5 coisas que importam hoje: Crianças, Contratos ilegais, PS, Abono de família e Troika

Sex, 10 dez 2021

Depois da passagem da depressão Barra, a chuva deve dar tréguas no fim de semana. Mas este alívio está longe de ser económico: Poul Thomsen, ex-chefe da Troika, antecipa dias difíceis para os países do sul da Europa - Portugal incluído - e diz que a situação com a covid-19 mostra claramente que a dívida está a atingir níveis astronómicos em alguns países. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler esta manhã. Bom dia!

Alec Baldwin esta noite, na Gala de Prémios Robert F. Kennedy, depois do acidente com uma arma no set de "Rush", a arma que matou a diretora Halyna Hutchins. É a primeira vez que o ator aparece num evento desde outubro (Evan Agostini/AP)

1. Crianças

Parecer dado pela DGS sobre a vacinação das crianças, mas as opiniões médicas continuam a dividir-se. Hoje, a Direção Geral de Saúde e o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde vão prestar esclarecimentos técnicos adicionais e sobre o calendário de vacinação e respetiva logística, numa altura em que o único consenso entre especialistas é de que a vacinação é segura.

2. Contratos ilegais

Cinco empresas da mesma família ganharam 355 concursos públicos e embolsaram mais de 30 milhões com jardins de Lisboa. A denúncia mostra que existe uma espécie de monopólio com vários contratos com juntas de freguesia e com entidades lideradas por ex-funcionários da Câmara Municipal. Segundo o Tribunal de Contas, numa das freguesias de Lisboa, a de Arroios, houve mesmo violação à lei e “uso e abuso de ajustes diretos”, responsabilizando a então presidente Margarida Martins.

3. PS

Augusto Santos Silva, Berta Nunes, Marta Temido e Pedro Nuno Santos vão ser candidatos do PS à lista de deputados. Segundo o Público, metade dos cabeças de lista que o PS vai apresentar são membros do Governo. As listas têm de ser aprovadas pelas comissões políticas das federações e também pela comissão política nacional. A pouco mais de um mês do arranque da campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, é tempo dos partidos começarem a apresentar os cabeças de lista com que vão a jogo.

4. Abono de família

A utilização do programa Simplex permitiu a 770 mil pessoas pedirem o acesso ao abono de família através da via online. O balanço do Governo mostra que a simplificação dos serviços públicos em Portugal aproximou-os da população e facilitou a vida de quem quis pedir declarações, pensões e estatutos "sem deslocações e sem esperas".

5. Troika

Poul Thomsen, um dos líderes da missão do FMI em 2011 e a primeira face da troika em território luso, alerta que Portugal e os restantes países do sul da Europa podem estar a caminho de uma nova crise de dívida. Em entrevista à CNN Portugal, o economista diz mesmo que a pandemia veio criar uma montanha de dívida e que é preciso agir cautelosamente de forma a evitar uma desfecho negativo e lembra que, se não fosse a bazuca, várias economias europeias estariam já em sérias dificuldades. A Troika, ou Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, entrou em Portugal em 2011 para recuperar a economia portuguesa.

Acontece hoje

Greve nacional das cantinas e IPSS

Hoje as cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, áreas de serviço e bares concessionados vão estar fechadas. Trabalhadores defendem vão estar em greve e manifestar-se por salários justos e dignos, melhores condições de trabalho e o cumprimento dos direitos laborais.

França e Reino Unido dão passo atrás

Em território francês, as discotecas encerram a partir de hoje e a medida vai prolongar-se durante quatro semanas. Já no Reino Unido, as novas restrições entram em vigor: máscaras obrigatórias em espaços públicos e teletrabalho recomendado.

Vice-almirante na Madeira

Henrique Gouveia e Melo explica o processo nacional de vacinação contra a Covid-19 e o modelo português de resposta à pandemia em conferência na Madeira.

TVI condecorada

Luís Cunha Velho receberá, em nome da TVI, a condecoração Fénix de Honra para a TVI e parceiro Calzedonia devido ao projeto "Natal a Meias".

I Liga regressa

Paços de Ferreira e o Gil Vicente abrem a 14.ª jornada às 20:15, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

João Rendeiro: "A PJ tem tempo e uma grande paciência para tratar desta detenção"

Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária

E finalmente

Luís Costa, conhecido como DJ Magazino, fica na memória pelo artista que sempre arranjou soluções e nunca perdeu "a esperança de sobreviver" à leucemia. 

Morreu ontem, aos 44 anos, em casa, depois de dois anos de luta, em que nunca baixou os braços e em que, a cada dia, o corpo ficava "cada vez pior, mas a cabeça cada vez melhor”.

DJ Magazino morreu esta quinta-feira, aos 44 anos, vítima de leucemia

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais