5 coisas que importam hoje: Jubileu, Monkeypox, Tulsa, Negacionistas e Veredicto

Qui, 02 jun 2022

Começam hoje em Londres as celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II: a capital britânica acordou em ambiente de festa e mais de 1.200 soldados vão marchar nas imediações do Palácio de Buckingham. Por cá, e perante a subida de casos de monkeypox, perguntámos a três especialistas se Portugal conseguirá controlar o surto do vírus e conter a doença com sucesso. Estas e outras notícias para ler esta quinta-feira. Bom dia!

Ao fim de dois meses de rigoroso confinamento, a maioria dos mais de 25 milhões de habitantes de Xangai puderam voltar a sair das casas onde viveram confinados desde o início de abril. Houve protestos, champanhe e barbeiros a instalar-se debaixo de postes de eletricidade para cortar cabelos que não viam tesoura há muito. [Foto: AP/Ng Han Guan]

1. Jubileu

As celebrações dos 70 anos de reinado da rainha de Inglaterra - o Jubileu de Platina - começam hoje com o desfile "Trooping the Colour", que foi cancelado nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19. A saudação da família real, que vai aparecer na varanda do Palácio de Buckingham, é um dos momentos mais aguardados, mas a rainha já divulgou entretanto uma mensagem para agradecer todas as manifestações de carinho que tem recebido. Isabel II diz esperar que "os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos".

2. Monkeypox

São já mais de 100 os casos de monkeypox diagnosticados em Portugal, mais de 250 em 23 países. A Organização Mundial da Saúde diz que é pouco provável que este vírus obrigue a declarar uma pandemia, mas o que podemos esperar da doença em Portugal? Falámos com três especialistas, que projetam cinco cenários prováveis para o futuro: é possível que os contágios sejam travados pela vacinação ou até que a doença seja eliminada, mas se não forem seguidas as orientações das autoridades de saúde podemos assistir à propagação do vírus pelas diferentes faixas etárias.

3. Tulsa

Houve mais um tiroteio nos Estados Unidos da América, desta vez em Tulsa, Oklahoma. O atirador disparou indiscriminadamente num piso de um hospital, matando quatro pessoas antes de, alegadamente, se ter suicidado. Ainda não há informações sobre a motivação do atacante e, além das vítimas mortais, há ainda vários feridos em resultado dos disparos.

4. Negacionistas

Os negacionistas da covid-19 tornaram-se negacionistas de outras coisas. Um trabalho da CNN Portugal mostra-lhe como os membros de vários grupos formados nas redes sociais continuam a difundir desinformação e a procurar, um pouco por todo o mundo, fazer valer as suas teorias sem fundamento.  Alegam que são coagidos nas suas liberdades e, recentemente, têm-se esforçado por propagar uma eventual ligação entre a vacina contra a covid-19 e a hepatite aguda atípica em crianças - mesmo que a maioria das crianças diagnosticadas com hepatite não tenha sequer idade para ser vacinada.

5. Veredicto

Uma “orgia de misoginia” com “frenesim de desprezo” que “vítimas de violência assistiram com horror”. O chamado "julgamento do ano", que opôs Johnny Depp a Amber Heard, chegou ontem ao fim e a sentença, a favor do ator, continua a fazer correr muita tinta. Textos de opinião publicados na imprensa britânica e norte-americana lamentam a forma como as redes sociais retrataram o caso e refletem sobre as consequências desta sentença para as mulheres que ganhavam coragem para denunciar agressores. 

Acontece hoje

Liga das Nações

Portugal procura estrear-se com um triunfo no Grupo 2 da Liga das Nações A de futebol, diante da Espanha, em Sevilha, naquele que será, teoricamente, o desafio mais complicado desta fase, frente à finalista na última edição. Numa verdadeira maratona de quatro jogos em apenas 11 dias, a equipa das ‘quinas’ terá, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha,um dos testes mais árduos de toda a fase de grupos. 

 

Polónia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desloca-se hoje à Polónia, um dia depois do executivo comunitário ter dado parecer favorável ao plano de recuperação e resiliência (PRR) polaco, mas com algumas condições: Varsóvia terá de cumprir ainda alguns marcos a nível de reformas do sistema judicial para começar a receber os fundos europeus.

 

Conferência

Alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição são as três frentes em que a Conferência de Estocolmo irá - entre hoje e amanhã - apontar rumos para "desbloquear o futuro". A organização ambientalista portuguesa Zero, que participa no evento, diz que se trata de um "momento decisivo" para os países que se reunirão em plenário, com o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, a intervir hoje por Portugal.

 

Fotografia

A exposição “Na Estrada do Surrealismo - Fernando Lemos” é inaugurada hoje no Centro Português de Fotografia, no Porto, e vai mostrar 123 fotografias do artista que lhe dá nome. A exposição estará patente ao público até 30 de outubro e vai ser inaugurada às 18:00 desta quinta-feira.

 

FICLA

O Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve (FICLA) arranca em Faro, com destaque para a apresentação de 10 filmes de produção recente na competição oficial, dos quais quatro são estreias nacionais. A edição deste ano decorre até 11 de junho.

"Os ucranianos não podem aceitar normalmente todas essas declarações que às vezes ouvimos de líderes de países – em alguns casos, líderes de países grandes e influentes. Não se pode simplesmente conceder partes do território, é como conceder uma liberdade". 

Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, em declarações à ABC News.
 

E finalmente

Kasia Gallanio, antiga princesa do Qatar, foi encontrada morta na sua casa de Marbella. A ex-mulher do príncipe Al-Thani, tio do emir do Qatar, travava uma batalha pela guarda das filhas depois de ter acusado o príncipe de ter abusado de uma delas. Leia mais aqui sobre os contornos deste caso. 

Kasia Gallanio (Instagram)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais