5 coisas que importam hoje: Catarina Martins, João Rendeiro, I Liga, Covid-19 e China

Qua, 29 dez 2021

Reduzir ou não o isolamento de dez dias? Nos EUA já são só cinco dias. Em Portugal, especialistas alertam para a possibilidade de, em janeiro, mais de 600 mil pessoas ficarem confinadas por causa da pandemia. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta manhã. Bom dia!

 

Harry Reid, ex-líder democrata do Senado americano, morreu aos 82 anos, depois de uma luta de quatro anos contra um cancro pancreático.

1. Catarina Martins

Catarina Martins não se arrepende de ter votado contra o Orçamento do Estado e assim ter contribuído para a queda do Parlamento. Em entrevista exclusiva para ver hoje na CNN Portugal, a líder do Bloco de Esquerda responsabiliza o Governo: o PS "decidiu não fazer nada com a esquerda, decidiu criar uma crise política porque achou que era uma boa altura para ter maioria absoluta".

2. João Rendeiro

Termina hoje o prazo para Portugal enviar para as autoridades da África do Sul a documentação relativa ao pedido de extradição de João Rendeiro. O prazo é, no entanto, prorrogável até 40 dias, desde que Portugal apresente razões atendíveis. A primeira sessão sobre o processo de extradição do antigo presidente do BPP, que foi detido a 11 de dezembro, ficou marcada na agenda do tribunal de Verulam para 10 de janeiro.

3. I Liga

O Sporting procura isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga de futebol, na receção ao Portimonense. No Estádio José Alvalade, em Lisboa, a partir das 21:00, a equipa de Rúben Amorim vai tentar somar a 11.ª vitória seguida na prova. Antes, às 17:00, o Famalicão, antepenúltimo classificado, recebe o Belenenses SAD, último, e às 19:00 é a vez do Vitória de Guimarães receber o Boavista.

4. Covid-19

600 mil portugueses vão ficar em confinamento e em isolamento no final da primeira semana de janeiro por causa da covid-19. Especialistas que costumam fazer as previsões de infeções para o Governo falaram com a CNN Portugal e revelaram que, dada a velocidade de contágio da variante Ómicron, a taxa de transmissibilidade (rT) nunca foi tão elevada como agora.

5. China

Novo ataque à imprensa livre na China. Esta quarta-feira, cerca de duzentos agentes da Polícia de Segurança Nacional de Hong Kong estiveram envolvidos numa aparatosa operação policial contra um dos últimos órgãos de comunicação social independentes daquele território, o site de informação Stand News. É o golpe na imprensa livre de Hong Kong mais impactante desde o encerramento forçado do jornal pró-democracia Apple Daily, em junho.

Acontece hoje

Governo

Reunião do Conselho de Ministros no Palácio da Ajuda. Briefing agendado para as 12:00.

São Petersburgo

Presidente russo, Vladimir Putin, recebe o seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Porto

Câmara Municipal anuncia alargamento do período de testagem gratuita até fim de janeiro. Concerto dos GNR de dia 30 adiado para data a anunciar.

Fundos Europeus

Ministério do Planeamento apresenta, em conferência de imprensa ‘online’, o ponto de situação da execução do Portugal 2020

Covid-19

OMS faz ponto de situação sobre a evolução da pandemia no mundo. Conferência virtual arranca às 14:00.

“Ninguém pode ter medo de eu aceitar o que quer que seja contra os princípio da liberdade e do Estado de Direito."

Rui Rio, presidente do PSD

E finalmente

Apesar de estarem a ser batidos recordes atrás de recordes, há sinais escondidos nos números dos novos casos da covid-19, que esta terça-feira atingiram os 17.172. Há vários dados a ter em conta além do número absoluto. Saiba quais são aqui.

Covid-19 redes

 

Fim de ano solarengo

O ano vai terminar com sol e temperaturas amenas em quase todo o país. O tempo de "primavera" começa já amanhã, com os termómetros a chegar aos 20 graus. Sim, está a ler bem, 20 graus.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais