5 coisas que importam hoje: Jovens, IRS, OMS, Mugler e Emirados

Seg, 24 jan 2022

A jornalista Lourdes Maldonado foi assassinada à porta de casa no México, o segundo profissional dos 'media' morto numa semana em Tijuana, a terceira morte em janeiro. Por cá, começa hoje a última semana de campanha para as eleições legislativas. Estas e outras cinco notícias para ler esta segunda-feira. Bom dia e boa semana!

 

Taiwan revelou esta segunda-feira que 39 aviões militares da China entraram na sua Zona de Identificação de Defesa Aérea no domingo à noite, a maior incursão desde outubro. (Fotografia: Associated Press)

1. Jovens

Faltam sete dias para as eleições e, para 43.488 portugueses, isso significa que vão votar pela primeira vez. A CNN falou com seis jovens de 18 anos, sobre como se preparam para ir às urnas, quais os temas que mais os preocupam e o que consideram urgente que os partidos mudem para conseguir chegar a esta geração.

2. IRS

As tabelas de retenção na fonte do IRS vão ser retificadas para salvaguardar que a atualização das pensões, que começou a ser processada em janeiro, não é absorvida pelo imposto, garantindo um aumento líquido do rendimento mensal. O diploma com as novas tabelas de retenção na fonte, é hoje publicado em Diário da República, e produz efeitos a 1 de janeiro de 2022.

3. OMS

Uma luz ao fundo do túnel? O diretor da Organização Mundial de Saúde para a Europa diz que a pandemia está numa nova fase que a pode aproximar do fim. Hans Kluge sublinha que a variante ómicron, menos letal, pode afetar 60% dos europeus até março e que é possível imaginar que a infeção se torne endémica e mais controlável. Kluge disse, no entanto, que o vírus já surpreendeu a comunidade científica mais do que uma vez e que é preciso continuar com cuidado. 

4. Mugler

Morreu o designer de moda francês Thierry Mugler, aos 73 anos, de morte natural, anunciou o agente do estilista. O estilista estava afastado do mundo da moda desde 2002, mas continuou a ser uma figura importante na área e, recentemente, foi o responsável pelos figurinos da digressão de Beyoncé e outros looks icónicos que muitos não irão esquecer.

5. Emirados

Os Emirados Árabes Unidos intercetaram esta segunda-feira dois mísseis balísticos que tinham Abu Dhabi como alvo. Segundo a agência de notícias estatal, fragmentos de mísseis caíram sem causar vítimas ou danos na capital. Ninguém reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque que aconteceu uma semana após os rebeldes houthi no Iémen terem reivindicado um ataque à capital dos Emirados que causou três mortos e seis feridos.

Acontece hoje

Itália

O parlamento inicia o processo de votação para eleger o Presidente da República para os próximos sete anos, numa sessão conjunta com 639 deputados, 321 senadores e 58 delegados regionais.

 

Bruxelas

Os chefes de diplomacia da União Europeia discutem a tensão no Leste da Europa, à luz do conflito entre Ucrânia e Rússia, num Conselho no qual participará por videoconferência o chefe da diplomacia norte-americana, Anthony Blinken.

 

Justiça

O Tribunal de Coimbra inicia o julgamento da construtora Soares da Costa e dos promotores de um hotel na Tocha, Cantanhede, que nunca chegou a ser concluído por alegada fraude de 1,2 milhões de euros.

 

Campanha

A cinco dias do fim da campanha, António Costa aposta no norte, como os líderes do Bloco de Esquerda, PAN e Chega, enquanto o presidente do PSD desce até ao Alentejo, onde estará também João Oliveira pela CDU.

 

E-toupeira

Esta segunda-feira de manhã, decorre o julgamento do caso que tem como arguidos o antigo braço direito de Luís Filipe Vieira no Benfica, Paulo Gonçalves, e dois funcionários judiciais de Guimarães, acusados de passar informações sob segredo de justiça ao ex-assessor jurídico encarnado.

“Qual cansado? Estou cheio de energia!”

António Costa em campanha

E finalmente

A trajetória das pandemias - um termo que se refere à epidemia de uma doença infecciosa que se espalhou por uma grande região, normalmente, a nível global – varia muito, dependendo do tipo de doença, o período de tempo, as políticas e a qualidade dos cuidados de saúde disponíveis. E, às vezes, consideramos que uma pandemia acabou muito antes de deixar de ser um problema mundial.

Com os casos a dispararem e muitos a correrem para agendar a terceira dose, há uma pergunta mais premente que nunca, no início de 2022: quando irá acabar a covid-19?

Uma imagem que ficou da pandemia de 1918 nos Estados Unidos: trabalhadoras da Cruz Vermelha com máscaras, preparadas para ir buscar os doentes. Foto: Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images

 

Agasalhe-se

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão hoje sob aviso amarelo por causa do tempo frio. Já no resto do país, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os -2 graus na Guarda e os 11 em Faro e as máximas entre os 7 na Guarda e os 16 em Faro, Beja, Setúbal, Santarém e Leiria.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais