5 coisas que importam hoje: Debate, Folhetim, Sondagem, Taça e Djokovic

Qui, 13 jan 2022

A Livraria Lello, no Porto, assinala hoje o seu 116.º aniversário, num dia marcado por festa e lançamentos especiais. Mas hoje o tema do dia, é o frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, que pode ver na TVI e na CNN Portugal, com emissão especial que começa de manhã e acaba só depois do debate, que tem hora marcada para as 20:30. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler hoje. Bom dia!

 

As forças lideradas pela Rússia começaram esta quinta-feira a retirada do Cazaquistão, para onde tinham sido enviadas em apoio ao governo face a tumultos sem precedentes (Foto: Associated Press)

1. Debate

O secretário-geral do PS, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, protagonizam hoje o único debate a dois antes das legislativas de 30 de janeiro, que será transmitido pela TVI/CNN, SIC e RTP.  A última sondagem, divulgada ontem pela TVI/CNN, mostra que António Costa aumentou a vantagem e tem agora mais de 39% das intenções de voto, enquanto Rui Rio reúne apenas 30%. No último mês, a diferença entre os dois quase duplicou. O frente a frente tem início marcado para as 20:30, com uma duração prevista de 75 minutos, e será moderado por João Adelino Faria (RTP), Clara de Sousa (SIC) e Sara Pinto (TVI), a partir do cineteatro Capitólio, em Lisboa.

2. Folhetim

"Foi preciso alguém descer à tasca onde Ventura faz política para o desfazer num debate. Pelo meio de insultos, “Chicão” desmontou a retórica odiosa de Ventura e tentou resgatar a tradição democrata-cristã do CDS. Mas do embate sobrou pouco mais do que lama". Assim escreve Filipe Santos Costa no Folhetim de Voto que analisa, diariamente, os debates das legislativas. Esta quinta-feira, a análise recai, sobretudo, sobre o debate que colocou frente-a-frente Francisco Rodrigues dos Santos e André Ventura.

3. Sondagem

Qual é a melhor medida para a economia do país? Para 64% dos portugueses, a resposta é uma redução de impostos. O Estado passaria a receber uma fatia menor dos contribuintes, mas estes ficariam com mais dinheiro na carteira para gastar, melhorando, desde logo, a sua economia pessoal. Esta é uma das conclusões de uma sondagem sobre “O Estado da Opinião” da Aximage para a CNN Portugal: quando os portugueses pensam em economia, olham para o bolso.

Taça

O Mafra vai tentar ser hoje o único sobrevivente dos escalões inferiores a marcar presença nas meias-finais da Taça de Portugal, precisando para isso de vencer em casa do Portimonense, nos quartos de final. Por seu turno, o Portimonense, sétimo classificado da I Liga, vai tentar juntar-se aos outros três clubes já apurados. A equipa que vencer hoje defronta nas meias-finais, a serem disputadas a duas mãos, o Tondela, que foi vencer, na quarta-feira, em casa do Rio Ave, da II Liga, por 1-0, após prolongamento. A outra meia-final já está definida e vai opor o Sporting ao FC Porto.

Djokovic

Novak Djokovic foi incluído na primeira ronda do Open da Austrália, onde vai enfrentar o compatriota Miomir Kecmanovic. Isto se não for deportado até lá, visto que o sérvio, que não foi vacinado contra a covid-19, aguarda uma decisão do ministro da Imigração, que tem poder discricionário para o deportar. O primeiro-ministro australiano disse já esta quinta-feira que ainda não existe uma decisão sobre o caso. O número um mundial está a treinar, mas ainda pode vir a enfrentar nova decisão de cancelamento do visto e eventual deportação.

Acontece hoje

I Liga

Famalicão e Belenenses SAD encerram a primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, num jogo em atraso da 16.ª jornada, marcado para as 18:00.

 

União Europeia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 Estados-membros, incluindo o chefe da diplomacia portuguesa Augusto Santos Silva, iniciam hoje em Brest, França, a primeira reunião informal deste ano. Primeiro dia vai debater a situação no leste da Europa, com especial enfoque na Ucrânia e na Bielorrússia.

 

Justiça

O Tribunal de Aveiro começa hoje a julgar um homem, atualmente em prisão preventiva, acusado de tentar atropelar dois elementos da GNR num veículo roubado, em Oliveira do Bairro, em julho do ano passado.

 

Julgamento

Francisco Pedro, ativista que em abril de 2019 interrompeu um discurso do primeiro-ministro para protestar publicamente contra a expansão do aeroporto de Lisboa, começa hoje a ser julgado em Lisboa por desobediência qualificada.

 

Açores

Arranca hoje a testagem de despiste à covid-19 nas escolas dos Açores que deve abranger cerca de 11.500 alunos do 1.º e 2.º ciclo, nas ilhas Terceira e São Miguel.

"Não ficou claro que o Benfica tivesse sido lesado."

Rui Costa, presidente do SL Benfica

E finalmente

Apesar da farmacêutica norte-americana Pfizer ter anunciado que pode estar para breve a atualização da vacina contra a covid-19, os especialistas garantem que não se deve perder tempo e que temos de continuar a apostar na 3.ª dose. À CNN Portugal, os peritos explicam o que se espera para os próximos tempos no que se refere à vacinação dos portugueses e deixam um aviso: ninguém deve "adiar a 3.ª dose à espera da eventual vacina contra a Ómicron".

Vacinação contra a covid-19

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais