5 coisas que importam hoje: Campanha, Tonga, Quarta Dose, Horta Osório e Mísseis

Seg, 17 jan 2022

A campanha eleitoral está na rua, com mais ou menos graçolas e sentido de humor. Quem também está de saída, mas do cargo de presidente do Credit Suisse Group, é o português António Horta Osório, depois de quebrar as regras anticovid. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta segunda-feira. Bom dia.

Novak Djokovic prepara-se para regressar esta segunda-feira a Belgrado, na Sérvia, via Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, depois de ter sido deportado no domingo da Austrália, falhando a participação no primeiro Grand Slam do ano.

1. Campanha

A campanha eleitoral já está na rua e nas bocas de todos está também a primeira polémica, depois de António Costa ter "dado o exemplo" do voto antecipado. Em Barcelos, a cidade vestiu-se de laranja para receber Rui Rio, em Coimbra houve stand up de André Ventura e em Lisboa Rui Tavares e Tino de Rans dividiram atenções na feira. Isto não está para brincadeiras.

2. Tonga

Parece difícil de acreditar, atendendo à distância, mas a confirmação chegou do Instituto Português do Mar e da Atmosfera: o tsunami desencadeado pela erupção de um vulcão em Tonga, no Oceano Pacífico, causou alterações no nível do mar nos Açores, na Madeira e na zona de Peniche. Isto explica-se com a onda de choque atmosférica resultante da explosão no vulcão.

3. Quarta Dose

Ainda agora vamos a meio caminho da terceira dose da vacina contra a covid-19, ou dose de reforço, e já se equaciona a toma de uma quarta. A notícia foi avançada pelo coordenador do plano nacional de vacinação, o coronel Carlos Penha Gonçalves, no Jornal das 8 da TVI, que aponta o próximo outono para a toma desta quarta dose se a doença não for controlada.

4. Horta Osório

O português António Horta Osório demitiu-se da presidência do Credit Suisse Group, ao fim de nove meses no cargo, depois de quebrar as regras de prevenção contra a covid-19 na Suíça e no Reino Unido. A saída do português acontece após uma investigação do próprio Credit Suisse Group, com sede em Zurique, que confirmou que Horta Osório falhou o cumprimento da quarentena obrigatória.

5. Mísseis

Não há dois sem quatro e a Coreia do Norte disparou hoje para o mar o que se suspeita serem mais dois mísseis balísticos, naquele que é o quarto lançamento de armas em janeiro, de acordo com o exército da Coreia do Sul.

Acontece hoje

Último debate

Realiza-se esta noite o último debate com os líderes dos partidos com assento parlamentar, às 21:00 na RTP 1 e RTP 3. O debate televisivo vai juntar António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, João Oliveira em substituição de Jerónimo de Sousa, que está a recuperar de cirurgia, Francisco Rodrigues dos Santos, André Ventura, João Cotrim de Figueiredo, Inês de Sousa Real e Rui Tavares.

 

Pego

O prazo do concurso público promovido pelo Governo para a atribuição do ponto de ligação à rede elétrica da Central Termoelétrica do Pego, em Abrantes, termina hoje, após quase quatro meses aberto para receção de candidaturas. É o maior centro produtor nacional de energia, com uma potência instalada de 628 megawatts (MW) na central a carvão, e de 800 MW na central a gás, que prosseguirá em atividade, com contrato válido até 2035.

 

Julgamento

O Tribunal de Coimbra começa hoje a julgar a construtora Soares da Costa e os promotores de um hotel na Tocha que nunca chegou a ser concluído por alegada fraude de 1,2 milhões de euros. Em causa, está um projeto de construção de um hotel de cinco estrelas com spa na Praia da Tocha, candidatado ao Programa de sistema de Incentivos à Inovação, da Turismo de Portugal.

 

David Sassoli 

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, que morreu na passada terça-feira aos 65 anos, é recordado numa cerimónia evocativa na sede da assembleia europeia em Estrasburgo, França, que marca a abertura da primeira sessão plenária do ano da instituição comunitária. Discursos de líderes europeus, um vídeo e um momento de música irão marcar a cerimónia de homenagem, que será presidida pela presidente em exercício da instituição e possível sucessora de Sassoli, a maltesa Roberta Metsola.

 

Miguel Torga

A casa-museu de Miguel Torga em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, é inaugurada hoje, dia em que se assinalam os 27 anos da morte do escritor. Doada à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) por Clara Crabbé Rocha, filha de Miguel Torga, a casa foi adaptada a um espaço museológico, onde se preservam as memórias das vivências quotidianas do escritor na sua terra natal.

“Há uma tendência para as campanhas ficarem tensas e eu procuro dar uma brincadeira, vocês não têm sentido de humor? Eu sei que ele [António Costa] pode votar em Mirandela, Porto ou Lisboa e conta sempre para o sítio onde está recenseado."

Rui Rio, presidente do PSD e candidato a primeiro-ministro

E finalmente

Uma "sensação acrescida de frio", com temperaturas entre os -4 e 14 graus pelo menos até sábado. Tempo seco vai manter-se em Portugal continental, justificado com a existência de um bloqueio anticiclónico que impede a progressão normal nesta altura do ano das ondulações frontais associadas a depressões que vêm do Atlântico.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais