5 coisas que importam hoje: impostos, salário mínimo, dérbi, réveillon e covid-19

Sex, 03 dez 2021

Podemos ter o Natal que quisermos, diz Marcelo Rebelo de Sousa, mas a passagem de ano depende das cidades: Porto e Lisboa já cancelaram os festejos. Isto e mais cinco coisas que marcam esta véspera do primeiro fim de semana de dezembro. Bom dia!

Passagem de ano (mais uma) em pandemia 

1. Impostos

Acabam de ser publicadas as novas tabelas de retenção na fonte de IRS, a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente e pensões em 2022. Mais contribuintes ficam de fora do pagamento, porque a atualização do salário mínimo nacional para 705 euros, a partir de janeiro, determinou o ajustamento das tabelas: um maior número de contribuintes "fica dispensado ou vê substancialmente reduzido o pagamento deste imposto", explica o Governo. Este efeito pode ser verificado nas tabelas. Quanto vai receber no fim do mês em 2022? Veja as simulações.

2. Salário Mínimo

Como passámos de 400 mil para 900 mil trabalhadores a ganhar o salário mínimo? Comparando com 2014, quando o salário mínimo era de 485 euros, o aumento acumulado é de 45%: a partir de janeiro, o salário mais baixo que uma empresa pode pagar a um trabalhador por conta de outrem é de 705 euros, mais 220 do que oito anos antes. Mas isto tem consequências laterais: o esmagamento da diferença entre o salário mínimo e o salário médio. Outro efeito colateral: são cada vez mais os portugueses que ganham o salário mínimo nacional

"58% das ofertas de emprego que temos no IEFP correspondem a salário mínimo…”

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, hoje em entrevista ao DN.

3. Dérbi

O Benfica-Sporting de hoje é muito mais do que o primeiro dérbi da época. Depois de uma ameaça de covid-19 no plantel leonino, que começou e acabou em Coates, e que se estendeu aos encarnados mas sem passar de uma ameaça, também os adeptos se viram condicionados pelas normas atualizadas da Direção-Geral da Saúde. Para entrarem no Estádio da Luz, terão de apresentar um teste negativo à covid-19. A obrigação gerou uma procura enorme de testes antigénio, numa altura em que as farmácias esgotam agendamentos e 35% dos concelhos não têm farmácias com testes grátis.

4. Réveillon

Ainda agora entrámos em dezembro, mas com a perspetiva de 8.000 casos diários de covid-19 pelo Natal, as duas maiores autarquias do país anunciaram já o cancelamento dos festejos de fim de ano. Primeiro o Porto, que cancelou "todos os festejos de rua, inclusivamente o fogo-de-artifício"; depois Lisboa, que cancelou os concertos da última noite do ano devido ao "grande aglomerado de pessoas”. As autoridades de saúde registam esta semana um total de 564 surtos ativos, a maioria deles em escolas, creches e universidades.

5. Covid-19

Em pouco mais de uma semana, a nova variante da covid-19, Ómicron, colocou um travão no desconfinamento e deixou o mundo em alerta. Em Portugal, os casos já confirmados levaram a Suíça a colocar o nosso país na "lista vermelha" e o primeiro-ministro, António Costa, a admitir novas medidas para época natalícia. Mas quais são os sintomas? É mais transmissível? Conheça as semelhanças e diferenças da Ómicron em relação às outras variantes.

Acontece hoje

Greve no metro do Porto

O serviço do metro do Porto está esta sexta-feira condicionado pela greve dos maquinistas. As linhas azul, vermelha, verde, violeta e laranja não estão a funcionar, existindo apenas circulações pontuais na linha amarela e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e Estádio do Dragão. A CNN Portugal acompanha em direto na televisão os efeitos da paralisação, que se repete terça-feira.

Estado tem 26 mil automóveis, só 3% “verdes”

Quanto mais no topo, mais verde. O governo dispõe de uma frota de 213 automóveis, dos quais 111 são elétricos ou híbridos (quase metade). Esta frota serve o primeiro-ministro, 19 ministros e 50 secretários de Estado. O Estado como um todo 26.062 viaturas. Destas, apenas 3% não são movidas a gasóleo ou gasolina.

Incêndios: exercício europeu de proteção civil

Mais de 80 operacionais de 12 países participam a partir de hoje na Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra, num exercício europeu de proteção civil no módulo de incêndio florestal. O exercício, que decorre até segunda-feira, mobiliza mais de 80 participantes de países como Roménia, Reino Unido, Países Baixos, Polónia, República Checa, Sérvia, Lituânia, Alemanha, Grécia, Espanha, França e Portugal.

Papa visita Chipre

O Papa está de visita ao Chipre e à Grécia, com o tema das migrações na agenda. O número de migrantes a chegar ao Chipre aumentou 38% nos primeiros 10 meses do ano.

Maria Ressa autorizada a receber Nobel da Paz

O Tribunal de Recurso das Filipinas permitiu hoje à jornalista Maria Ressa viajar para a Noruega para a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, a 10 de dezembro. A decisão do tribunal permite a Ressa estar em Oslo durante cinco dias. Ressa foi reconhecida com o Prémio Nobel da Paz de 2021, juntamente com o repórter russo Dmitry Muratov, pelos seus esforços "para salvaguardar a liberdade de expressão" nos seus respetivos países.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala com o muito que ainda há para fazer para assegurar os seus direitos. A agenda das Nações Unidas promete que até 2030 ninguém ficará para trás.

Dança contemporânea no Porto

É um dos acontecimentos culturais do fim de semana: estreia hoje “Transverse Orientation”, espetáculo do grego Dimitris Papaioannou, artistas maior da dança contemporânea. No Teatro Municipal do Porto, hoje e amanhã, às 19:30.

"Os portugueses estão a querer, e bem, vacinar-se. Se continuarem a querer vacinar-se e se ao mesmo tempo respeitarem as regras sanitárias, terão um Natal que é simultaneamente de abertura e de bom senso"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República 

E finalmente...

A longa viagem de uma família afegã (reportagem)

"Chegámos a casa, a viagem finalmente terminou", conta Mariam Janikhushk à CNN Portugal. A casa é agora Lisboa, onde estão desde setembro para começar uma nova vida, depois de passarem pela Turquia e pelos campos de refugiados da Grécia. A mãe é ativista pelos direitos das mulheres e saiu do Afeganistão para salvar a vida. A filha mais velha acaba de conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Ela vai, a família fica.

Agaselhe-se

As temperaturas mínimas vão baixar. Mas não é só frio, é também chuva. Não se esqueça do guarda-chuva, há previsão de chuva fraca a partir do fim da tarde.

Outono em Lisboa

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas