5 coisas que importam hoje: Gavião, Probabilidades, Ómicron, Abramovich e Bastidores

Qua, 19 jan 2022

Em Gavião, na terra mais socialista de Portugal, as laranjas caem ao chão. Também dominante, mas em todo o país, é a variante Ómicron, com os investigadores a detetarem outra linhagem. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta quarta-feira. Bom dia.

 

Nastya, nome artístico de uma menina russa de sete anos, que tem o canal ‘Like Nastya’, está na lista dos youtubers mais bem pagos do mundo, onde aparece como a única mulher. Tem mais de 87 milhões de subscritores e faturou perto de 25 milhões de euros no ano passado.

1. Gavião

Por aqui, há muito que não passa um primeiro-ministro. E o fado de Gavião não irá mudar nos próximos dias. A caravana de António Costa não tem na agenda uma ida ao concelho que deu ao PS o melhor resultado em 2019. É porque está ganho à partida? “Não, é porque somos poucos.” Na terra mais socialista do país, as laranjas caem ao chão. A reportagem é da CNN Portugal, pelos caminhos das legislativas.

2. Probabilidades

A probabilidade de a morte de criança de seis anos "estar relacionada com a vacina contra a covid-19 é baixa", defendeu Miguel Prudêncio, imunologista do Instituto de Medicina Molecular. Em entrevista à CNN Portugal, o especialista sublinhou que "não há, neste momento, nenhum dado que nos permita dizer que há um nexo de causalidade com a vacina, como também não podemos dizer que há um nexo de causalidade com a infeção por SARS-CoV-2, que a criança também tinha". A CNN Portugal apurou que o relatório dos médicos que assistiram o menino em Santa Maria abre possibilidade de morte por engasgamento.

3. Ómicron

A variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é responsável por 93% das infeções em Portugal, mas uma outra linhagem foi detetada com características genéticas semelhantes, anunciou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). A linhagem BA.2 foi já detetada em vários países, destacando-se a sua crescente proporção entre as sequências genómicas reportadas recentemente pelo Reino Unido e pela Dinamarca.

4. Abramovich

A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito à atribuição de nacionalidade portuguesa a Roman Abramovich, confirmou fonte da PGR à CNN Portugal. O dono do Chelsea, de 55 anos, é cidadão português desde abril, quando viu certificada a sua ascendência sefardita. A Comunidade Judaica do Porto esclareceu a 18 de dezembro que Abramovich obteve nacionalidade portuguesa na sequência de um processo de certificação de sefardismo através das "mais altas instituições judaicas internacionais, em respeito de critérios legais". Nascido em Saratov, na antiga União Soviética, o milionário tem agora quatro nacionalidades: russa, israelita, lituana e portuguesa.

5. Bastidores

Foi no domingo à tarde que António Horta Osório soube que o seu próprio Conselho de Administração lhe retirara o apoio, depois das violações reincidentes às regras da covid-19 e das polémicas com o abuso do jato privado do Credit Suisse, de que era chairman há pouco mais de oito meses. Os bastidores do processo em conflito são relatados pelos jornais Financial Times e Wall Street Journal, que contam que o banqueiro português foi apanhado de surpresa: esperaria apenas uma repreensão inconsequente. Só que, sabe-se agora, o ambiente na administração era já de tensão. Horas depois, na segunda de manhã, António Horta Osório anunciou a demissão.

Acontece hoje

Urgências

A administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) reúne-se hoje com os chefes de equipa das urgências do hospital de Beja que apresentaram demissão. Um total de 12 chefes de equipa de Medicina Interna do SU  apresentou a demissão dos cargos na terça-feira, alegando não ter condições para tratar dos doentes com qualidade e segurança, sobretudo devido à falta de médicos e sobrecarga de trabalho.

 

Vacinas

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização da OMS vai reunir-se, em sessão extraordinária, com o objetivo de elaborar para a agência das Nações Unidas recomendações sobre o uso das várias vacinas contra a covid-19. O grupo de peritos deverá produzir recomendações sobre medidas para otimizar o impacto na saúde pública global das vacinas. Na agenda está também a atualização de recomendações sobre a vacina da Pfizer a partir de informação referente à administração de doses de reforço e pediátricas.

 

Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, estará hoje na Ucrânia para demonstrar o apoio dos Estados Unidos a Kiev, perante os receios de uma potencial ofensiva russa. Blinken, que irá reunir-se com o presidente Volodymyr Zelensky, deverá “reforçar o compromisso dos EUA com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”, afirmou, na terça-feira, um porta-voz do Departamento de Estado. Antony Blinken também se deslocará a Berlim na quinta-feira, para conversas com o Reino Unido, França e Alemanha sobre a situação ucraniana.

 

Futsal

A seleção portuguesa de futsal, campeã continental e mundial em título, estreia-se no Europeu de 2022, nos Países Baixos, frente à Sérvia, na primeira ronda do Grupo A, que reedita o duelo dos oitavos do último campeonato do mundo. Esperam-se algumas dificuldades para Portugal, embora seja favorito para ultrapassar o agrupamento de forma confortável, perante as ameaças da formação dos Balcãs, da Ucrânia e dos anfitriões Países Baixos, que se enfrentam na partida seguinte. O encontro entre Portugal e Sérvia inicia-se às 17:30 locais (16:30 em Lisboa), no Ziggo Dome, em Amesterdão.

 

Moda

O périplo da moda portuguesa além-fronteiras prossegue hoje, na semana da moda de Paris, em França, com a dupla Ernest W. Baker a apresentar a sua coleção, em formato híbrido. O desfile está marcado das 10:30 às 14:00, horas locais (09:30 às 13:00 em Lisboa), no Palais de Tokyo, e tem apresentação digital na plataforma da semana da moda francesa às 12:30 (11:30 em Lisboa).

“Tudo o que dava lucro, como vacinas e testes, ficou na mão dos privados. Tudo o que dava prejuízo ficou para o Estado, como sempre.”

 

Renata Cambra, cabeça de lista por Lisboa do Movimento Alternativa Socialista (MAS)

E finalmente

Será um ovo, um dirigível ou uma bala? Seja como for que chamemos à forma do Otto Celera 500L, não deixa de atrair o olhar. Não é parecido com qualquer outro avião e há um bom motivo para isso: uma aerodinâmica singular. A forma do Celera foi concebida para reduzir drasticamente o atrito ao permitir que o ar flua muito suavemente sobre a superfície do avião. Isso torna a aeronave menos devoradora de energia, o que significa que queima menos combustível. Apresentamos-lhe o avião “bala”, que pode revolucionar a aviação empresarial.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais