5 coisas que importam hoje: Incêndio, Listas, Fiscalização, Freira e Crédito

Seg, 20 dez 2021

Está de volta a chuva, mesmo a tempo do Natal. O frio, esse, é que parece que não é para já, pelo menos é o que diz o IPMA. O que tem mesmo de acontecer hoje, sem falta, é a entrega das listas dos deputados para as legislativas. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta segunda-feira. Bom dia e boa semana!

 

O Rai foi um dos tufões mais mortíferos registados nas Filipinas. Uma imagem divulgada pelos serviços presidenciais, esta segunda-feira, confirma a declaração da Cruz Vermelha: "Algumas áreas parecem ter sido bombardeadas de forma pior do que na Segunda Guerra Mundial".

1. Incêndio

Um cigarro. Foi esta a causa do incêndio que deflagrou na Pneumologia do Hospital de São João do Porto e que fez um morto e três feridos, dois dos quais em estado grave. O cigarro foi acendido por um paciente que se encontrava internado na enfermaria, ligado ao oxigénio. O incêndio deflagrou no piso 9 e, para além dos feridos, cinco profissionais de saúde tiveram de ser assistidos na urgência.

2. Listas

Fim do prazo para a entrega das listas para as legislativas. Faltam 41 dias para as eleições e as listas com os candidatos a deputados têm de ser entregues nos tribunais. Nos últimos dias, foram vários os partidos que anunciaram publicamente os nomes que vão estar na corrida às eleições. No dia 2 de janeiro começa uma ronda de debates, em formato de todos contra todos, que termina no dia 15. Seguem-se depois duas semanas de campanha eleitoral até à antevéspera das legislativas, que estão marcadas para o dia 30 de janeiro.

3. Fiscalização

A PSP vai reforçar durante o período do Natal e Ano Novo a sua presença visível nas estradas. De hoje até 3 de janeiro, os agentes da Polícia de Segurança Pública vão aumentar as operações de fiscalização rodoviária, estando especialmente atentos à velocidade excessiva, uso do telemóvel durante a condução, falta do cinto de segurança ao volante e ainda condução sob o efeito ao álcool e substâncias psicotrópicas.

4. Freira

Volta hoje ao Tribunal de São João Novo, no Porto, a freira acusada de desvio de fundos do Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus. A leitura da decisão já esteve marcada para 7 e 16 de dezembro, mas acabou por ser adiada. O crime foi cometido entre 2002 e 2004, sendo descoberto apenas em 2007, numa altura em que a arguida já tinha fugido para o estrangeiro, apresentando-se apenas agora em tribunal para julgamento.

5. Crédito

Como não cometer erros com o crédito à habitação? A pergunta é feita pela maioria dos portugueses que quer comprar casa ou está a braços com o pagamento da habitação. Se vai fazer um crédito à habitação, há passos que não deve saltar, nem esquecer, até porque pode dar-se o caso de "isto estourar", mas não só. A CNN Portugal falou com quem já comprou casa e diz o que faria se as taxas de juro subissem ao ponto de duplicarem ou triplicarem a prestação.

Acontece hoje

Greve

Os guardas da prisão de Custóias, em Matosinhos, cumprem a partir de hoje o primeiro de dois períodos de greve agendados para as próximas semanas. Os trabalhadores da prisão de Custóias estarão em greve de hoje até domingo e do dia 30 até 5 de janeiro.

Justiça

Leitura da sentença de professora suspeita de avisar aluna sobre matéria de exame do 12.º ano.

Supermercados

Os trabalhadores do armazém da cadeia de supermercados Dia Portugal vão avançar com uma greve esta segunda-feira no Armazém de Campo-Valongo (Porto) para reivindicar “urgência no aumento dos salários em 90 euros”.

Viagens

A Venezuela voltou a restringir as ligações aéreas, até 18 de janeiro, com as autoridades locais a apelarem às companhias aéreas e agentes de viagem a não venderem bilhetes para rotas não autorizadas.

Macau

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos emitiram o sinal 1 de alerta de tempestade tropical devido à aproximação do ciclone tropical severo Rai. Esta é a primeira vez desde 1974 que é içado, em dezembro, um sinal de tempestade tropical no território.

"Querem obrigar-nos a andar sem condições de segurança"

Henrique Silveira de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Tracção do Metropolitano de Lisboa

E finalmente

“Por favor, por favor, não pensem mal de nós”. O pedido é de Yub Raj Gurung, um dos imigrantes nepaleses que vive em Odemira, a vila portuguesa que na semana passada se tornou notícia depois da investigação TVI/CNN Portugal ter divulgado que sete militares da GNR privaram da liberdade vários imigrantes para os insultar e agredir.

A reportagem da CNN Portugal em Odemira onde todos falam dos imigrantes, todos menos eles.

Neste refúgio nepalês em São Teotónio, o que se passa em Portugal não passa ali

 

Natal com chuva

A semana começa com muita chuva em todo o país. O mau tempo já começou e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que se prolongue durante toda a semana. A Proteção Civil apela à população que evite viagens para zonas afetadas pelo mau tempo e para redobrar os cuidados na estrada.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais