5 coisas que importam hoje: Guerra, Armas, Aborto, Trump e Bicicletas

Sex, 03 jun 2022

Faz hoje 100 dias que começou a guerra na Ucrânia e, neste período, morreram milhares de pessoas, com milhões a terem de fugir das suas casas. E não há fim anunciado para o conflito nem para este desastre humanitário. Por cá, foram conhecidos os números de Interrupções Voluntárias da Gravidez nos anos de pandemia: a queda é a maior em quinze anos, desde a legalização do aborto. Estas e outras notícias para ler esta sexta-feira. Bom dia!

Dois jovens ficaram feridos num tiroteio durante um funeral em Racine, a sul de Milwaukee, nos Estados Unidos. Os tiros foram disparados na direção do funeral de Da'Shontay King, morto a tiro pela polícia local há duas semanas. Também esta quinta-feira morreram duas pessoas noutro tiroteio nos EUA, desta vez à porta de uma igreja em Ames, no estado do Iowa. [Foto: Alex Rodriguez/The Journal Times via AP]

1. Guerra

Nos 100 dias da guerra na Ucrânia, nem todos perderam: há um país destruído, mas há Estados, sectores e organizações que estão a beneficiar do conflito iniciado por Moscovo. Dizemos-lhe quais neste artigo sobre os 100 dias de guerra que já mudaram as nossas vidas.

2. Armas

"Pelo amor de Deus, quanta mais carnificina estamos dispostos a aceitar?". A pergunta foi feita pelo presidente norte-americano Joe Biden, que pediu ao Congresso medidas para  controlo de armas de fogo, nomeadamente através da proibição da venda de armas de assalto a particulares, da expansão da verificação de antecedentes criminais e da subida da idade mínima para comprar armas. Biden questionou ainda a impunidade dos fabricantes de armas e disse, sem reservas, que é "tempo de agir" perante os sangrentos tiroteios que se têm registado nos EUA.

3. Aborto

Os números são provisórios e foram avançados pelo jornal Público: nos anos de pandemia de covid-19 registou-se o número mais baixo de Interrupções Voluntárias da Gravidez (IVG) em Portugal desde que o aborto foi legalizado, há 15 anos. Olhando apenas para os últimos dez anos, entre 2011 e 2021, a quebra no número de IVG foi de 42%, de 19.921 IVG para 11.640. A explicação poderá estar no facto de a pandemia ter obrigado a reduzir contactos, mas também é provável que os portugueses tenham começado a usar "mais e melhor" contraceção, admite a Direção-Geral da Saúde.
 

4. Trump

É um exclusivo CNN: vários políticos republicanos enviaram mensagens de texto a Mark Meadows, que era chefe de gabinete na Casa Branca, com pedidos urgentes que exortavam Donald Trump a intervir durante invasão do Capitólio, em janeiro de 2021. "Ele tem de acalmar esta merda", escreveu, por exemplo, o deputado republicano Jeff Duncan, da Carolina do Sul. Mas o então presidente dos EUA demorou horas a falar para desmobilizar a manifestação. Os acontecimentos continuam sob investigação.

5. Bicicletas

Esta sexta-feira comemora-se o Dia Mundial da Bicicleta e, por isso, fomos saber como é andar de bicicleta na capital: acompanhámos dois ciclistas que mostram como o trânsito e o estacionamento em segunda fila, tão característicos de Lisboa, os colocam constantemente em perigo. E sabe o que é um 'gancho de direita'? Leia o nosso guia para aprender a andar de bicicleta em segurança e assim evitar este e outros acidentes. 

Acontece hoje

Cavaco Silva

Cavaco Silva vai responder às perguntas de Maria João Avillez, numa entrevista que será transmitida em duas partes, esta sexta-feira e este sábado, à noite, no CNN Primetime. O ex-Presidente da República vai analisar o mundo em guerra, o país e o PSD.

 

TAP

Os nove sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP reúnem-se hoje, em conjunto, com a administração da companhia aérea, depois de se terem reunido na quinta-feira com o ministro da tutela Pedro Nuno Santos. Os sindicatos têm tecido várias críticas às políticas que estão a ser seguidas pela empresa, afirmando mesmo que são os trabalhadores que “continuam a financiar" a TAP.

 

Cereais

O chefe de Estado do Senegal e presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, reúne-se hoje com o homólogo russo, Vladimir Putin, em Sochi, com a guerra na Ucrânia e a exportação de cereais na agenda. Segundo uma nota da presidência senegalesa, a visita “faz parte dos esforços da atual presidência da União Africana para contribuir para a pausa na guerra na Ucrânia, e para a libertação de 'stocks' de cereais e fertilizantes, cujo bloqueio afeta particularmente os países africanos".

 

CPLP

Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se em Conselho de Ministros, em Luanda, com a cooperação económica na comunidade como tema central. Mas o debate também incluirá a guerra na Ucrânia.

 

Festival 

A 11.ª edição do Festival de História da Arte, que decorre na cidade de Fontainbleau, em França, vai decorrer entre hoje e domingo, tendo Portugal como país convidado e o “Animal” como tema. O programa da edição deste ano vai contar com mais de 300 eventos gratuitos e mais de 300 convidados, entre os quais se incluem os portugueses Miguel Branco, Luís Miguel Cintra, Maria de Medeiros e Teresa Villaverde.

"Vou ler, vou interiorizar e não vou comentar"

Marcelo Rebelo de Sousa sobre o artigo de Cavaco Silva, seu antecessor, dirigido ao primeiro-ministro António Costa. 

E finalmente

A Turquia enviou uma carta às Nações Unidas solicitando formalmente que o país passe a ser chamado de "Türkiye". O objetivo é renomear o país e dissociar a sua designação do peru - "turkey, em inglês". Mas Ancara tem feito vários esforços nos últimos anos para tentar mudar o seu nome em língua inglesa. Leia tudo aqui

Erdogan

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais