Dez distritos do Norte e Centro sob aviso amarelo por causa da chuva

Agência Lusa , AM
31 out 2022, 07:28
Sol e chuva (Getty Images)

Depressão Cláudio não deverá afetar Portugal diretamente, mas uma depressão frontal fria a ela associada irá influenciar o estado do tempo

Dez distritos do Norte e do Centro de Portugal Continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) até às 12:00 desta segunda-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, enquanto em Vila Real, Bragança, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco o aviso estará em vigor até às 09:00.

De acordo com as previsões do IPMA, a depressão Cláudio não deverá afetar Portugal diretamente, mas uma depressão frontal fria a ela associada irá influenciar o estado do tempo no dia desta segunda-feira, prevendo-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões do Norte e Centro até ao final da manhã.

Está igualmente previsto um aumento temporário da intensidade do vento no litoral Norte e Centro e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h e até 80 km/h, respetivamente.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 6º (Bragança e Guarda) e os 17º (Faro), e as máximas entre os 13º (Guarda) e os 22º (Faro e Sagres).

Três barras fechadas por causa do mau tempo

 As barras de Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

As previsões para o estado do mar, esta segunda-feira, na costa ocidental a norte do Cabo Raso, apontam para ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros, passando temporariamente a ondas de oeste-sudoeste durante a manhã, e aumentando gradualmente para 2 a 2,5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para a costa ocidental a sul do Cabo Raso o IPMA prevê ondas de oeste-noroeste com 1,5 a 2 metros, enquanto na costa sul estão previstas ondas do quadrante sul inferiores a um metro.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados