5 coisas que importam hoje: Indecisos, Jerónimo, Moreira, Taça e Ucrânia

Qua, 26 jan 2022

Começamos esta newsletter com um apelo: dê sangue. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação está com dificuldade em manter as reservas estáveis por causa da pandemia e precisa do contributo de todos os dadores. Esta quarta-feira, o dia fica marcado pelo regresso de Jerónimo de Sousa à campanha para as legislativas e pela elevada tensão entre a Rússia e o Ocidente. Estas e outras cinco notícias que tem de ler hoje. Bom dia!

 

Milhares de jornalistas, de todos os estados do México, manifestam-se para exigir justiça e o fim da violência contra profissionais da comunicação social após os mais recentes assassínios de repórteres. (Foto: EPA/Miguel Sierra)

1. Indecisos

A poucos dias das eleições legislativas, e com as sondagens a revelar muita indefinição sobre a vitória e a sua dimensão, PS e PSD tentam convencer o eleitorado que ainda está indeciso. A CNN Portugal foi apurar o que une e separa António Costa e Rui Rio quanto às principais questões. O que cada um defende para o país nos temas mais importantes e estruturais é muito diferente? Descubra aqui.

2. Jerónimo

O secretário-geral do PCP regressa hoje às ações de campanha da CDU, depois da intervenção cirúrgica a que foi submetido no dia 13 de janeiro. Jerónimo de Sousa retoma a sua participação com a manhã preenchida por contactos com a população da Moita e, ao fim da tarde, participa num comício em Évora.

3. Moreira

O Ministério Público acusa a antiga vereadora da Câmara do Porto Matilde Alves de difamação agravada, por escrever na sua página de Facebook mensagens “ofensivas da imagem, credibilidade e prestígio” do presidente do município portuense, Rui Moreira. Segundo a acusação, entre 25 de abril de 2019 e 24 de maio de 2020, através do seu perfil de Facebook, a arguida produziu diversas afirmações ofensivas contra Rui Moreira, tais como “cobarde, ditador complexado, mentiroso, mesquinho, ressabiado”.

4. Taça

O Sporting procura passar à final da Taça da Liga frente ao Santa Clara. A meia-final está marcada para as 19:45, no Estádio Municipal de Leiria. A equipa de Rúben Amorim chega a este embate ‘ferida’ da derrota caseira com o Sporting de Braga (2-1), na I Liga, e vai ter pela frente o Santa Clara, equipa que este ano já bateu os ‘leões’ nos Açores (3-2), também para o campeonato.

5. Ucrânia

Representantes políticos dos países do Formato Normandia, que junta Alemanha, França, Rússia e Ucrânia, vão reunir-se em Paris, para tentar desbloquear o processo de paz na região ucraniana de Donbass (leste). A reunião na capital francesa decorre num momento de elevada tensão entre a Rússia e o Ocidente sobre uma eventual invasão da Ucrânia, em cuja fronteira Moscovo concentrou milhares de tropas nos últimos meses.

Acontece hoje

Supercoop

As alegações finais do julgamento da antiga presidente e do ex-vogal de um infantário, acusados de abuso de confiança, furto qualificado e falsificação de documentos, decorrem à tarde no Tribunal de Leiria.

 

Estados Unidos

A Reserva Federal, banco central norte-americano, deve anunciar uma subida das taxas de juro, bem como o ritmo e a dimensão desse passo para travar a subida da inflação.

 

Cultura

“A criança”, “Tornar-se um homem na Idade Média” e “Madrugada” são três dos filmes de produção portuguesa que se estreiam, em competição, no festival de cinema de Roterdão, que começa hoje nos Países Baixos.

 

Justiça

O antigo presidente do Académico de Leiria Luís Pinto começa a ser julgado no Tribunal da Marinha Grande, acusado de cinco crimes de auxílio à imigração ilegal com intuito lucrativo e 11 crimes de falsificação de documentos.

 

Luanda

O julgamento do empresário luso-angolano Carlos São Vicente, preso desde setembro de 2020 sob acusação de fraude fiscal, peculato e branqueamento de capitais, tem início na 3.ª Secção Criminal do Tribunal da Comarca de Luanda.

"Se os portugueses disserem 'estamos fartos do António Costa' partirei em paz e em sossego"

António Costa em entrevista à CNN Portugal

E finalmente

A Direção-Geral da Saúde atualizou a norma relativa ao rastreio de contactos de covid-19, bem como os procedimentos que devem ser seguidos por infetados ou contactos de risco. Quando tenho de fazer isolamento, o que é um contacto de alto risco ou que testes devem ser realizados? A resposta a estas e outras perguntas para descobrir neste artigo.

 

Centro de testagem contra a covid-19

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais