5 coisas que importam hoje: Debate, Cruzeiro, Urgências, Sócrates e I Liga

Seg, 03 jan 2022

O ano arranca a todo o vapor com a pré-campanha eleitoral em horário nobre na televisão portuguesa. São 30 debates, ou melhor, 28 porque de dois já pode ler o rescaldo. Esta e outras cinco notícias que precisa de ler esta segunda-feira. Bom dia e boa semana!

 

Caos na testagem no Aeroporto de Lisboa (imagem deste domingo) levou o laboratório a definir novas regras na realização dos testes para que os passageiros não percam os voos.

1. Debates

No arranque dos debates televisivos, Marcelo Rebelo de Sousa acabou por ser o convidado inesperado, com o desejo de “virar a página” expresso na mensagem de Ano Novo. António Costa e Rui Tavares recuperaram a expressão, mas com tons diferentes. Já no debate dos extremos, o tema já esperado foi a corrupção, com Catarina Martins acusada de ser "boa atriz" e Ventura comparado a um "disco riscado".

2. Cruzeiro

Terminou a viagem para os passageiros do cruzeiro em que foram detetados 64 casos de infeção covid-19 e que está atracado no Porto de Lisboa. O navio tinha o Funchal como destino, mas hoje mesmo os passageiros que não estão infetados vão deixar o “AIDA Nova” e seguir para os seus países de origem. As 52 pessoas infetadas vão permanecer nos hotéis até ao fim do período de quarentena.

3. Urgências

Encerram a partir de hoje, entre a meia noite e as 8:00, as urgências do hospital de Serpa, no distrito de Beja. O fecho, por tempo indeterminado, acontece por dificuldades em garantir médicos para assegurar escalas, devido à pandemia de covid-19. A Santa Casa da Misericórdia de Serpa, que gere o Hospital de São Paulo, diz que a região “é complexa” no que respeita a médicos e que a pandemia “em nada tem ajudado”.

4. Sócrates

Sócrates escreveu uma carta aos juízes em que compara o comportamento do sistema judicial aos encobrimentos da Igreja Católica sobre abusos de menores. Na missiva, em que compara o que diz ser o "encobrimento" dos juízes na distribuição do caso Marquês ao que a Igreja fez relativamente à pedofilia, o antigo primeiro-ministro diz que "a igreja demorou a aprender" e que por isso espera "que o sistema judicial não leve tanto tempo" a fazê-lo.

5. I Liga

Tondela e Moreirense procuram ‘fugir’ dos últimos lugares da Liga portuguesa de futebol, no jogo em atraso que encerra a 13.ª jornada, que tinha sido adiado devido ao surto de coronavírus que afetou os tondelenses. O jogo tem início marcado para as 20:15 no Estádio João Cardoso.

Acontece hoje

Legislativas

Está agendado para as 21:00 o debate entre Rui Rio (PSD) e André Ventura (Chega). É o terceiro debate televisivo e tem transmissão na SIC.

 

Índia

As autoridades de saúde começam a vacinar jovens entre os 15 e os 18 anos contra a covid-19, numa altura em que o país regista o maior número diário de infeções.

 

Lisboa

Reabrem hoje os 11 postos móveis de testagem à covid-19 da Câmara Municipal de Lisboa, após dois dias encerrados.

 

Naypyidaw

Julgamento da ex-líder birmanesa Aung San Suu Kyi pela acusação de violação de restrições relacionadas à covid-19.

 

Eleições

O PS apresenta as linhas gerais do programa eleitoral, às 17:30, no Cineteatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa.

"A primeira conversa internacional deste ano com Biden prova o caráter especial das nossas relações"

Volodymyr Zelenskyy, presidente ucraniano

E finalmente

Que desafios enfrentam os jovens portugueses, abaixo dos 30 anos, no mundo do trabalho? Que contas e opções tomam para o futuro? 

A CNN Portugal foi descobrir junto de Alexandra, Pedro, Rodrigo e João: quatro jovens com percursos e opções profissionais diferentes.

Rodrigo Santos

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais