EUA alertam para formação de ciclone tropical a oeste dos Açores. IPMA garante que "está atento"

31 ago 2022, 19:44
Formação de ciclone nos Açores

É expectável que se forme um ciclone tropical ou depressão subtropical durante os próximos dias, mas ainda não se sabe de que forma pode afetar Portugal

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) anunciou esta quarta-feira que há a possibilidade da formação de um ciclone tropical a oeste dos Açores.

Segundo o NHC, a entidade oficial para a monitorização e previsão de depressões tropicais, tempestades tropicais e furacões, o sistema pode mover-se para leste em direção ao continente europeu. 

"É expectável que se forme um clima tropical ou depressão subtropical durante os próximos dias enquanto o sistema deriva geralmente para leste", pode ler-se na nota do NHC.

À CNN Portugal, a meteorologista da Delegação Regional dos Açores, Patricia Navarro, indica que "o IPMA está atento a esta depressão", que se encontra neste momento a 1.370 quilómetros a Oeste Sudoeste do Arquipélago dos Açores.

Gráfico: Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos

"Segundo o NHC, há 60% de hipótese de o ciclone tropical se formar em 48 horas e 70% de hipótese em 72 horas", indicou, referindo ainda que "o modelo europeu neste momento aponta a passagem a Norte desta depressão para o início da próxima semana, não sendo ainda previsível a sua trajetória", uma vez que esta ainda não se formou (nem tem nome).

Apesar de admitir ser cedo para indicar o que vai acontecer, a meteorologista assegura que "o IPMA está a acompanhar a situação". 

 

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados