5 coisas que importam hoje: Moreira, Pinho, Moedas, Indecisos e Bactérias

Sex, 21 jan 2022

Rui Moreira conhece hoje o acórdão do processo Selminho, onde está acusado de prevaricação. Por saber está o sentido de voto dos indecisos, que neste momento representam já 20% dos eleitores. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta sexta-feira. Bom dia e bom fim de semana.

Dois rins de porco geneticamente modificados foram transplantados, com sucesso, para o corpo de um humano que estava em morte cerebral, revela um estudo publicado no American Journal of Transplantation. O transplante de órgãos suínos em humanos promete aumentar o número de órgãos disponíveis para transplante e evitar milhares de mortes nos EUA todos os anos devido à escassez de órgãos.

1. Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, conhece hoje o acórdão do processo Selminho, onde está acusado de prevaricação, por suspeitas de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município portuense. A leitura do acórdão está marcada para as 14:30 no Tribunal de São João Novo, no Porto, e estará a cargo do coletivo de juízes presidido por Ângela Reguengo. Nas alegações finais, que decorreram a 15 de dezembro, o procurador do Ministério Público pediu a condenação do autarca a uma pena suspensa e perda de mandato, enquanto a defesa pediu a absolvição. Rui Moreira marcou presença em todas as sessões de julgamento.

2. Pinho

O ex-ministro Manuel Pinho não vai pagar a caução de seis milhões de euros, alegando que a medida de coação que devia ser imposta era o termo de identidade e residência. O prazo para o pagamento da caução foi, aliás, já ultrapassado sem que o montante tenha sido liquidado, o que era previsível uma vez que Manuel Pinho já tinha feito saber que não possuía meios para cumprir a medida promovida pelo Ministério Público. A defesa do ex-ministro considerou falso existir perigo de fuga no âmbito do caso EDP e criticou o Ministério Público por pedir o agravamento das medidas de coação quando o processo mudou de juiz de instrução.

3. Moedas

O Partido Socialista bloqueou o primeiro orçamento de Carlos Moedas enquanto presidente da Câmara de Lisboa. O anúncio foi feito pelo chefe de gabinete do autarca nas redes sociais. Os socialistas tinham anunciado na quarta-feira que se iriam abster na votação do orçamento, mas acabaram por bloqueá-lo. Com este bloqueio, a votação fica adiada. Em causa está o facto de o PS ter alertado para “um erro de 40 milhões de euros”, mas que o vice-presidente da câmara considerou tratar-se de “tentativa de criar confusão”.

4. Indecisos

Quem são e o que pensam os indecisos que podem dar a vitória a António Costa ou Rui Rio? Enquanto a distância na intenção de voto entre os líderes do PS e o do PSD é cada vez mais curta, a percentagem dos que ainda não decidiram mantém-se nos 20%, segundo a Tracking Poll da CNN Portugal. Politólogos e especialistas em sondagens explicam o que pode fazer estas pessoas mudar de opinião e dar a vitória a um dos candidatos. Seja qual for a decisão, preparámos também um guia para conhecer as regras para votar em pandemia.

5. Bactérias

As infeções causadas por bactérias resistentes a antibióticos matam 1,2 milhões de pessoas por ano globalmente, mais do que a SIDA e a malária. São também responsáveis pela infeção de quase cinco milhões de pessoas que morreram em hospitais por outras causas, de acordo com um estudo publicado pela revista The Lancet, que analisou dados de 204 países. Os investigadores consideram que, em menos de 30 anos, as superbactérias vão ser responsáveis pela morte de 10 milhões de pessoas por ano, ou três vezes mais do que a estimativa da mortalidade por covid-19 em 2020.

Acontece hoje

Rendeiro

O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro regressa hoje ao Tribunal de Verulam, na África do Sul, para a primeira sessão do processo de extradição para Portugal, 42 dias depois de ter sido preso. João Rendeiro foi detido a 11 de dezembro na cidade de Durban, após quase três meses fugido à justiça portuguesa, e está a aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Westville.

 

Campanha

Ao sexto dia de campanha para eleições legislativas antecipadas, o secretário-geral do PS e o presidente do PSD apostam ambos na região Centro, mas António Costa vai andar pelo interior enquanto Rui Rio escolheu o litoral. Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, também vai passar por Coimbra, mas só à noite para um comício. Pela CDU, João Oliveira ruma ao sul do país e começa o dia em Sines junto da população. O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai estar pelo norte do país e visita o Mercado do Bolhão, no Porto. Já a porta-voz do PAN, visita as Alagoas Brancas, no Algarve. Da parte da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo continua por Lisboa e Vale do Tejo. André Ventura, do Chega, começa o dia mais cedo do que habitual, com um almoço-comício em Viana do Castelo. Também a norte, Rui Tavares, cabeça de lista do Livre pelo círculo eleitoral de Lisboa, visita uma sapataria ecológica em Braga.

 

Manobras

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos da América e da Rússia, Antony Blinken e Serguei Lavrov, respetivamente, encontram-se hoje em Genebra (Suíça) num momento de forte tensão entre Moscovo e o Ocidente devido às manobras militares russas junto da fronteira com a Ucrânia. Nos últimos dias, e antes deste encontro na cidade suíça, o secretário de Estado norte-americano iniciou um intenso périplo diplomático, que teve paragens em Kiev e em Berlim.

 

Bolsonaro

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, visita hoje o Guiana, após uma deslocação, na quinta-feira, ao Suriname, para debater com os dois homólogos temas das agendas bilaterais e projetos de interesse comum. A viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, com a retoma do diálogo estratégico entre os governos e perspetivas de maior desenvolvimento económico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás.

 

I Liga

O Benfica procura vencer em Arouca, no arranque da 19.ª jornada da I Liga de futebol, e manter a candidatura ao título, cuja luta parece cada vez mais limitada a FC Porto e Sporting. A equipa agora treinada por Nélson Veríssimo, sucessor de Jorge Jesus, espera também regressar aos triunfos, frente ao 17.º e penúltimo colocado, em zona de despromoção, após o empate 1-1 concedido na ronda anterior na receção ao Moreirense.

Frases

“Acho que as pessoas já todas se habituaram a uma ideia que é muito importante num Estado de direito democrático: à política o que é da política, à justiça o que é da justiça.”

António Costa, primeiro-ministro e secretário-geral do PS, sobre o pedido do Ministério Público de levantamento da imunidade parlamentar do ex-ministro Eduardo Cabrita e o seu impacto na campanha eleitoral.

E finalmente

Cinco filmes portugueses, entre os quais "Mosquito" e "Variações", vão ser exibidos nos próximos meses em Itália, pondo fim a vários anos sem estreias comerciais de cinema português neste país.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais