Estas são as cidades mais caras e mais baratas do mundo em 2022

PP
2 dez 2022, 11:11
Estátua da Liberdade (Reuters - arquivo)

Há novidades no topo da lista

A subida da inflação e o aumento do custo de vida é um facto. E não tem fronteiras. Após a pandemia, veio a guerra e os preços voltaram a subir - os preços das casas, da alimentação, dos combustíveis. Todos os anos, a Economist Intelligence Unit (EIU), com sede em Londres, divulga o Índice de Custo de Vida Mundial e, em 2022, os dados agora revelados assumem uma subida de 8,1%, escreve a CNN Brasil

Num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, citado pela CNN Brasil, Upasana Dutt, responsável pelos trabalhos na área do Custo de Vida da EIU, assume: "A guerra na Ucrânia, as sanções do ocidente à Rússia e as política 'zero' contra a covid-19 na China criaram um problema nas cadeias de distribuição de bens e alimentos que, combinados com o aumento das taxas de juro e as alterações nas taxas de câmbio, levaram a uma crise de custo de vida em todo o mundo". 

E para que não restem dúvidas, Upasana Dutt acrescenta: "Podemos ver claramente o impacto no índice deste ano, com um aumento dos preços médios nas 172 cidades da nossa pesquisa, o maior dos últimos 20 anos, para os quais temos dados. O aumento dos combustíveis foi particularmente elevado (tal como no ano passado), mas a alimentação, os serviços e os bens em geral estão todos a ficar mais caros para quem vive nas cidades".

E quais são as 10 cidades mais caras?

1. (ex aequo)  Singapura (Singapura) e Nova Iorque (EUA)

3. Telavive (Israel)

4. Hong Kong (Hong Kong)

5. Los Angeles (EUA)

6. Zurique (Suíça)

7. Genebra (Suíça)

8. São Francisco (EUA)

9. Paris (França)

10. Copenhaga (Dinamarca)

A cidade de Nova Iorque fica habitualmente no top 10 mas é a primeira vez que chega ao primeiro lugar. Por exemplo, em 2021 ficou em sexto lugar. Já Telavive, que tinha ficado em primeiro no ano passado, desceu para a terceira posição.

Para ordenar as cidades, a Economist Intelligence Unit compara mais de 400 preços individuais em mais de 200 produtos e serviços em 172 cidades. Avalia uma enorme diversidade de empresas, com elevados e baixos custos, e consegue obter uma noção da flutuação dos preços no ano em causa.

E quais são as cidades mais baratas?

1. (ex aequo) Colombo (Sri Lanka), Bangalore (Índia) e Argel (Argélia)

2. Chennai (Índia)

3. Amedabade (Índia)

4. Almati (Cazaquistão)

5. Carachi (Paquistão)

6. Tasquente (Uzbequistão)

7. Tunes (Tunísia)

8. Teerão (Irão)

9. Trípoli (Líbia)

10. Damasco (Síria)

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados