5 coisas que importam hoje: Gouveia e Melo, Escolas, Costa, Hospital e Taça de Portugal

Seg, 27 dez 2021

Última semana do ano significa correrias e resoluções de ano novo. A poucos dias de 2022, começam os desejos de um ano diferente, a começar pelas medidas em vigor para conter a pandemia. Estas e outras cinco notícias que tem mesmo de ler esta manhã. Bom dia e boa semana!

 

Aumento de casos na Austrália faz disparar o número de testes PCR. Hoje, dezenas de pessoas aguardavam em Boondall, Brisbane, na Austrália, para conseguirem vaga para o teste (EPA/DANNY CASEY)

1. Gouveia e Melo

O vice-almirante Gouveia e Melo toma hoje posse como novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). A cerimónia restrita da posse acontece no Palácio de Belém, em Lisboa, às 15:00, e é presidida pelo Presidente da República. Gouveia e Melo, que será promovido a almirante, vai substituir António Mendes Calado, que disse deixar o comando da Marinha “não por vontade própria”.

2. Escolas

Oitocentas escolas estão abertas a partir de hoje e durante as duas “semanas de contenção” da pandemia para filhos de trabalhadores essenciais e fornecimento de refeições a crianças beneficiárias de ação social. Esta rede de acolhimento vai dar resposta "a filhos ou outros dependentes de trabalhadores essenciais e a crianças e jovens sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens” e vai funcionar até 9 de janeiro.

3. Costa

António Costa foge da palavra mas já não do objetivo: quer “metade mais um” dos votos. Maioria absoluta? O “tabu” é desfeito numa entrevista exclusiva, que será transmitida esta segunda feira à noite na CNN Portugal. Esta é a primeira de uma série de quatro conversas diárias com líderes partidários, conduzidas pela jornalista Anabela Neves. Trata-se de conversas de perfil político num registo descontraído, caminhando por lugares importantes na atividade política dos estrevistados.

4. Hospital

Está marcada para hoje uma reunião no hospital da Póvoa de Varzim, depois dos chefes de equipa de urgência do hospital se terem demitido em bloco na passada sexta-feira. Os médicos dizem que está em causa uma grave carência de profissionais que não permite assegurar cuidados em segurança para todos os doentes. Em comunicado, o Sindicato Independente dos Médicos explica que a carta de demissão é assinada por quase todos os chefes de equipa e que nas noites de 31 de dezembro e 1 de janeiro, vão haver dois médicos de serviço, em vez de cinco, e que não vão haver médicos de ginecologia/obstetrícia no serviço de urgência.

5. Taça de Portugal

Tem hora marcada para as 18:00 o sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal. Cinco clubes da I Liga e três dos escalões inferiores vão hoje ficar a conhecer a sua sorte para a próxima fase do torneio. Os jogos dos quartos de final estão previstos para o período entre 11 e 13 de janeiro de 2022.

Acontece hoje

Myanmar

Aung San Suu Kyi conhece os vereditos nos julgamentos por importação ilegal e posse de 'walkie-talkies' e por violação das restrições contra a covid-19.

Rui Santos em Campo

Com a irreverência e a independência que o caracterizam, Rui Santos faz a análise detalhada de tudo o que acontece em campo, esta segunda-feira, às 23:00, na CNN.

Trocas

Presentes desembrulhados e... surpresas desagradáveis? O presente que recebeu não era aquele que queria? Saiba o que pode fazer para não ficar com um objecto ao qual não vai dar uso.

II Liga

Estrela da Amadora e Desportivo de Chaves, separados por apenas um ponto, enfrentam-se na Reboleira, às 20:15.

Boxing Day

Em Inglaterra, fecha-se o Boxing Day. O Manchester United visita o Newcastle, em jogo da 19.ª jornada da Premier League, agendado para as 20:00.

"A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é um novo capítulo de luto na despedida da nossa nação a uma geração de sul-africanos excecionais que nos legaram uma África do sul liberta."

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul 

E finalmente

Ele ressona tanto que até as paredes estremecem. O corpo dela emana imenso calor. Um de vocês açambarca os cobertores, dá pontapés durante a noite ou vai religiosamente à casa de banho às três da manhã. A lista de razões para a/o sua/seu companheira/o não o deixar dormir de noite pode ser longa e tão deprimente como a sua disposição ao levantar-se da cama todas as manhãs. Mas como saber quando o casal deve começar a dormir em camas separadas? Os especialistas dão uma ajuda.

Casal a dormir. Foto: Shutterstock

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais