Frio e vento intenso, assim serão os próximos dias. Só os Açores e a Madeira não recebem o ar polar

CNN Portugal , BCE
30 mar 2022, 18:01
Frio em Portugal

Depois de um início de primavera marcado por períodos de chuva um pouco por todo o território continental, o mês de abril começa com temperaturas negativas, vento e frio, uma tendência que deverá manter-se até sábado, dia 2. Mas, de acordo com as previsões do IPMA, a chuva volta já na próxima semana.

Frio e vento intenso. Assim serão os próximos dias, que, segundo as previsões do IPMA, apontam para uma descida das temperaturas "de um modo geral" entre 2ºC a 4ºC graus até sábado. Na quinta-feira, dia 1 de abril, as mínimas poderão ser entre 6 e 7ºC. Mas sábado será o dia mais frio, especialmente no interior, com as mínimas a chegarem aos -2ºC.

É certo que estas temperaturas estão "abaixo do normal para a época", diz o meteorologista Bruno Café. "Mas não é um fenómeno extraordinário, não são temperaturas para emissão de aviso" por parte da Proteção Civil, acrescenta.

Esta quarta e quinta-feira serão os dias com "vento mais intenso, em particular nas terras altas e litoral oeste". É este vento intenso que faz com que pareça que está mais frio do que na realidade, um fenómeno que o meteorologista do IPMA denomina "desconforto térmico". "É o que explica o facto de sentirmos mais frio se estiver mais vento".

Em declarações à CNN Portugal, Bruno Café, explica que a descida das temperaturas e o vento intenso devem-se a "uma depressão que está centrada a leste de Portugal continental, e que, conjuntamente com um anticiclone que terá origem mais a norte, traz esta massa de ar mais frio", que deverá manter-se até sábado.

A partir de segunda-feira, as previsões apontam para o regresso da chuva e uma subida ligeira das temperaturas. "Vamos começar a ter influência de uma depressão situada a sudoeste de Portugal continental que tem uma massa de ar mais quente, e que pode influenciar o estado do tempo a partir de segunda-feira. As temperaturas podem vir a subir, em particular mais a sul", refere Bruno Café.

"Tudo indica que no início da próxima semana voltará a ocorrer precipitação. Amanhã [quinta-feira] ainda há previsão de aguaceiros, e depois só deverá voltar a chover para a semana", diz ainda. 

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores não serão atingidos pela massa de ar polar. No Funchal, as temperaturas vão prosseguir o padrão dos últimos dias, entre os 14ºC e os 21ºC. Já em Ponta Delgada, as mínimas e máximas vão variar entre 11ºC e 19ºC.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados