiorias de Cavaco Silva". Cavaco Silva será entrevistado, esta sexta-feira, na CNN Portugal e na TVI.

5. Praias

Os portugueses vão poder regressar às praias sem restrições, depois de dois anos de distanciamento e imposição de máscaras no areal e nos bares junto ao mar, por causa da pandemia de covid-19. A confirmação foi dada pelo Governo, que recomenda apenas o bom-senso, mas deixa cair as regras obrigatórias. Em declarações à CNN Portugal, a Federação de Concessionários de Praia congratulou-se com o fim das restrições e com o regresso à normalidade.

Acontece hoje

Dinamarca

Os dinamarqueses decidem hoje em referendo se o país adere à Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia, abolindo uma exceção que desde 1993 mantém a Dinamarca fora desse domínio das políticas comuns. As sondagens mais recentes sugerem uma maioria a favor do fim da cláusula de exceção.

 

Cultura

O Museu do Tesouro Real, em Lisboa, é hoje inaugurado, passando a estar aberta a visitas uma das mais importantes coleções mundiais de joias, representativa do que de melhor se fez a nível de artes decorativas portuguesas e europeias do século XVI ao século XX.

 

Greve

Os trabalhadores da Portway iniciam hoje uma greve, que se vai prolongar até 31 de dezembro, exigindo a adesão ao Acordo da Empresa, depois de o sindicato ter lamentado a “irredutibilidade” da empresa de assistência em terra nos aeroportos.

 

Saúde

A partir de hoje, as taxas moderadoras passam a ser pagas apenas nos serviços de urgência quando o doente não vai referenciado pelo Serviço Nacional de Saúde ou quando não resulte internamento.

 

Transportes

As tarifas dos táxis vão subir em média mais de 8% a partir de hoje, segundo a convenção assinada entre a Direção-Geral das Atividades Económicas, a associação ANTRAL e a Federação Portuguesa do Táxi e já homologada pelo Governo.

"Militares portugueses vão estar a 1.080 quilómetros da Ucrânia"

Chefe do Estado-Maior da Armada Gouveia e Melo na partida da Força de Fuzileiros para a Lituânia

E finalmente

"A maternidade é talvez a transição mais importante na vida de uma mulher". A afirmação é de Constança Cordeiro Ferreira, fundadora do Centro do Bebé, que em entrevista à CNN Portugal, lembra que as dores, o sono, o cansaço e as discussões conjugais fazem parte da realidade do pós-parto sobre a qual não se fala e que não aparece nas redes sociais. Saiba mais neste artigo.

Bebé a dormir. (Pexels)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais