5 coisas que importam hoje: Linhagem, Maioria, Carnaval, Síndrome e Biden

Qui, 20 jan 2022

Não bastava a Ómicron por si só, uma nova linhagem desta variante da covid-19 pode ser ainda mais contagiosa que a original. No sentido inverso, é cada vez mais baixa a popularidade de Joe Biden, um ano depois da posse como presidente dos Estados Unidos. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta quinta-feira. Bom dia.

Com as temperaturas em Moscovo a descerem aos nove graus negativos, o mergulho em águas geladas só pode mesmo ser uma revelação. Na Rússia, centenas de pessoas celebraram a Epifania Ortodoxa, um ritual religioso que recorda o batismo de Jesus e no qual os crentes se lavam dos pecados. Mas são precisos três mergulhos.

1. Linhagem

Ainda está presente em poucos países, mas os primeiros dados da análise à linhagem BA.2 da variante Ómicron sugerem que pode ser ainda mais contagiosa. É isso que se pode concluir dos dados disponibilizados pela Dinamarca, que identificou a mutação pela primeira vez na segunda semana de dezembro. Esta linhagem, recorde-se, foi já detetada em Portugal.

2. Maioria

António Costa já a pede “sem medo das palavras” e, mais uma vez, a necessidade (ou não) de uma maioria absoluta voltou a ser assunto de campanha em legislativas. Mas é assim tão fácil conseguir uma? E prevê-la a partir de sondagens? E que percentagem é necessária? A CNN Portugal preparou um guia sobre a maioria absoluta que é também um guia para entender como são contados os nossos votos. E se as eleições legislativas se realizassem neste momento, em que partido votaria?

3. Carnaval

Depois de Loulé, Ovar, Estarreja, Arcos de Valdevez, também Torres Vedras cancelou os festejos de Carnaval. É a terceira vez que o Carnaval mais português de Portugal, como é conhecido, não se realiza, a segunda devido à pandemia. A primeira vez que não saiu à rua foi em 1984 devido às cheias ocorridas meses antes na cidade.

4. Síndrome

Portugal participou num estudo científico que identificou os dois primeiros doentes, um menino de três anos e uma adolescente de 16, com uma nova síndrome com origem em mutações genéticas que se pensava serem incompatíveis com a vida, mas que podem servir de marcadores de diagnóstico de doenças raras. O estudo, publicado na revista científica Science Advances, teve o contributo do Instituto Gulbenkian de Ciência, onde foi feito em grande parte o trabalho, do Algarve Biomedical Center Research Institute e de instituições na Áustria e nos Países Baixos.

5. Biden

Um ano depois da posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden tem a segunda taxa de aprovação mais baixa da história do país. E o partido republicano terá vantagem nas eleições intercalares que decidirão o controlo do Congresso. Mas até lá é no Senado que se vão fazendo contas, ou melhor, a ausência delas. Os republicanos bloquearam uma nova lei com a qual Joe Biden pretende proteger o direito de voto contra as restrições impostas em estados conservadores. Oposição recorreu a uma manobra conhecida como 'filibuster', que lhe permite impedir o debate sobre qualquer medida.

Acontece hoje

DGS

O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, que será hoje apresentado, prevê a criação de uma rede de colaboração com as áreas da Administração Interna e a Justiça, no âmbito da prevenção dos riscos para os trabalhadores. O plano, que será apresentado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tem como objetivos específicos conhecer e investigar o fenómeno da violência no setor e definir orientações para prevenir e intervir nesta área.

 

Leilão

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) promove hoje o terceiro leilão extraordinário para a colocação de energia adquirida pelo Comercializador de Último Recurso (CUR) a produtores em regime especial (PRE). Os leilões extraordinários foram decididos pela ERSE como uma medida para mitigar os riscos para o funcionamento do mercado elétrico decorrentes dos elevados preços e volatilidade nos mercados grossistas, tanto no mercado português, como da generalidade dos mercados.

 

Moedas

A Câmara Municipal de Lisboa vai votar hoje em reunião privada a primeira proposta de orçamento do executivo de Carlos Moedas (coligação “Novos Tempos” PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), no valor de 1,16 mil milhões de euros. Este é o primeiro orçamento municipal de Lisboa do atual mandato, 2021-2025, sob a presidência do social-democrata Carlos Moedas, que governa sem maioria absoluta.

 

Biden

Joe Biden, 79 anos, tornou-se há um ano o 46.º Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), quando fez o juramento presidencial, em 20 de janeiro de 2021, numa cerimónia em Washington condicionada pela pandemia e pelo ataque ao Capitólio, ocorrido dias antes. Um ano depois de ter chegado à Casa Branca, num momento crítico da democracia norte-americana, num cenário fortemente polarizado, Joe Biden percorreu uma montanha-russa de altos e baixos políticos, onde os seus fracos indicadores de popularidade refletem a predominância de insucessos.

 

Culturgest

A pianista Joana Gama e o compositor Luís Fernandes dão início à programação de música da Culturgest, em Lisboa, para 2022, com a estreia do seu mais recente trabalho, "There’s No Knowing". Os dois músicos apresentam em palco “uma derivação do trabalho de composição, numa abordagem pensada para o contexto de concerto e edição fonográfica”, que promete “uma longa peça musical, de cerca de cinquenta minutos, alicerçada num fino jogo cénico”.

“Eu só jogo no totoloto e pela Internet. Se me sair um prémio eu tenho de ter um registo, senão ainda começam a contar histórias.”

Rui Rio, presidente do PSD, durante a campanha eleitoral em Viseu, depois de entrar numa Casa da Sorte e ter sido convencido a comprar uma raspadinha socialista.

E finalmente

Na Damaia, na Área Metropolitana de Lisboa, Maria Manuela e Maria Irene, duas irmãs proprietárias de uma ourivesaria, defenderam-se de dois assaltantes armados, mesmo sob ameaça de levarem "um tiro". Não se fala de outra coisa na rua por causa da idade das mulheres: uma tem 84 anos e a outra 91.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais