5 coisas que importam hoje: Massacre, Zelensky, Coreia, Saúde e Chelsea

Qua, 25 mai 2022

Um tiroteio numa escola primária no Texas fez, esta quarta-feira de madrugada, pelo menos 21 mortos. Um jovem de 18 anos entrou na escola a disparar, matando 19 crianças e dois professores, tendo depois sido abatido pela polícia. Por cá, os especialistas garantem que, apesar de cada vez mais se falar em doenças sobre as quais nunca nada tínhamos ouvido, não há motivos de preocupação. Estas e outras notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!

 

Martim Sousa Tavares pensou que o email era spam, mas afinal era um prémio europeu que vinha para Portugal (pela primeira vez). A CNN Portugal falou com o maestro português na Alemanha, onde este recebeu o Prémio Carlos Magno para a Juventude 2022 para o projeto Orquestra Sem Fronteiras.

1. Massacre

Um tiroteio na escola primária de Robb, em Uvalde, no Texas, fez esta madrugada pelos 21 mortos: 19 alunos e dois professores. O autor do tiroteio é Salvador Ramos, um jovem de 18 anos, que acabou por ser morto durante uma troca de tiros com a polícial. Segundo o governador Greg Abbott, o jovem "atirou e matou, de forma horrível e incompreensível". A ONG Gun Safety diz que este foi o tiroteio mais mortal numa escola primária desde o de Sandy Hook, no Connecticut - em 2012 - que resultou em 28 mortos, 20 crianças e oito adultos.

2. Zelensky

Volodymyr Zelensky avisou, na noite passada, que a Rússia terá de devolver todos os territórios da Ucrânia que ocupou ilegalmente, incluindo a Crimeia, que Moscovo invadiu em 2014. No seu discurso noturno diário, que esta terça-feira assinalou três meses de guerra, Zelensky notou que o regime de Putin não consegue melhor do que alegar que falhou na invasão à Ucrânia porque quis. "Quase 30 mil soldados russos foram mortos, mais de 200 aviões foram abatidos, milhares de tanques estão perdidos", e "eles querem encobrir isso com a mentira de que não estão a lutar com a força máxima?", ironizou o presidente ucraniano.

3. Coreia

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano revelou que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção a águas costeiras norte-coreanas no leste, pouco depois da visita de Joe Biden à Ásia. Para além do míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), a Coreia do Norte lançou ainda dois outros mísseis balísticos. O suposto ICBM atingiu uma altura máxima de 540 quilómetros, tendo voado 360 quilómetros para leste, depois de ter sido disparado da região que rodeia a capital do Norte.

4. Saúde

Covid-19hepatite agudamonkeypox. É impressão nossa ou, de repente, estamos a ser assolados por uma série de doenças de que nunca tínhamos ouvido falar? Porque passamos o tempo a falar de doenças? Devemos ficar preocupados? À CNN Portugal, os especialistas garantem que não há motivos para pânico, uma vez que as doenças existem, mas também estamos mais preparados para as prevenir, detetar e tratar. Saiba mais neste artigo.

5. Chelsea

O Governo britânico aprovou a venda do Chelsea a um consórcio liderado pelo multimilionário norte-americano Todd Boehly. A informação foi avançada pela ministra da Cultura, Média e Desporto britânica, esta quarta-feira de manhã, depois da Premier League já ter aprovado a operação. Este é um negócio que também terá de ser autorizado pelas autoridades portuguesas, uma vez que Abramovich também tem passaporte português.

Acontece hoje

NATO

Delegações da Suécia e da Finlândia deslocam-se hoje a Ancara na esperança de convencer a Turquia a retirar a sua oposição às candidaturas dos dois países nórdicos à NATO. Isto no mesmo dia em que o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, visita os dois países nórdicos, tendo na agenda reuniões com as primeiras-ministras sueca e finlandesa, Magdalena Andersson e Sanna Marin, respetivamente.

 

Cultura

Vinte atores estarão, a partir de hoje, no programa Passaporte, de promoção internacional de talentos portugueses, que ambiciona consolidar-se como um evento sustentado e financiado a vários anos.

 

EMEL

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa concentram-se hoje à tarde à porta da câmara municipal, em plenário, para exigirem aumentos salariais.

 

Tejo

Os trabalhadores da Soflusa realizam um plenário hoje à tarde, pelo que as ligações fluviais entre Lisboa e o Barreiro, no distrito de Setúbal, deverão estar interrompidas temporariamente.

 

Greve

Os guardas florestais da Guarda Nacional Republicana realizam uma greve de 24 horas para exigirem ao Governo resposta favorável a reivindicações como aprovação de uma tabela remuneratória específica e atribuição de suplementos remuneratórios.

"O que é que estamos a fazer? Temos mais tiroteios do que dias do ano."

Chris Murphy, senador democrata norte-americano sobre notícia de mais um tiroteio no país

E finalmente

Bahia Bakari foi a única sobrevivente de um acidente de avião da Yemenia Airways, em 2009, no arquipélago de Comores, que matou 152 pessoas. Agora, no julgamento contra a companhia aérea num tribunal francês, a jovem contou finalmente a sua história. Leia aqui o seu testemunho.

Bahia Bakari à saída do tribunal (Thomas Samson, Getty Images)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais