5 coisas que importam hoje: PSD, Cabrita, Cimeira, Greve e Covid-19

Ter, 07 dez 2021

Quando pensávamos que o sol de inverno tinha vindo para ficar - pelo menos até ao Natal - eis que surge uma nova, não variante, mas sim depressão meteorológica de seu nome Barra. Com chuva por vezes persistente, agitação marítima forte e vento, os próximos dias não vão ser favoráveis à saída de casa sem o guarda-chuva na mão. Esta e outras cinco notícias que precisa de ler antes de enfrentar o mau tempo. Bom dia!

1. PSD

O PSD está a horas de decidir se vai sozinho às eleições ou coligado à direita com o CDS e PPM. E de saber quais são os nomes dos candidatos a deputados. O conselho nacional do PDS reúne-se hoje para votar as listas de candidatos a deputados para as próximas legislativas e decidir sobre uma possível coligação pré-eleitoral. O encontro está marcado para as 21:00, mas Rui Rio já disse que um eventual acordo com o CDS e com o Partido Popular Monárquico só está em cima da mesa se for essa a proposta da Comissão Política Nacional, que também tem reunião marcada para hoje. Apesar de defender que o partido não deve "encostar-se à direita", o presidente do PSD já disse ser tendencialmente favorável a uma coligação com o CDS.

2. Cabrita

A acusação de homicídio por negligência ao motorista de Eduardo Cabrita pode ter um erro processual. O documento do Ministério Público diz que seguiam cinco pessoas no carro, mas o elemento do Corpo de Segurança da PSP seguia numa segunda viatura da comitiva. Este lapso contribui para retirar responsabilidades ao ministro, visto que as regras protocolares ditam que, na ausência do elemento de segurança pessoal dentro do carro, quem manda na viatura é o ministro. A advogada do motorista - que está acusado de homicídio por negligência - já admitiu que está a pensar pedir a abertura de instrução devido a incongruências na acusação. Mas este não é o único ponto de análise do caso. Em declarações exclusivas à CNN Portugal, Jorge Martins, um dos peritos que fez o relatório da reconstituição do acidente, afirma que para além do excesso de velocidade há outro fator decisivo que contribuiu para o acidente: o automóvel circulava na faixa da esquerda, numa zona de curva ligeira, o que pode ter impedido o motorista de ver o trabalhador.

3. Cimeira

Joe Biden e Vladimir Putin vão reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, num momento de agravamento de tensões bilaterais devido à concentração de tropas russas junto à fronteira com a Ucrânia. O encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia tem como questão central a Ucrânia, numa altura em que Kiev acusa a Rússia de concentrar mais de 90.000 soldados na fronteira com o objetivo de atacar o seu território durante o inverno. As tensões entre os dois países remontam a 2014, desde a anexação da península da Crimeia pela Rússia e as denúncias ocidentais do apoio russo aos separatistas no leste da Ucrânia. Este é o segundo encontro entre Biden e Putin. O primeiro encontro, presencial, aconteceu em junho passado em Genebra, na Suíça. A cimeira virtual acontece após Putin ter proposto à NATO a assinatura de um pacto de segurança para evitar o ingresso na Aliança Atlântica da Ucrânia e da Geórgia.

4. Greve

Se é do Porto e tenciona usar transportes para se deslocar, saiba que hoje é, novamente, dia de greve no Metro e não estão previstos serviços mínimos. De acordo com a empresa, o serviço vai estar "muitíssimo condicionado" estando previstas apenas circulações muito pontuais na Linha Amarela, que liga o Porto a Gaia e entre as estações da Senhora da Hora e Campanhã. Os maquinistas já tinham estado em greve na passada sexta-feira e, de acordo com os sindicatos, a adesão foi "total". A greve vai afetar também a deslocação para o estádio do Dragão dos adeptos que vão assistir hoje ao encontro entre o Futebol Clube do Porto e o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões.

5. Covid-19

A decisão da Direção-Geral de Saúde sobre a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos é esperada a qualquer momento. A CNN Portugal sabe que a Comissão Técnica de Vacinação é favorável à administração da vacina da Pfizer nesta faixa etária, aquela que na última reunião de peritos registava mais novos casos em Portugal. Esta segunda-feira, o ministro da Educação afirmou que quer uma operação "rápida" e que acredita que no dia 10 de janeiro, fim das férias escolares, a imunização deste grupo estará praticamente concluída e que“uma parte significativa possa estar vacinada”. Já Lacerda Sales garante que está tudo preparado para avançar com a vacinação deste grupo. A União Europeia já anunciou que as vacinas da Pfizer para as crianças chegam aos Estados-membros no próximo dia 13 de dezembro. No passado dia 25 de novembro, o regulador europeu (Agência Europeia do Medicamento) autorizou a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos.

Acontece hoje

Liga dos Campeões

Sporting defronta o Ajax com passagem assegurada à próxima fase. Já o FC Porto procura uma vitória frente ao Atlético de Madrid para assegurar um lugar nos oitavos de final. Os dois jogos acontecem às 20:00, com a partida do Sporting a ter transmissão na TVI e comentários na CNN Portugal.

Reunião dos Ministros da Saúde Europeus

Comissão Europeia vai analisar as últimas informações sobre a Ómicron. Os 27 vão ainda discutir as restrições aéreas. Marta Temido não estará presente no encontro.

'Taxa zero ao volante'

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a GNR e a PSP lançam hoje a campanha de alerta para os riscos da condução sob a influência do álcool, com operações em várias localidades do país.

Centro de testes covid-19

No Porto abrem, a partir de hoje, os primeiros seis centros para realização de testes próximos de bares, restaurantes, cafés e comércio. As primeiras localizações são junto de estabelecimentos nos Clérigos, na Ribeira ou na Rua das Flores e na Trindade.

Alemanha com nova coligação

O Partido Social Democrata, os Liberais e o Partido Ecologista assinam o documento de coligação para formar governo. O parlamento federal alemão elegerá em 8 de dezembro para o cargo de chanceler o social-democrata Olaf Scholz, pondo termo aos 16 anos de Angela Merkel no poder.

“Se o carro fosse a 120km/h, teria havido maior possibilidade de evitar o atropelamento”

Jorge Martins, professor do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho 

E finalmente

Novas regras do teletrabalho entram em vigor a 1 de janeiro

São várias as mudanças que entram em vigor no novo o ano, entre as quais o alargamento do teletrabalho aos pais com filhos até aos oito anos de idade sem necessidade de acordo com o empregador. Mas há condições, saiba quais.

Computador

Mau tempo em Portugal

A depressão Barra chega hoje e até ao final da manhã de amanhã conte, já sabe, o guarda-chuva é o acessório que não pode dispensar.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais