5 coisas que importam hoje: Pedofilia, Petrolíferas, Ucrânia, Solidariedade e Tabaco

Seg, 30 mai 2022

A Kalush Orchestra, a banda ucraniana que venceu o Festival da Eurovisão, leiloou o troféu e o dinheiro arrecadado vai ser entregue ao Exército da Ucrânia para a compra de drones para ajudar na guerra. Por cá, 24 portugueses estão a participar num projeto internacional de prevenção da pedofilia e que dá apoio a pessoas que se sintam atraídas sexualmente por menores. Estas e outras notícias para ler esta segunda-feira. Bom dia e boa semana!

 

Equipas de resgate encontraram, esta segunda-feira, os destroços do avião que caiu no Nepal com 22 pessoas a bordo. Até ao momento, foram recuperados 14 corpos. [Foto: Associated Press]

1. Pedofilia

Em Portugal, 24 homens pediram ajuda para travar o desejo sexual por menores. Estes portugueses estão a ser acompanhados por médicos especializados através de um projeto internacional que tem como objetivo o combate e prevenção da pedofilia Troubled Desire (Desejos problemáticos) - e que já está presente em mais de 15 países diferentes. Ricardo Barroso, responsável do programa em Portugal, falou em exclusivo à CNN Portugal e explicou como este projeto permite, através de uma plataforma online, que as pessoas com desejos sexuais com menores peçam ajuda através de um questionário anónimo, traduzido em várias línguas.

2. Petrolíferas

O Reino Unido avançou com o imposto sobre petrolíferas de que Portugal abdicou. O  Governo português chegou a acenar com o “windfall tax”, um imposto que tributa lucros obtidos por empresas que beneficiam de condições que não controlam nem provocaram, mas acabou por recuar. Agora, o Reino Unido anunciou que vai introduzir um imposto de 5,6 mil milhões de euros sobre os lucros inesperados das empresas de petróleo e gás, cedendo à pressão de ativistas para arrecadar dinheiro para ajudar milhões de pessoas que lutam com a pior crise de custo de vida em décadas.

3. Ucrânia

O ministro da Saúde ucraniano admite que a situação na linha de combate está muito complicada e acusa a Rússia de não permitir a criação de corredores humanitários para fornecer ajuda médica aos territórios ocupados. Numa entrevista exclusiva feita pela correspondente médica da CNN Portugal, Ana Sofia Baptista, Viktor Liashko estima que a Ucrânia vai precisar de quase mil milhões de euros para reconstruir as infraestruturas médicas no país.

4. Solidariedade

"Os portugueses são extraordinários". A frase é de Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, depois de serem conhecidos os resultados da campanha nacional que decorreu durante o fim de semana. Em dois dias, foram recolhidas 1.695 toneladas de alimentos, mais 72 toneladas do que em maio de 2019. Os alimentos recolhidos vão começar a ser distribuídos já a partir da próxima semana, contribuindo para ajudar a suprir as necessidades alimentares de cerca de 400 mil pessoas, apoiadas por 2.600 instituições.

5. Tabaco

O consumo de tabaco e cigarros eletrónicos nos jovens é preocupante. O alerta vem da Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia que diz que o marketing agressivo e eficaz da indústria é o principal responsável pela epidemia tabágica em Portugal. A pneumologista Sofia Ravara alerta ainda que “educar não basta, é preciso regular as atividades de ‘marketing’ da indústria e restringir as oportunidades para fumar nos locais públicos, incluindo à saída das escolas e discotecas”.

Acontece hoje

Conselho Europeu

Os líderes da União Europeia iniciam hoje em Bruxelas uma cimeira extraordinária de dois dias, na qual discutirão questões de energia, segurança alimentar e defesa, em todos os casos à luz da guerra na Ucrânia, novamente o tema central.

 

Liga das Nações A

A seleção portuguesa de futebol retoma hoje a preparação para os quatro primeiros jogos do Grupo 2, após um dia de folga, num treino que irá contar com Rui Patrício, Pepe e Diogo Jota.

 

ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos vai passar a publicar semanalmente, a partir de hoje, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

 

Municípios

A Assembleia Municipal do Porto vota hoje a saída da autarquia da Associação Nacional de Municípios por querer assumir de forma "independente" e "sem qualquer representação" o processo de descentralização.

 

Educação

O Ministério da Educação reúne-se hoje com os sindicatos do setor para voltar a discutir duas propostas sobre mobilidade por doença e renovação de contratos, depois de os representantes dos docentes terem solicitado negociação suplementar dos temas.

“Há o risco de termos uma guerra não declarada com a Rússia e o risco de termos fome no Norte de África"

Paulo Portas, comentador TVI

E finalmente

37 anos depois desta letra ter sido escrita e de a música ter sido editada, “Running up that Hill” de Kate Bush entra de novo e em grande velocidade nos tops de músicas mais ouvidas. Saiba porquê neste artigo.

Kate Bush

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais