5 coisas que importam hoje: Combustíveis, Vacinas, Patentes, Sampaio e Parlamento

Seg, 06 dez 2021

Vacinas, Ómicron e patentes. Com as festas à porta e os controlos a apertarem, falta o tempo para encontrar respostas. Mas espera-se que não se demore tanto como em Tavira, onde foram precisos 200 anos para descobrir um pedestal escondido na capela-mor da Igreja de Santa Maria do Castelo. Estas e outras cinco coisas que precisa saber hoje. Bom dia e boa semana!

Pinturas escondidas na parte integrante do retábulo principal da capela-mor da igreja Matriz de Santa Maria do Castelo de Tavira (LUÍS FORRA/LUSA)

1. Combustíveis

É a notícia que há muito se aguarda, a descida do preço dos combustíveis. Com um custo elevado no bolso dos portugueses, a partir de hoje os combustíveis vão ficar mais baratos. Cada litro de gasolina vai ficar oito cêntimos mais barato e passa a custar, em média, 1,69 euros. Já no gasóleo, a descida é menos acentuada. O preço cai cinco cêntimos por litro e fixa-se, em média, nos 1,53 euros. Preços ainda elevados e que vão ser discutidos no Congresso Mundial do Petróleo, no Texas, nos Estados Unidos. Isto porque o custo elevado dos combustíveis está a provocar uma crise energética em todo o mundo e os principais líderes mundiais tentam encontrar respostas não só para o preço do petróleo, mas também medidas para combater as alterações climáticas e a transição ambiental.

2. Vacinas

A Comissão Técnica de Vacinação vai dar parecer positivo à vacinação contra a covid-19 de crianças entre os cinco e os onze anos, tal como avançou a CNN Portugal. O assunto tem gerado grande discussão e divisão entre os membros da comissão técnica, mas a maioria quer dar luz verde, e a recomendação irá seguir para a Direção Geral da Saúde. Com o parecer positivo dos peritos, tudo aponta para que Portugal se junte aos países que vão vacinar crianças. Já a Madeira vai começar a vacinar crianças entre os cinco e os onze anos já na próxima semana. As vacinas chegam à região no dia 13 de dezembro e a vacinação dos mais novos irá começar no dia seguinte. A vacinação das crianças pode arrancar numa altura em que aumentam as dúvidas quanto às vacinas e ao seu comportamento face à nova variante. Em apenas sete pontos, e com a opinião de especialistas, tentamos explicar como o vírus atua nos vacinados

3. Patentes

Levantar ou não as patentes das vacinas contra a covid-19? A Organização Mundial do Comércio devia ter tomado uma posição esta sexta-feira, mas a reunião que devia ter decorrido entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro não chegou a realizar-se. Por causa da nova variante, a Ómicron, a organização decidiu adiar “indefinidamente” o encontro. Caso o levantamento das patentes de vacinas entre em vigor, qualquer empresa do mundo vai poder desenvolver vacinas contra a covid-19, sem que isso possa significar um processo legal por parte da empresa que detinha a patente original. Estados Unidos, China, Rússia, Índia ou África do Sul mostram-se a favor da medida, mas União Europeia, Reino Unido e Suíça são forças de bloqueio. Em entrevista à CNN, Guadalupe Simões, dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, considera que deveria existir um levantamento temporário das patentes das vacinas contra a covid-19, principalmente porque não imunizar as populações dos países mais pobres é um risco que pode resultar em várias novas variantes do SARS-CoV-2.

4. Sampaio

As Nações Unidas homenageiam hoje Jorge Sampaio, numa cerimónia em que Portugal procura dar continuidade à ideia lançada pelo ex-Presidente português de criar um mecanismo de resposta rápida para situações de emergência no ensino superior. A cerimónia é organizada pela Aliança das Civilizações, organização da qual Sampaio foi o primeiro alto representante, e pela missão portuguesa na ONU. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a relevância das funções que Jorge Sampaio exerceu na organização é “assumida por todos os países das Nações Unidas”. Intitulada “Solidariedade não é facultativa, é um dever” – uma frase que Jorge Sampaio escreveu no seu último artigo -, a cerimónia conta com intervenções do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do atual alto representante da Aliança das Civilizações e do ministro português.

5. Parlamento

O Presidente da República decretou oficialmente a dissolução da Assembleia da República e convocou as eleições legislativas para o, já anunciado, dia 30 de janeiro. Esta é a oitava dissolução da Assembleia da República desde o 25 de abril de 1974. Com a dissolução do Parlamento, caíram vários projetos de lei que estavam ainda em discussão, entre eles as propostas de PS, Bloco de Esquerda e PAN sobre o funcionamento e fiscalização das ordens profissionais e os estágios de acesso ao mercado de trabalho, várias iniciativas sobre a proteção da identidade de género nas escolas, nomeadamente através de ações de formação e da identificação de situações de risco. O PAN propunha também a elaboração de códigos de conduta sobre o tema e defendia que as crianças pudessem usar as casas de banho que quisessem. Esta manhã, no Novo Dia da CNN, ouvimos os líderes dos grupos parlamentares sobre este fecho de ciclo e abertura de um novo.

Acontece hoje

Putin visita Índia

Presidente russo vai reunir-se com o primeiro-ministro indiano e com outras autoridades da Defesa e Segurança na 21.ª cimeira bilateral anual entre os dois Estados. Segundo o Governo russo, esta visita servirá ainda para assinar cerca de 10 acordos bilaterais “de grande importância”.

Semana de decisões na Champions League

Sporting viaja hoje para Amesterdão já apurado para a próxima fase da Liga dos Campeões. Benfica e Porto jogam a passagem aos oitavos de final nesta última jornada.

Venda limitada de autotestes 

A corrida aos autotestes foi notória e houve quem chegasse a comprar quase uma centena de testes de uma só vez. Algumas superfícies comerciais optaram por racionar a venda entre 15 a 20 autotestes por pessoa, dependendo do supermercado.

Testes no Aeroporto

INEM vai manter-se no aeroporto de Lisboa, nos próximos voos de Moçambique para evitar "desorganização" e apoiar testagem dos passageiros

Rui Santos em Campo

Novo programa de desporto da CNN Portugal estreia esta segunda-feira, às 23:00 e conta com a análise detalhada de Rui Santos de tudo o que acontece em campo.

"Os portugueses percebem que devem vacinar-se"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, sobre a possibilidade de se implementar a vacinação obrigatória da covid-19 em Portugal

E finalmente

Sabia que a pandemia provocou aumento dos casos de ansiedade nos animais? Quem o diz são os especialistas, que afirmam que "não há solução milagrosa".

Vários estudos realizados no último ano indicam que a pandemia de covid-19 teve um impacto significativo no número de casos de ansiedade, que registaram um aumento entre os adultos, mas este problema também se verificou nos animais de companhia que sofreram (e continuam a sofrer) com a ansiedade, sobretudo a ansiedade por separação.

 

Vem aí a depressão Barra

Portugal continental vai ser afetado a partir de terça-feira por chuva por vezes persistente, agitação marítima forte e vento, efeitos colaterais da passagem da depressão Barra, que embora não tenha impactos diretos sobre o continente, a superfície frontal fria que a ela está associada irá aproximar-se a partir de terça-feira e atravessar todo o território até ao fim da manhã de quarta-feira.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais