5 coisas que importam hoje: Coligações, Viagens, Eleições, Taça da Liga e Pandemia

Ter, 25 jan 2022

João Ferreira regressa hoje à campanha da CDU depois de recuperar da covid-19, num dia que fica marcado pelo início da recolha dos votos de mais de 13 mil pessoas em lares e em confinamento. Estas e outras cinco notícias para ler esta terça-feira. Bom dia!

 

Pelo menos 18 pessoas morreram após confrontos entre dois grupos numa discoteca que foi consumida pelas chamas em Sorong, uma cidade na Papua Ocidental da Indonésia. (Foto: EPA/STRINGER)

1. Coligações

Faltam cinco dias para as eleições e com as sondagens a revelarem que as contas da vitória vão ser renhidas entre PS e PSD, o cenário pode tornar-se complexo. Isto, aliado à possibilidade de muitos partidos, alguns mais pequenos, conseguirem eleger deputados e de existir a porta aberta  para que o partido a formar governo não seja o mais votado, mas o que consiga acordos para uma maioria. Depois das eleições, e da contagem de votos, sem uma vitória clara, o novo Governo vai depender, assim, das negociações de bastidores.  

2. Viagens

Os ministros dos Assuntos Europeus debatem hoje novas regras para viagens na União Europeia, baseadas no estado de vacinação anticovid-19 de cada viajante, para evitar restrições como teste e quarentena perante o aumento de casos e vacinados. No Conselho de Assuntos Gerais, os ministros vão fazer um ponto da situação sobre a coordenação ao nível europeu relativamente às viagens no espaço comunitário, esperando-se novas recomendações sobre as fronteiras da UE.

3. Eleições

Os votos das pessoas em lares ou em confinamento por causa da covid-19 que pediram para votar antecipadamente nas legislativas começam hoje a ser recolhidos, num processo de dois dias por todo o país. No total, são 13.118 eleitores que vão poder votar sem sair à rua entre hoje e quarta-feira.

4. Taça da Liga

Benfica e Boavista defrontam-se hoje no jogo das meias-finais da Taça de Liga de futebol. Os ‘encarnados’ procuram alcançar a oitava final na prova, fase à qual não chegam desde 2015/16, enquanto os ‘axadrezados’ tentam atingir pela primeira vez o jogo decisivo. O jogo, com início às 19:45 e arbitragem de Fábio Veríssimo, será disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

5. Pandemia

Os especialistas alertam que o pico da atual vaga pandémica deverá afinal ser atingido nas primeiras duas semanas de fevereiro. Esta previsão indica que, apesar do recordista número de infeções diárias que temos registado, não estamos ainda na fase descendente da curva de contágios. Atualmente estão em isolamento mais um milhão de pessoas, entre infetados e contactos de risco.

Acontece hoje

Encontro

O presidente francês, Emmanuel Macron, desloca-se a Berlim para um encontro com o chanceler alemão, o social-democrata Olaf Scholz, para debater questões relacionadas com a presidência semestral francesa do Conselho da União Europeia.

 

Autarquia

A Câmara de Lisboa volta hoje a reunir-se para a votação da proposta de orçamento municipal para 2022, que prevê uma despesa total de 1,16 mil milhões de euros, estando já garantida a aprovação, com a abstenção do PS.

 

Cultura

O Festival de Cinema Infantil e Juvenil IndieJúnior Porto começa hoje, com cerca de 50 filmes para escolas e famílias, que vão abordar temas como "a hospitalidade, o civismo e a natureza".

 

Covid-19

É inaugurado um centro de vacinação no terminal rodoviário de Aveiro, junto à estação de comboios. O novo espaço dispõe de sete postos de vacinação e tem capacidade para receber entre 600 e 800 pessoas por dia.

 

Bolhão

A câmara do Porto abre hoje o concurso para atribuir espaços vagos no novo mercado. Há 28 espaços por preencher, nomeadamente 16 bancas e três restaurantes no interior e nove lojas no exterior.

“Eu não sou o Marco Paulo mas tenho dois amores: o PSD e a Aliança. (...) Eu pertenço lá [ao PSD].”

Pedro Santana Lopes em entrevista à CNN Portugal 

E finalmente

Com milhares de portugueses infetados e outros tantos em isolamento, as questões sobre o que fazer quando termina este período de confinamento adensam-se, principalmente quando, dado o elevado número de contactos, conseguir chegar à fala com o SNS24 continua a ser difícil.

 

Uma das principais questões é se é necessária uma declaração de alta para terminar o isolamento. A resposta a esta e outras perguntas está no guia que pode ler aqui.

 

Covid-19

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais