5 coisas que importam hoje: Campanha, Autópsia, Varandas, Quarta e Tonga

Ter, 18 jan 2022

A campanha eleitoral está na rua em pleno pico da pandemia, quando se registam milhares de casos de covid-19. Há partidos que tomam precauções, outros nem por isso, e há até quem já conclua que nem uma quarta dose da vacina pode ser suficiente para travar a doença. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta terça-feira. Bom dia.

 

O palácio italiano com o único mural conhecido de Caravaggio vai a leilão esta terça-feira, por ordem judicial, com um preço base de 353 milhões de euros. Especialistas dizem que o valor do imóvel é "incalculável" e pedem a intervenção do Estado.

1. Campanha

Camiões especiais, máscaras duplas, autotestes a militantes e comícios sem festa. A campanha eleitoral que está na rua começou no pico da pandemia. O PSD arranjou autocarro para fazer conversas ao ar livre, o PS faz testes a quem não tem terceira dose à entrada dos comícios, o Livre e o Volt aproveitam as máscaras para fazer campanha. Já no Chega ou no CDS há muitos abraços, beijinhos e convívios à mesa. Segundo a DGS nenhum partido tinha de pedir parecer sobre as ações de campanha, mesmo com 40 mil casos por dia no país.

2. Autópsia

O menino de seis anos que morreu no domingo, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e que tinha testado positivo à covid-19, tinha sido vacinado com a primeira dose uma semana antes, apurou a CNN Portugal. A criança não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória, mas não se sabe ainda se há qualquer ou nenhuma relação entre a morte e a toma da vacina pediátrica. O hospital pediu já a realização urgente de uma autópsia, que deve ocorrer nos próximos dias, depois de ultrapassados todos os trâmites legais. O Infarmed confirmou que recebeu uma notificação de suspeita de reação adversa.

3. Varandas

Em entrevista à CNN Portugal, Frederico Varandas anunciou a recandidatura ao Sporting, falou sobre Rúben Amorim, admitiu interesse em Marcus Edwards, arrasou Luís Filipe Vieira e, sobretudo, Pinto da Costa. Revelou ainda o futuro de Rogério Alves no clube e explicou a polémica que envolveu Nuno Santos. 

4. Quarta

Uma quarta dose da vacina contra a covid-19 aumenta os anticorpos para níveis ainda mais elevados do que a terceira dose, mas provavelmente também não é suficiente para prevenir as infecções pela variante Ómicron, de acordo com um estudo preliminar realizado em Israel. O estudo foi realizado no Sheba Medical Center com 150 funcionários saudáveis que receberam a quarta dose da vacina da Pfizer a 27 de dezembro, quatro meses depois da primeira dose de reforço.

5. Tonga

As autoridades de Tonga registaram a primeira vítima mortal após a erupção do vulcão submarino. O registo acontece num momento em que se observam muitas dificuldades para avaliar o impacto do tsunami na remota nação insular do Pacífico Sul e numa altura em que se temem "mais" vítimas. Um tsunami que provocou alterações em Portugal no nível do mar nos Açores, na Madeira e na zona de Peniche.

Acontece hoje

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu elege o novo presidente até 2024, que irá suceder a David Sassoli na segunda metade da legislatura, sendo a maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu, a grande favorita à sucessão. Este procedimento já estava previsto e não está relacionado com a morte do socialista italiano.

 

Vigília

Os três municípios da área de influência do Centro Hospitalar de Setúbal - Palmela, Sesimbra e Setúbal - promovem uma vigília à porta da unidade de saúde, exigindo o reforço de meios perante as dificuldades atuais na resposta à população. O protesto, agendado para as 18:00, conta também com a participação das comissões de utentes do hospital e representantes sindicais.

 

Andebol

A seleção portuguesa de andebol defronta os Países Baixos no fecho do Grupo B do Euro2022, em Budapeste, num jogo em que está obrigada a vencer por dois golos, mas não só. Para passar à fase principal, Portugal vai torcer pela vitória da Islândia frente à anfitriã Hungria, pelas 17:00 de Lisboa, e depois, a partir das 19:30, terá de vencer os Países Baixos, pelo menos por dois.

 

Rivoli

O Teatro Rivoli dá hoje início às comemorações do seu 90.º aniversário e oferece seis dias de programação especial, com dança, cinema, música e circo contemporâneo em vários espaços culturais da cidade do Porto. A programação arranca hoje, pelas 19:30, com a instalação “Poromechanics”, de Catarina Miranda, nos Maus Hábitos, na Rua Passos Manuel.

 

ExoMars

O diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Josef Aschbacher, apresenta hoje as iniciativas e os projetos em que a agência está envolvida em 2022, como o lançamento da missão de exploração de Marte ExoMars, prevista para setembro. Outros projetos da ESA incluem o lançamento da missão Artemis I para a superfície da Lua.

"Tenho um processo-crime por essas afirmações, mas não tiro uma vírgula ao que disse. Acredito na liberdade de expressão e acredito que não serei condenado. Já viu a gravidade das escutas em 2004, quando temos um presidente a corromper árbitros com prostitutas? Se o país considera que isso é normal, é uma razão para estar tão atrasado. No futebol parece que tudo é permitido."

Frederico Varandas, presidente do Sporting, em entrevista à CNN Portugal

E finalmente

Em exclusivo à CNN Portugal, Ben Affleck diz, a propósito do seu novo trabalho, que “nem todos os filmes são experiências maravilhosas com boas pessoas”. “The Tender Bar” convida-nos a visitar a América suburbana dos anos 80 para conhecer um jovem escritor que nunca teria chegado onde chegou se não fosse a influência de um tio que gostava tanto de literatura que até tinha um bar forrado de livros. É na pele desse tio que Ben Affleck está de volta à liga das nomeações para os prémios do ano como melhor ator secundário.

 

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais