5 coisas que importam hoje: Ameaças, Justiça, Debate, Cruzeiro e Cultura

Ter, 04 jan 2022

E ao quarto dia de 2022, a chuva voltou. O que também pode estar de volta este ano são os festivais de música e os grandes concertos, em tempos em que ninguém esteve a salvo da pandemia, nem mesmo os especialistas. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler hoje. Bom dia!

 

Na Alemanha, a vacinação decorre em bares. A Clubcommission Berlin lançou uma campanha de vacinação que decorre em vários bares e restaurantes da capital alemã. (Fotografia: Markus Schreiber/AP)

1. Ameaças

Ameaças de morte, de agressão e insultos. Especialistas portugueses contam à CNN Portugal como receberam mensagens agressivas depois de defenderem a vacinação (em especial nas crianças), de proporem confinamentos ou explicarem os perigos do SarsCov-2. Este fenómeno contra cientistas está a acontecer em todo o mundo e um estudo realizado pela revista Nature revela que dois terços dos investigadores já enfrentaram “experiências negativas”.

2. Justiça

Os tribunais reabrem hoje, depois de um período de férias judiciais, com um novo ‘Ticão’ (Tribunal de Instrução Criminal). É para lá que vão regressar Carlos Alexandre e Ivo Rosa, dois magistrados discretos, duros e com muita experiência. Um deles arrestou os bens de Isabel dos Santos e outro decretou a prisão domiciliária da mulher de João Rendeiro. No tribunal, que regressa ao Campus da Justiça e que passa de dois para oito juízes, vão estar agora cinco homens e três mulheres. Deviam ser nove, mas falta preencher um dos lugares.

3. Debate

Rio vs Ventura. Um debate de 25 minutos em que nem o candidato do PSD nem o candidato do Chega disseram, às claras, como poderá erguer-se um governo de direita. Ambos querem tirar António Costa do poder, mas só juntaram mais condições a um eventual acordo, apesar de Rui Rio garantir que não quer casar com o Chega e André Ventura dizer que não quer segurar a vela a um governo PSD.

4. Cruzeiro

O cruzeiro Aida Nova, que ficou retido nas águas do Tejo com um surto de covid-19 a bordo, já deixou Lisboa. Os quase 4 mil passageiros não infetados regressaram aos seus países de origem. Já os casos positivos cumprem isolamento num hotel em Lisboa. O navio está agora a caminho do porto de Barcelona, onde deverá chegar esta sexta-feira.

5. Cultura

2022 arranca com várias perguntas, mas uma delas já vem do ano passado: será desta que voltamos aos festivais? Depois de dois anos de sucessivos cancelamentos e adiamentos, parece que, finalmente, em 2022 os grandes concertos e festivais de música estão de volta a Portugal, com mais de 60 eventos agendados para o próximo ano. Para que não perca nenhum, deixamos-lhe uma agenda para que se consiga organizar.

Acontece hoje

África do Sul

O suspeito de ter incendiado o parlamento será presente a tribunal, enfrentando acusações de arrombamento, roubo e fogo posto num local de importância nacional.

 

Justiça

Estão marcadas para o Tribunal de Castelo Branco as alegações finais no julgamento do presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites (PS), acusado de recebimento indevido de vantagem na sequência de uma viagem à Turquia.

 

Política

Continuam os debates para as legislativas, hoje com o frente a frente entre António Costa e Jerónimo de Sousa na TVI/CNN Portugal, às 21:00. Antes, às 18:00, há debate entre o Bloco de Esquerda e o Livre e, mais tarde, às 22:00, é a vez do CDS com o PAN.

 

Realeza

O príncipe André fica hoje a saber se a divulgação do acordo entre Virginia Giuffre- que acusa o duque de York de a agredir sexualmente - e Jeffrey Epstein é suficiente para que o juiz indefira a ação contra o próprio príncipe.

 

Balanço

Portugal já administrou mais de 3 milhões de doses de reforço contra a covid-19 e mais de 2,4 milhões de doses da vacina contra a gripe.

“Pode vir a ser necessário confinar e isolar.”

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde

E finalmente

Rui Pinto não gostou de ser associado ao ataque informático que deixou o grupo Impresa (que detém o jornal Expresso e a SIC) sem acesso aos sites. Numa publicação no Twitter, diz mesmo que "só uma mente muito retorcida" consegue traçar uma ligação entre os crimes de que é acusado e os "ataques devastadores de Ransomware que foram responsáveis por danificar sistemas hospitalares, mas também oleodutos e outros sectores estratégicos". Esta terça-feira, as principais páginas do grupo Impresa continuam sem estar acessíveis.

Rui Pinto

 

Mau tempo está de volta

Os distritos do Porto, de Viana do Castelo, de Aveiro e de Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva e do vento forte. Por isso, já sabe, não saia de casa sem o guarda-chuva.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas