5 coisas que importam hoje: Manuel Pinho, Conselho Europeu, Zona Euro, Covid-19 e Lisboa

Qui, 16 dez 2021

Quinta-feira cheia na Europa, com Conselho Europeu e Banco Central Europeu a reunirem-se para decidir contas e mais contas. Quem também andará a fazer contas à vida será Manuel Pinho para encontrar os seis milhões de euros que precisa para pagar a caução que o tribunal lhe impôs e diz não ter. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler esta quinta-feira. Bom dia!

Mais de 45 mil pessoas deixaram as suas casas para procurar abrigo, incluindo muitos turistas que se encontram na região, com aproximação de tufão Rai das Filipinas (Foto: EPA)

1. Manuel Pinho

Adequado, exagerado ou armadilha? Manuel Pinho ganhava 89 mil euros por mês quando era ministro, agora pedem-lhe seis milhões que diz não ter. Numa análise feita pela CNN Portugal, concluímos que os salários conhecidos do antigo ministro da Economia são elevados, mas só a vida frugal que Manuel Pinho não teve poderia fazê-lo dispor dos seis milhões que o tribunal impôs de caução.

2. Conselho Europeu

A escalada de tensão com a Rússia e a Bielorrússia é um dos temas em destaque no Conselho Europeu. Os líderes vão ainda discutir os preços da energia, assim como a futura política de segurança e defesa da União Europeia. Outro dos temas que volta a estar em cima da mesa é a pandemia. A reunião marca a estreia do novo chanceler alemão, Olaf Scholz. Já Portugal vai estar representado pelo primeiro-ministro, pela primeira vez desde a dissolução da Assembleia da República.

3. Zona Euro

A escalada de preços na Zona Euro é o principal tema da reunião do Banco Central Europeu. Os mercados aguardam as decisões da instituição sobre o futuro das taxas de juro e do programa de compra de dívida. Apesar de considerar a escalada de preços temporária, várias vozes dentro da entidade pedem uma ação imediata. Mas as taxas de juro deverão ser mantidas, bem como os programas de compra de dívida. O BCE irá ainda apresentar novas previsões económicas e a estimativa para a inflação do próximo ano deverá ser revista em alta.

4. Covid-19

A utilização de máscara nos espaços públicos em Portugal pode voltar a ser obrigatória para controlar a pandemia de covid-19. O Governo fica, a partir de hoje, habilitado a aplicar essa medida, sem precisar da autorização da Assembleia da República. De acordo com o decreto promulgado a 29 de novembro pelo Presidente da República, a aplicação desta medida está dependente da evolução da pandemia, nomeadamente do número de infeções e do índice de transmissibilidade da doença.

5. Lisboa

Lisboa vai reforçar a testagem à covid-19 com três novos postos de rua. A partir de hoje e até dia 31 haverá mais dois centros de testagem no Parque das Nações e um em Belém para responder à procura durante a época festiva. Os centros de testagem na capital funcional das 9:00 às 18:00, de segunda-feira a sábado, mas devido ao Natal, na próxima semana o horário vai ser alargado. Os 11 centros de testagem da cidade passam a funcionar até às 2:00.

Acontece hoje

Taça da Liga

Boavista e Sporting de Braga discutem a última vaga para a Taça da Liga em futebol, em jogo que definirá quem se junta nas meias-finais aos já apurados Sporting, Benfica e Santa Clara.

Austrália

Recorde de casos diários de covid-19 no estado de Nova Gales do Sul. Nas últimas 24 horas, mais de 1.742 novos casos de coronavírus, incluindo 122 da nova variante Ómicron.

Madeira

A proposta de Orçamento para 2022, no valor de 2.125 milhões de euros, o maior de sempre, deverá ser aprovada na Assembleia Legislativa Regional, com os votos favoráveis dos partidos que suportam o executivo, de coligação PSD/CDS-PP.

Justiça

Decorre no Tribunal de São João Novo, no Porto, a leitura do acórdão no caso de uma freira acusada de desvio de fundos do Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus.

Censos

O Instituto Nacional de Estatística divulga os Resultados Provisórios do Censos 2021. Os dados seriam divulgados em 2022, mas foi antecipada pela forte adesão da população à resposta digital e a eficácia do sistema de tratamento e validação dos dados.

“A cama é para dormir e fazer sexo”.

Anselmo Pinto, médico do sono

E finalmente

“A sua falta irá sempre ser sentida”. A morte de Rogério Samora, aos 62 anos, deixa um vazio no mundo artístico.

Nascido na Amadora, fez do palco a sua vida e, apesar de, em 2018, ter anunciado que ia deixar a carreira artística, ainda voltou às novelas. A 20 de julho de 2021 sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações de uma novela, tendo morrido esta quarta-feira. O velório acontece amanhã, na Basílica da Estrela.

 

 

 

 

Rogério Samora

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais