5 coisas que importam hoje: Massacre, Rússia, Covid-19, Aborto e Chelsea

Qui, 26 mai 2022

O massacre numa escola primária do Texas chocou a América e deu origem a muitos apelos para que se aperte o controlo de armas no país. No entanto, Ted Cruz, senador conservador do Texas, recusa os apelos e diz que a culpa é das portas, não das armas. Por cá, o Governo português já deu autorização à venda do Chelsea, depois das autoridades britânicas terem garantido que as receitas das vendas reverterão para fins humanitários. Estas e outras notícias para ler esta quinta-feira. Bom dia!

Continua o desfile de estrelas em Cannes. Esta quarta-feira, Georgina Rodriguez e Sara Sampaio foram duas das estrelas que pisaram a passadeira vermelha do Palácio de Festivais e Congressos de Cannes (Foto: Associated Press)

1. Massacre

Um dia depois do massacre que matou 19 crianças numa escola primária no Texas, a polícia de Richardson revelou que deteve um estudante da escola Secundária de Berkner, também no Texas, que tinha duas armas no carro. Da política ao desporto passando pelas artes, ninguém ficou indiferente à tragédia ocorrida na escola primária de Uvalde e foram muitos os que se manifestaram, pedindo mais ação e dizendo que "já chega" de palavras e momentos de silêncio.

2. Rússia

A Rússia tem enviado funcionários para as diferentes embaixadas da União Europeia com o intuito de conduzir ações de espionagem contra os países anfitriões. Quem o diz é Peter Stano, porta-voz principal da UE para os assuntos externos, que em entrevista à CNN Portugal diz ainda que esse terá sido o motivo que levou vários países, incluindo Portugal, a expulsar funcionários russos das missões diplomáticas. Leia aqui a entrevista com o representante do serviço diplomático da União Europeia.

3. Covid-19

Os cientistas já sabiam que a transmissão aérea da covid-19 através de pequenas partículas que se espalham no ar quando respiramos é consideravelmente maior durante a prática de exercício físico em espaços fechados. Mas agora, um novo estudo vem revelar como os ginásios, assim como outros locais com pouca ventilação, podem ser pólos de transmissão.Saiba mais neste artigo.

4. Aborto

O estado norte-americano do Oklahoma aprovou uma lei que proíbe o aborto a partir do momento da fertilização. A nova lei, que foi assinada pelo republicano Kevin Stitt, segue a linha da polémica lei contra o aborto aprovada no ano passado no Texas, permitindo que os cidadãos denunciem qualquer empresa ou pessoa que dê assistência a uma mulher na interrupção da sua gravidez. A lei agora aprovada proíbe assim a interrupção voluntária da gravidez, exceto quando a vida da mãe estiver em perigo, ou quando a gravidez for resultado de violação ou incesto.

5. Chelsea

O Governo português já deu autorização à venda do Chelsea por Roman Abramovich. O negócio teve de ser autorizado pelo Estado português uma vez que o cidadão russo tem passaporte nacional. Em comunicado, o ministro dos Negócios Estrangeiros explica que "a autorização portuguesa decorre da garantia dada pelas autoridades britânicas de que as receitas da venda serão utilizadas para fins humanitários".

Acontece hoje

Economia

A Direção-Geral do Orçamento vai divulgar hoje a síntese de execução orçamental até abril, sendo que, no mês anterior, foi registado um excedente em contabilidade pública de 672 milhões de euros, uma melhoria de 3.071 milhões de euros.

 

Cultura

O North Music Festival começa hoje, com Ornatos e Violeta e Linda Martini, e acontece até sábado, na Alfândega do Porto, com nomes como The Jesus and Mary Chain, The Waterboys e GNR.

 

Liga das Nações A

A seleção portuguesa de futebol inicia hoje, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a preparação para os quatros primeiros jogos do Grupo 2, que não irá contar ainda com Rui Patrício e Diogo Jota.

 

Justiça

O Tribunal de Santarém começa hoje a julgar um ex-comandante do posto da GNR de Alpiarça pelos crimes de denegação de justiça e violação de domicílio praticada por funcionário, por realizar uma busca num consultório médico sem mandado judicial.

 

Habitação

A Câmara de Lisboa lança hoje a construção de 50 casas no Bairro da Boavista, integradas na operação de realojamento em curso na zona de alvenarias e que representa um investimento superior a 6,5 milhões de euros. A cerimónia está marcada para as 10:00 e contará com a participação do presidente da autarquia, o social-democrata Carlos Moedas.

"Vocês não fizeram nada (...). Alguém tem de defender as crianças deste estado ou elas continuarão a ser mortas como foram mortas em Uvalde. (...) Todos nós, todos os texanos, todos os americanos somos responsáveis."

Democrata Beto O'Rourke, ex-representante do Texas no Congresso, interrompeu conferência de imprensa e acusou o governador Greg Abbott de nada fazer para impedir o ataque, uma vez que é um defensor da livre posse de armas

E finalmente

Uma das equipas policiais que preparava a operação para desmantelar um perigoso grupo criminoso no Rio de Janeiro foi descoberta às primeiras horas do dia. Seguiram-se confrontos pelas ruas de Vila Cruzeiro. Para muitos, só terminou numa zona de mato, onde acabaram alvejados. Leia aqui o que se sabe sobre a operação policial mais mortífera no Rio de Janeiro.

Operação policial em Vila Cruzeiro, Rio de Janeiro (AP Photo/Silvia Izquierdo)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas